GNR detém homem a furtar dinheiro no santuário do Bom Jesus

O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial do Sameiro, deteve, na última sexta-feira, um homem de 34 anos, pelo crime de furto, na Basílica do Bom Jesus do Monte, em Braga.
Na sequência de uma denúncia, em que se encontrava um homem a furtar as moedas de uma máquina de animação que conta a história do santuário, os militares deslocaram-se de imediato ao local, onde verificaram que o suspeito tinha na sua posse moedas no valor de 33 euros e um canivete que foi utilizado para efetuar o arrombamento da caixa que continha o dinheiro.
O suspeito foi detido e constituído arguido, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Braga.

Tarifas de Trump terão mais impacto nas empresas do Norte

Segundo um estudo da Universidade do Porto, para a Associação Comercial do Porto, o Norte será a região de Portugal mais afetada pela guerra comercial desencadeada pela administração Trump. Desde logo, com uma possibilidade de quebra de 3.300 empregos, impacto negativo na produção de 300 milhões de euros e de 45% ao nível do valor acrescentado bruto.

Por isso, a Associação Comercial do Porto pede a atenção do Governo português para este problema, nomeadamente para os impactos regionais assimétricos, especialmente para o Norte. Sugere apoios públicos seletivos aos setores mais expostos às tarifas, como eliminação da derrama.

Por outro lado, aponta que as empresas devem procurar diversificar os seus mercados. Incentiva ainda à inovação, diferenciação, modernização tecnológica e digitalização para aumentar a competitividade.

O documento, divulgado pela Lusa, explica que a região Norte será mais afetada pela concentração de uma parte relevante de atividades que sofrerão com as tarifas, excetuando os produtos petrolíferos e derivados.

Segundo Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, o estudo confirma «o que muitas empresas já começaram a sentir no terreno, designadamente que a crescente instabilidade do comércio internacional tem efeitos assimétricos e penaliza de forma particular regiões com forte base industrial e exportadora».

A investigação Alterações Geopolíticas e Guerra Comercial – Cenários, Impactos e Recomendações na Política será apresentada na tarde de segunda-feira, às 15 horas, no Palácio da Bolsa, no Porto.

Famalicão: Liberdade com bons resultados e recordes pessoais

Este domingo, nas Provas de Preparação em Pista Coberta, na pista de atletismo do Fórum de Braga, 14 atletas do Liberdade estiveram em grande destaque, alcançando excelentes resultados, com quatro atletas a bater os seus recordes pessoais e cinco atletas a competir pela primeira vez nestas distâncias em pista curta.

No período da manhã, participaram na distância dos 500 metros os atletas do escalão de benjamins A: Íris Ribeiro (8ª), Biatriz Almeida (9ª), Enzo Seara (10º) e Tiago João Silva (12º); benjamins B: Beatriz Monteiro (3ª, com RP), Gabriela Costa (8ª, com RP), Inês Oliveira (13ª), Paulo Bourbon (9º) e Martim Seara (13º). Em infantis, nos 150 metros, Salvador Paupério venceu a sua série e foi quinto da geral.

No final da tarde, entrou em ação os atletas iniciados, nos 1500 metros: Carolina Faria (4ª), Iara Sathler (12ª, com RP), Leonor Monteiro (14ª) e Gabriel Abreu (4º, com RP).

Famalicão: Atletas da EARO com recordes pessoais nas Provas Extras do Campeonato

Nas Provas Extras do Campeonato Nacional de Provas Combinadas, realizadas este fim de semana, no Fórum Braga, em pista curta, a Escola de Atletismo Rosa Oliveira apresentou-se com atletas de vários escalões etários que, ao longo da competição, alcançaram novos recordes pessoais.

