Mercadona abre segundo supermercado na cidade de Guimarães

A Mercadona já abriu o segundo supermercado em Guimarães; fica na Rua Eduardo Manuel de Almeida n.º 530, na freguesia de Urgezes (Cães de Pedra), numa zona central, junto à antiga Fábrica do Arquinho.

Por isso, e além de dar uma nova vida à zona envolvente, a Mercadona respeitou também o seu cariz histórico, ao preservar a chaminé original e um estilo arquitetónico industrial.

Esta loja gerou 65 novos postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia, e dispõe de uma área de vendas de 1.900 m2 dispondo das secções de Talho, Charcutaria, Peixaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Frutas e Legumes e Pronto a Comer, com várias opções de pratos, servidos em embalagens fabricadas com materiais naturais, como a cana-de-açúcar (material compostável), cartão ou papel.

Este supermercado foi concebido segundo o Modelo de Loja Eficiente da Mercadona com corredores amplos e confortáveis, dispõe de uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de sumos refrigerados, mural de sushi, charcutaria com presunto cortado à faca e embalado no momento, e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.

Dispõe de 140 lugares de estacionamento e contará também com dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos, indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica.

No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este novo supermercado doará diariamente bens de primeira necessidade ao Lar de Santa Estefânia, instituição de solidariedade social local com mais de um século de existência, com o qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.

Segundo Sofia Cardoso, diretora regional de Relações Externas Norte de Portugal, «estamos muito orgulhosos com a abertura desta segunda loja na histórica cidade de Guimarães. Com este supermercado, conseguimos dinamizar uma zona central da cidade que se encontrava devoluta e que recupera agora a sua nobreza, mantendo o seu cariz industrial. Ao preservar a chaminé original e o estilo arquitetónico fabril deste local, a Mercadona respeitou também o valor histórico e social desta zona tão importante para os vimaranenses. Acreditamos que este investimento contribui para o desenvolvimento do concelho, sendo uma mais-valia para quem procura um supermercado de confiança com um sortido diferenciador que prima pela qualidade».

IPMA emite aviso vermelho devido à possível queda de neve na região

Os distritos de Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso vermelho do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de queda de neve significativa. Trata-se do nível mais elevado de alerta meteorológico.

O aviso começa a vigorar à meia-noite de sexta-feira e estende-se até às 09:00 de sábado. De acordo com o IPMA, a neve deverá cair acima dos 600 a 800 metros de altitude, podendo atingir acumulações entre 20 e 30 centímetros nas zonas acima dos 800 metros.

O IPMA chama a atenção para o risco de fortes perturbações, como estradas cortadas, formação de gelo, danos em árvores e estruturas, bem como eventuais prejuízos nos abastecimentos locais, aconselhando prudência e a adoção de medidas preventivas.

Famalicão: Vila Verde recebe gala O Minhoto e há famalicenses nomeados

A 28.ª gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” vai decorrer em Vila Verde, na próxima segunda-feira, 26 de janeiro, na Adega Cultural de Vila Verde. Na sessão são esperados atletas, dirigentes e personalidades ligadas ao fenómeno desportivo minhoto. Na edição deste ano sobem ao palco 28 premiados, bem como atletas (cerca de 50) que alcançaram títulos europeus e mundiais.

Quanto a nomeações, e no que concerne ao concelho de Famalicão, o Riba d´Ave Hóquei Clube está indicado para o Grande Prémio do Júri Coletivo, enquanto que Ukra é um dos eleitos para o Troféu Consagração de Carreira. No Troféu Revelação está Ana Marinho, atleta famalicense que veste as cores do S. Salvador do Campo; ainda das escolhas finais, para o Clube de Fomento Desporto Jovem, consta a Escola de Atletismo Rosa Oliveira.

O apuramento dos 86 nomeados, de 17 concelhos, aconteceu em três fases, por um júri composto por mais de 100 elementos, entre jornalistas desportivos (CIDADE HOJE faz parte desde a primeira edição), representantes de associações e federações, bem como personalidades do desporto da região.

Realce para os nomeados para o Grande Prémio do Júri Coletivo: Aboua Aboua Parapente (Amares), Clube de Ténis de Guimarães (Guimarães), Riba D’Ave HC (VN Famalicão) e Santa Luzia FC (Viana do Castelo). Os nomeados para o Grande Prémio do Júri Individual são Armindo Araújo (Automobilismo – Guimarães), Diana Durães (Natação – Fafe), Rafa (Hóquei em Patins – Barcelos) e Rui Silva (Andebol – Guimarães).

O Troféu Consagração de Carreira tem como nomeados Adrien Silva (Futebol – Arcos de Valdevez), Ukra (Futebol – VN de Famalicão) e Vânia Neves (Natação – Viana do Castelo).

