Parlamento aprova fim do Cartão do Adepto

O Parlamento votou, na tarde desta quarta-feira, a favor da revogação do Cartão do Adepto, uma proposta submetida pela Iniciativa Liberal.

Não houve votos contra o projeto de lei que passou com a abstenção tanto do PSD como do PS. No entanto, oito deputados do PS votaram a favor assim como as restantes bancadas.

O Cartão do Adepto, criado pelo governo para controlar o acesso a zonas especiais dos estádios, normalmente reservadas às claques, foi amplamente criticado e poucas foram as claques que aderiram a este cartão, sendo comum os estádios terem zonas vazias – e que não podem ser ocupadas –, devido à falta de adesão a este cartão.

É oficial: FC Famalicão confirma Denilson Júnior

Tal como Cidade Hoje avançou, em primeira mão, Denilson Júnior é reforço do FC Famalicão, com um contrato válido por uma temporada e meia.

O jogador, citado pelo clube, diz que está «muito feliz por ter assinado pelo Futebol Clube de Famalicão» e pelo facto de estar de regresso ao futebol português. «Tenho boas expectativas para este novo desafio na minha carreira. A língua irá ajudar bastante e sei que o plantel é muito acolhedor e unido». No mais, prosseguiu, «podem esperar tudo de mim. Sou um jogador de grupo e estou aqui para ajudar».

O avançado brasileiro, de 27 anos, regressa ao futebol português, tendo já representado o CD Tondela e o FC Paços Ferreira. Na sua carreira destacam-se, ainda, passagens pelo Fluminense, Avaí, São Paulo, Vitória e Atlético Mineiro, clubes pelos quais disputou o Brasileirão.

Denilson Júnior atuou ainda em Espanha, Azerbaijão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

 

Famalicão: Quatro campeões nacionais e 12 medalhas nos nacionais de masters

Nas Caldas da Rainha, de sexta a domingo passado, os nadadores mais “velhos” do Grupo Desportivo de Natação conquistaram quatro títulos nacionais e 12 medalhas. No Nacional de Masters, no primeiro dia de competição, Francisco Zamith venceu os 400 Livres e foi segundo nos 50 Mariposa, enquanto que Christophe Fernandes foi segundo nos 100 Costas. António Matos conseguiu o terceiro lugar nos 50 Mariposa, o mesmo lugar conquistado pela estafeta 4×50 Livres (Christophe Fernandes, Luís Moreira, Flávio Silva e Francisco Zamith.

No sábado, Christophe Fernandes venceu os 100 Estilos, com António Matos a terminar na segunda posição. Francisco Zamith conquistou nova vitória, nos 200 Mariposa, e a estafeta 4×50 Livres foi segunda (Cristina furtado, Francisca Carmo, Marta Jordão e Vanessa Moreira). O último dia da competição registou nova vitória de Zamith, nos 200 Livres e a estafeta 4×50 Estilos foi segunda (Marta Jordão, Cristina Furtado, Vanessa moreira, Francisca Carmo).

O treinador Jorge Maia registou, perante estes desempenhos, que «em Famalicão há qualidade em todos os escalões de competição, desde os mais novos até ao escalão de Masters. Em termos desportivos foi um sucesso absoluto», realçando que estes êxitos «contribuem da melhor forma para cimentar a grandeza de um clube que vive 24 horas a natação e que projeta a marca Famalicão a nível nacional e internacional ao mais alto nível».

Famalicão: Denilson Júnior pode ser solução para o ataque

O avançado Denilson Júnior pode ser o reforço para a frente de ataque que João Pedro Sousa está à espera. O mercado de inverno encerra no dia 2 de fevereiro e o jogador, que já está em Famalicão, pode ser anunciado nas próximas horas.

O brasileiro, de 27 anos, já representou em Portugal, o Tondela e, depois, em duas épocas distintas o Paços de Ferreira.

De seu nome Denilson Pereira Júnior, o jogador pode ser o avançado que o treinador do FC Famalicão já pediu à SAD, sendo mais uma opção para a segunda volta da I Liga que começou este fim de semana.

Famalicão: FAC vence e garante primeiro lugar

No nacional do nacional da 2.ª divisão de basquetebol, série B, o FAC jogou no Porto, com a UAA Aroso, e venceu por 57-79, garantindo o primeiro lugar sem perder uma única partida.

No jogo a contar para a 13ª jornada, o Famalicense permitiu que o adversário ganhasse vantagem no primeiro período, mas nos restantes foi capaz de ganhar uma margem confortável que permitiu consolidar a décima primeira vitória. Neste jogo, de realçar o regresso à competição do Gonçalo Gorito, afastado desde abril do ano passado.

No próximo sábado, às 18 horas, o FAC recebe no Municipal a AD Esposende e, em caso de vitória, termina a primeira fase invicto.

 

SC Cabeçudense/FC Famalicão soma décima segunda vitória

Na jornada 14 da série da 3.ª divisão de futsal, o SC Cabeçudense/FC Famalicão goleou, 1-5, a Juventude de Fiães, com golos de Ruizinho, Ruben, Emerson e Paulinho que bisou no jogo. Foi a décima segunda vitória do conjunto famalicense que ainda não perdeu e lidera, destacado esta série, com 38 pontos.

O S. Mateus conseguiu um empate, a três golos, em casa do Boavista, terceiro da classificação. Andrade, Teixeira e Guedes foram os autores dos golos. A equipa de Oliveira São Mateus ocupa o oitavo lugar, com 15 pontos.

O campeonato para no próximo fim de semana. Para a jornada 15, agendada para o dia 11 de fevereiro, o Famalicão recebe o Desportivo Ordem, último, com 9 pontos, enquanto que o S. Mateus defronta, também em casa, a Juventude Fiães, nona classificada, com os mesmos pontos.

Famalicão: Riba d´Ave goleado por candidato ao título

Na tarde de domingo, o Riba d’Ave/Sifamir jogou em Barcelos e perdeu, por 7-2. Ao intervalo o OC Barcelos, um dos candidatos ao título nacional, já vencia por 3-0, chegando aos 5-0 na segunda parte. O Riba d´Ave reduziu por Dani, mas logo a equipa local elevou o marcador para 7-1. Já nos instantes finais, Artacho fez o segundo golo ribadavense que continua no nono lugar, com 13 pontos, atrás do FAC que soma 17 pontos e ocupa o oitavo lugar.

No próximo sábado, o Famalicense, que nesta jornada goleou, 7-2, o Tomar, joga em casa do Murches e os ridadavenses recebem a Juventude de Viana.

Foto: Riba d´Ave/Sifamir