No primeiro dia de provas, nos 800 metros, nos escalões sub-16 a sub-18, femininos e masculinos, bem como nos 1500 metros, nos escalões sub-20 e masters, correram pela EARO Ana Oliveira, Ana Silva, Joana Fernandes, Luísa Castro, Mafalda Ferreira, Mariana Martins, Matilde Cunha, Rafaela Araújo, Tiago Silva, Tomás Ramos, Ana Pereira, Maria Machado, André Rodrigues, Dinis Neves, Francisco Barros, Gonçalo Rodrigues, Manuel Cossa, Rui Oliveira, João Azevedo e Tomás Campos. A segunda jornada, no domingo, ficou marcada pela presença dos escalões mais jovens, com provas de 500 metros para sub-10 e sub-12 e de 1000 metros para sub-14.

Ao longo da competição, vários atletas alcançaram novos recordes pessoais.

Famalicão: EARO com 20 pódios no regional de corta-mato curto

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO) conquistou, este sábado, em Vizela, 20 pódios no Campeonato Regional de Corta-Mato Curto da Associação de Atletismo de Braga.
Individualmente, a EARO alcançou dez títulos regionais, dois de vice-campeão e cinco atletas no terceiro lugar.

Coletivamente, é campeã absoluta no escalão feminino e vice-campeã de benjamins a juvenis femininos e masculinos.

Individualmente: benjamins A: Diana Cunha – campeã, iniciadas: Matilde Mendes – campeã e Tomás Ramos – terceiro; juvenis: Luísa Castro – campeã, Mariana Martins – vice-campeã e Rafaela Araújo terceira classificada.

Juvenis, Tiago Silva – campeão; juniores, Luísa Pereira campeã e vencedora do Corta-Mato Cidade Vizela; Maria Machado terminou no terceiro lugar.
Nos sub-23, Pedro Castro sagrou-se vice-campeão, tal como Rui Oliveira e Ana Fernandes em seniores. Em veteranas F40, F45 e F55 Rita Teixeira, Anabela Silva e Rosa Oliveira são campeãs regionais. No escalão M45, José Freitas foi terceiro, tal como Joaquim Coelho em M60.

Famalicão: Famalicense chamado a administrar a empresa municipal de habitação de Braga

Pedro Nascimento é o novo administrador executivo da BragaHabit, empresa municipal de habitação de Braga. Em comunicado, emitido esta sexta-feira, a autarquia bracarense anuncia que a escolha foi feita pelo presidente da Câmara, João Rodrigues, «no quadro da prioridade que o Município atribui à política de habitação e ao papel da BragaHabit na resposta às necessidades das famílias do concelho».

Pedro Nascimento é famalicense e irmão de João Nascimento, presidente da Assembleia Municipal de Famalicão. É jurista, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, exercendo advocacia desde 2013 e reside em Braga há vários anos.

Ao longo do seu percurso, desenvolveu trabalho de assessoria jurídica, apoio à decisão e gestão de risco, com experiência em Direito Administrativo e em matérias de conformidade, contratação e responsabilidade institucional, com enfoque na boa governação, na transparência e na salvaguarda do interesse público.

Exerce funções de Assessor Jurídico e de Chief Compliance Officer de várias empresas e é detentor de uma pós-graduação em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade Lusíada.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, «Pedro Nascimento traz uma experiência sólida em boa governação e conformidade, com foco na qualificação da gestão e na qualidade dos procedimentos. São competências essenciais para reforçar a eficácia da resposta da empresa, a credibilidade das decisões e a confiança dos cidadãos numa área tão sensível como a habitação».

A BragaHabit é a empresa municipal responsável pela intervenção do Município de Braga no domínio da habitação.

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol anuncia mudanças na Taça

Pedro Proença anunciou que a partir da próxima época, as meias-finais da Taça de Portugal serão disputadas num único jogo (atualmente é a duas mãos)

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol também avançou que as equipas da I Liga entram na prova apenas na 4.ª eliminatória (uma ronda a mais ao atual modelo).

Estas alterações são uma solução «a um calendário internacional cada vez mais apertado, que exige resposta imediata e assertiva. É a nossa resposta a uma necessidade urgente, estando disponíveis para, nas provas organizadas pela Liga Portugal, validar aquele que for o modelo definido pelos clubes, que deve ter em conta os interesses, financeiros e desportivos, do futebol profissional», revelou.