Os Troféus Desportivos “O Minhoto” são promovidos pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”, atribuindo 28 troféus, de entre 86 nomeados, a praticantes, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes, das diversas modalidades.

Proteção Civil vai às escolas da Trofa

camara trofa municipio

A Proteção Civil da Câmara Municipal da Trofa está a promover uma ação de sensibilização dirigida às crianças do jardim de infância do concelho.

Com o título “A Proteção Civil vai contar uma História”, as crianças têm oportunidade de assistir a uma história temática e participar em atividades lúdico-pedagógicas relacionadas com a proteção civil.

Segundo a Câmara Municipal da Trofa, o objetivo é educar para a prevenção e minimização de riscos, fomentar uma cultura de segurança desde a infância e promover atitudes e comportamentos responsáveis em situações de emergência.

Sérgio Araújo, presidente da Câmara Municipal da Trofa, afirma que «tem sido uma preocupação da Câmara Municipal incentivar e proporcionar aos nossos alunos atividades que demonstrem a importância e o papel da Proteção Civil e de todos os agentes de segurança na nossa sociedade».

A iniciativa é gratuita e dirigida a todos os alunos do pré-escolar do concelho, mediante inscrição prévia das escolas interessadas junto dos serviços de Proteção Civil.

Cães de busca dos Bombeiros Famalicenses chamados para operação em Leiria

A equipa cinotécnica dos Bombeiros Famalicenses esteve mobilizada, durante a noite deste sábado, para uma operação de busca e resgate no distrito de Leiria, no seguimento do desaparecimento de um homem no concelho de Figueiró dos Vinhos. A intervenção ocorreu no âmbito do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, em articulação com os bombeiros locais.

Para esta missão foram destacados dois binómios certificados, envolvendo quatro bombeiros voluntários e os cães Bonny Hauskarand e Itogo de Orelav. O alerta para a ocorrência foi dado cerca das 19h00, tendo a equipa famalicense sido acionada por volta das 22h00.

Segundo dados oficiais da Proteção Civil de Leiria, nas buscas estiveram envolvidos 21 operacionais e oito viaturas. A mesma fonte indica que a ocorrência foi dada como encerrada, com as operações concluídas, perto da 01h00 deste domingo.

Em nota divulgada, os Bombeiros Famalicenses destacam que este acionamento a nível nacional “é um claro reconhecimento da confiança e da qualidade da equipa, comprovadas pela certificação obtida”.

Famalicão: Banda de Famalicão dá concerto em Guimarães

A convite do coro En’Canto, de Guimarães, a Banda de Famalicão vai realizar um concerto na Igreja de S. Francisco, naquela cidade, no próximo domingo, às 18 horas.

Para além do Coro En’canto, também estará presente o Orfeão Santhiago, da cidade da Trofa, e a solista (piano) Isolda Crespi Rubio.

O espetáculo é uma boa oportunidade para que outros públicos possam apreciar a qualidade e a versatilidade da Banda de Famalicão.

Estudos para TGV arrancam em breve na fronteira de Famalicão com a Póvoa de Varzim

Os estudos para a futura Linha de Alta Velocidade entre o Porto e Vigo devem chegar em breve ao concelho de Vila Nova de Famalicão. A freguesia de Balasar, pertencente à Póvoa de Varzim, será uma das próximas zonas abrangidas pelos trabalhos de prospeção geotécnica integrados no troço Campanhã–Nine, uma etapa fundamental para a definição do traçado ferroviário.

De acordo com a informação pública, as intervenções devem arrancar nas próximas semanas e prolongar-se por um período estimado de 270 dias. Os trabalhos estarão a cargo da empresa DRILLGO – Geotecnia e Obras Subterrâneas, S.A., sob coordenação e supervisão das Infraestruturas de Portugal.

Esta empreitada insere-se no estudo do corredor ferroviário que abrange os troços “Campanhã/Braga (Lote 1A)” e “Braga/Valença (Lote 1B)”, incidindo de forma mais concreta na ligação entre Campanhã e Nine, que atravessa vários concelhos do Norte do país, incluindo Vila Nova de Famalicão.

As prospeções geotécnicas consistem em sondagens e análises ao subsolo, essenciais para avaliar as condições do terreno e permitir a elaboração dos projetos técnicos da futura linha de alta velocidade. Trata-se de uma fase determinante para o avanço do processo de planeamento e para a posterior avaliação ambiental do projeto.

A nova ligação ferroviária Porto–Vigo é considerada estratégica para reforçar a mobilidade no eixo atlântico ibérico, prevendo-se que permita reduzir significativamente os tempos de viagem e melhorar a ligação entre Portugal e Espanha.