Famalicão: Segunda melhor época de sempre em sete anos de crescimento

Sete anos após a criação da SAD, o FC Famalicão tem bem cimentado o projeto desportivo que não passa apenas pela equipa principal. A aposta também se manifesta na formação e nas infraestruturas.

Da equipa principal, há a destacar que na época que recentemente terminou conseguiu a segunda melhor classificação de sempre (7.º lugar) e a segunda melhor pontuação (47 pontos). Bateu, ainda, outros recordes. Desde jogos consecutivos a marcar (13), sem sofrer golos (5), ou o melhor início da Liga (3 vitórias). E outras “medalhas” surgem como o recorde de jogadores em seleções (9 e todos ao mesmo tempo) e 6 jogadores que, nos próximos dias, estarão no Europeu sub-21.

Apesar do balanço ser muito positivo, a época não deixou de manifestar dificuldades. À semelhança de outros anos, também houve troca de treinador (Armando Evangelista) e quem chegou, Hugo Oliveira, demorou a implementar a sua ideia de jogo.

Enquanto «marca» que Miguel Ribeiro sempre quis projetar, nacional e internacionalmente, o FC Famalicão é, garantidamente, uma equipa de primeira, tendo lá chegado em 2019/2020 e não mais saiu. Uma marca que cresce com foco «no jogo e no jogador», como sempre mencionou o líder da SAD.

Se desportivamente, alguns elementos acima mencionados atestam a estabilidade e o crescimento; «o jogador» tem também sido bem valorizado, registando-se vendas que renderam milhões de euros desde 2028/2019, ano da criação da SAD, com a “Quantum Pacific”. Da lista, referências, por exemplo, para Ugarte (25 milhões) vendido ao Sporting, hoje no Manchester United; Pedro Gonçalves, também Sporting, por 14 M€; Luiz Junior, no verão passado, para o Villarreal, por 12, e as vendas de Otávio e Iván Jaime, ambos para FC Porto, por 12 e dez milhões, respetivamente.

Os cofres da SAD podem ficar mais recheados pela eventual venda do muito cobiçado Gustavo Sá, um dos sub-21 que vai servir a Seleção. Qualquer proposta que apareça só será analisada depois da participação no Europeu

A este projeto desportivo está associada a contratação de jovens valores e uma clara aposta na formação, com destaque para os sub-19, com o inédito título nacional em 22/23, e com os sub-23 sempre na luta pelo título nacional. Esta época, foram segundos no campeonato e semi-finalistas da Taça.

Também há as infraestruturas. Com o horizonte de ter daqui a três anos um novo estádio – projeto está a concurso internacional, lançado pela Câmara Municipal – tem havido um investimento na Academia, hoje denominada Centro de Treinos, com todas as comodidades necessárias para o desenvolvimento do talento.

Porém, neste universo SAD, o clube aposta, também, na formação e no futebol feminino. As seniores lutam pelo play-off da manutenção na Liga BPI e a equipa sub-19 garantiu a subida à 1.ª divisão nacional.

Acresce que o recém-criado projeto do futsal já é campeão nacional da 2.ª divisão e na próxima época vai jogar na Liga Placard.

Tudo somado, se equipa sénior feminina se mantiver na Liga BPI, só o Sporting, Benfica, Braga e Famalicão têm todas as equipas na 1.ª divisão.

A tudo isto também não tem faltado o apoio. Tal como nas últimas épocas, o clube aparece em lugar de destaque no ranking relativo às assistências na Liga Portugal Betclic, sendo o quarto com melhor registo em termos de taxa de ocupação (72,4%).

Nos 17 jogos realizados em casa estiveram 64285 espetadores, o que dá uma média de 3781 por jogo. Um registo que permitiu subir uma posição neste ranking específico por comparação com o do final da época passada.

1 Comment

  1. … com um campo da bola ou gamela de fazer também inveja a quem quer assistir a um jogo de futebol.
    Os adeptos agradecem essas condições magníficas e confortáveis.

    Querem ser um exemplo em quê?

Deixe um comentário

Famalicão: Agride ex-mulher e fica com pulseira eletrónica

A GNR de Joane deteve um homem de 52 anos por violência doméstica. Na sequência de uma denúncia, os militares deslocaram-se ao local e detiveram em flagrante o suspeito que proferiu ameaças à vítima com recurso a uma arma branca. A ex-companheira de 40 anos foi alvo de violência física e psicológica.

O crime aconteceu a 4 de outubro e dois meses depois, dia 5 de dezembro, o homem foi presente no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão tendo-lhe sido aplicada a proibição de contacto com a vítima por qualquer forma e proibição de aproximação num raio de 500 metros, através do controlo por pulseira eletrónica.

Famalicão: Dia Internacional do Voluntariado assinalado com medalhas e novos voluntários

A Associação do Voluntariado Hospitalar assinalou, no dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado com uma eucaristia, na capela do hospital, celebrada pelo padre Vítor.

No final, teve lugar uma palestra subordinada ao tema ” Voluntariado – sinal de esperança”, proferida por Guilherme Abreu. Neste dia, e como é habitual, em reconhecimento pela entrega e altruísmo, a associação distinguiu os associados que fazem voluntariado há 20 e 10 anos com uma medalha comemorativa. Fizeram o seu compromisso seis novos voluntários que completaram o estágio. O dia terminou com um almoço de convívio.

Neste encontro, durante o qual foi manifestado o valor dos voluntários como agentes de proximidade e humanização junto dos mais fragilizados, marcaram presença o novo Conselho de Administração, presidido por Luís Vales; a vereadora do Voluntariado, Susana Pereira; Manuel Ribeiro e Diamantino Rodrigues, da Associação de Dadores de Sangue; e Laura Araújo, presidente da Novo Rumo Associação de Professores.

 

Famalicão: Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho

Este ano, o Prémio Januário Godinho, criado pelo município de Famalicão, distinguiu a reabilitação da Quinta das Águas, um projeto a cargo do Atelier – Spaceworkers S.A.

O júri destacou que «a obra da Quinta das Águas é a que mais corresponde ao pretendido pelos critérios de avaliação, dado o seu rigor construtivo, qualidade dos materiais e coerência da linguagem arquitetónica, sem se sobrepor ao edifício existente».

Trata-se da requalificação de uma propriedade do século XIX, que corresponde à recuperação integral da Casa Térrea e Torre, da garagem de serventia e da construção de um novo pavilhão de verão, com o objetivo de valorizar o património existente, melhorar o conforto e reforçar a relação entre arquitetura, luz e paisagem.

Desta forma, o espaço passa a contar com amplas áreas sociais no piso térreo, várias suites distribuídas pela casa principal e torre, sala de estar, sala de jantar, cozinha, arrumos, lavandaria, garagem, além de espaços de lazer como sala de cinema, balneários de apoio à piscina, áreas técnicas e um pavilhão transparente voltado para os espelhos de água.

O prémio, que visa reconhecer a qualidade das intervenções de reabilitação do património edificado no concelho, será entregue no dia 15 de dezembro, segunda-feira, pelas 18h00, nos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

O Prémio Januário Godinho é atribuído por um júri presidido pela Direção do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística e constituído por um representante ou elemento designado da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (DCT); da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos Portugueses (OA); da Ordem dos Engenheiros, Região Norte (OE); da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN); da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP) e da Universidade Lusíada — Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão — Faculdade de Arquitetura e Artes.

Recorde-se que o Prémio Januário Godinho foi criado pelo município em 2017 e tem como objetivo promover a salvaguarda e valorização do património construído e dar visibilidade às boas práticas de reabilitação urbana. A distinção deste ano reforça o compromisso do município com intervenções que preservem a identidade arquitetónica famalicense, em linha com o legado de Januário Godinho, arquiteto marcante na história de Vila Nova de Famalicão e autor do projeto dos Paços do Concelho.

Famalicão: Gustavo Sá é o segundo melhor médio de novembro da I Liga

O jogador do FC Famalicão foi considerado o segundo melhor médio do mês de novembro, atrás de Hjulmand, do Sporting, segundo votação dos treinadores, que venceu o prémio ‘Hey Doc’ da Liga Portugal Betclic, com 19.05 por cento.

Gustavo Sá recebeu 14,29 por cento, à frente de Zalazar, do SC Braga, com 12,7 por cento.

Famalicão: Venda de bilhetes para a receção ao Estoril

Três semanas depois, o Futebol Clube de Famalicão volta a medir forças com o Grupo Desportivo Estoril Praia, desta feita para a décima quarta jornada da I Liga.

Depois de ter eliminado o seu adversário da Taça de Portugal, partida que se disputou no Estádio António Coimbra da Mota, as duas equipas encontram-se na tarde de domingo, a partir das 15h30, no Estádio Municipal. Os bilhetes estão à venda, sob as seguintes condições: sócios – 5 euros, com a quota 11 regularizada, para a Bancada Placard.pt; público: 10 euros
A venda de bilhetes decorre na Loja Oficial ou em smartfan.pt; é obrigatória a apresentação do cartão de sócio para aceder ao Estádio Municipal. Apenas os lugares anuais são transmissíveis
No dia de jogo, a bilheteira do Estádio Municipal estará aberta a partir das 13h30

Famalicão: Bombeiros combateram as chamas numa lavandaria, esta madrugada

Na madrugada desta terça-feira, um incêndio deflagrou na lavandaria na freguesia de Calendário, em Vila Nova de Famalicão. O alerta para a rua Gomes Leal surgiu por volta das 02h17 e no local estiveram os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses, que em conjunto combateram as chamas.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais. A causa do incêndio ainda está por apurar.