Paulo Cunha vai votar em Luís Montenegro para líder do PSD

O presidente da distrital de Braga do PSD, Paulo Cunha, em declarações à Lusa, anunciou que vai votar em Luís Montenegro nas eleições diretas do partido. O outro candidato à liderança dos social democratas é o famalicense Jorge Moreira da Silva.

Paulo Cunha afirmou que Luís Montenegro apresenta «as características pessoais, técnicas e políticas de que o PSD precisa» na atual conjuntura. «O PSD precisa dele neste momento, neste contexto específico de mais quatro anos de oposição ao Governo», adicionou o político famalicense.

O presidente da distrital de Braga do PSD destacou a «força, a tenacidade e a dinâmica» do candidato e o «conhecimento profundo do PSD» como características necessárias para «reorientar» o partido. «Considero que se trata da pessoa mais bem colocada para recolocar o partido no lugar que merece», acrescentou.

Paulo Cunha também apoiou Luís Montenegro nas eleições em 2020, ganhas por Rui Rio.

As novas eleições estão marcadas para 28 de maio e o congresso vai decorrer nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Porto.

Álvaro Santos é o novo presidente da CCDR-N

Álvaro Santos é o novo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) ao vencer, esta segunda-feira, dia 12, António Cunha, atual presidente deste organismo.

O novo presidente conseguiu 57% dos votos contra os 39% de António Cunha, na única eleição com duas listas em disputa; todas as outras CCDR foram a eleições com lista única.

A votação decorreu nas Assembleias Municipais de cada concelho. Têm direito de voto os presidentes de junta, deputados, vereadores e presidente da Câmara. Em Famalicão venceu Álvaro Santos, com 77 votos, contra 10 de António Cunha. Registaram-se votos 2 em branco.

O presidente da Câmara de Famalicão desejou «as maiores felicidades» a Álvaro Santos na condução do seu mandato. Mário Passos tem a certeza de que «estará à altura do desafio de estabelecer pontes e de projetar e afirmar a região, num quadro muito importante de investimentos estruturantes que irão afirmar ainda mais o Norte como uma região de destaque no país».

Na despedida, o edil famalicense não esqueceu o trabalho de António Cunha e agradeceu-lhe por isso. «O desenvolvimento da região Norte nestes últimos anos tem também a sua assinatura e só lhe podemos estar gratos por isso», mencionou.

Famalicão: JSD quer ser «voz ativa» em nome da juventude

A JSD de Vila Nova de Famalicão, que celebra 50 anos, antevê o ano de 2026 como «um período de maior estabilidade política e governativa, que deve ser encarado com responsabilidade e sentido de compromisso com o futuro».

Em nota à imprensa, a JSD, liderada por Daniela Torres, acrescenta que «é tempo de exigir clareza e resultados, mas também de permitir que quem governa tenha condições para implementar políticas públicas, acompanhá-las e medir o seu impacto real na vida das pessoas», realça.

Quanto à JSD, a dirigente assume que o papel é ser «a voz dos jovens famalicenses na Assembleia Municipal, nas freguesias e em todos os espaços de decisão local. Uma voz ativa, que leve as preocupações, propostas e ambições da juventude para onde elas devem ser debatidas e valorizadas». Mostra-se, ainda, aberta a novas ideias vindas da Juventude. «A política precisa de jovens envolvidos e Famalicão precisa da energia, da visão e da coragem da sua juventude», assume.

Famalicão: Campanha de António José Seguro passa esta quinta-feira pela cidade

Quinta-feira, dia 15 de janeiro, às 17 horas, António José Seguro, candidato à Presidência da República, estará em Famalicão em ação de campanha. Depois da receção na sede, situada na Rua Alves Roçadas, o candidato fará uma visita ao Museu Bernardino Machado, deslocando-se, depois, à Frutivinhos.

A Comissão Concelhia de Apoio à Candidatura de António José Seguro espera uma boa receção dos simpatizantes famalicenses nesta ação de campanha. Artur Sousa Lopes, presidente desta Comissão, diz que se nota uma forte mobilização no apoio a António José Seguro e dá como exemplo a passagem recente do candidato por Braga e Póvoa de Lanhoso. «Não é pela quantidade de pessoas, mas pela maneira como as pessoas participaram, a animação e a mobilização do partido», anotou.

O famalicense, que encabeça uma Comissão Concelhia de Apoio a António José Seguro, com personalidades independentes e históricos socialistas, refere que a estratégia de campanha de António José Seguro, assim como a sua personalidade, têm-se revelado agregadoras.

Artur Lopes, em conferência de imprensa, esta segunda-feira, comentava que o país e o Partido Socialista precisam de uma vitória de António José Seguro. No caso do país, se a vitória for do candidato do Chega ou do da Iniciativa Liberal, garante que não será positiva para o equilíbrio de forças políticas e «para o conceito de sociedade e de vida que os portugueses desejam», aponta.

Por outro lado, uma vitória de António José Seguro será «uma vitória do PS, mas uma derrota de Seguro arrastará consigo uma crise interna do PS que não é desejável», analisa.

Famalicão: Marques Mendes tem ação de campanha com apoiantes

O candidato presidencial está em campanha, esta quarta-feira, em Famalicão. Marques Mendes, depois de um périplo por Braga e Fafe, visita Famalicão com uma sessão de apoiantes que terá lugar no auditório da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (CESPU). O encontro está marcado para as 18h30.

A passagem de Luís Marques Mendes pelo distrito de Braga começa às 13 horas numa reunião com a Associação Académica e almoço na Universidade do Minho. Depois, segue para Fafe para contacto com a população, ação marcada para as 16 horas.

Famalicão: António José Seguro une históricos socialistas à volta da sua candidatura

Almeida Pinto, ex-diretor do hospital de Famalicão e antigo deputado na Assembleia da República, é o mandatário de António José Seguro à presidência da República, que tem o apoio do Partido Socialista.

Em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, na sede da candidatura, na Rua Alves Roçadas, o mandatário considerou que António José Seguro é a pessoa indicada para liderar os portugueses no mais alto cargo da nação. «Pelo seu percurso, António José Seguro veio para unir. Tem um apurado sentido de Estado e um profundo conhecimento da realidade do país». São estas as características «que o país precisa», nota Almeida Pinto. O mandatário considera que uma vez que os governos regionais e nacional «estão alinhados à direita, é necessário que a presidência da República tenha outro alinhamento político».

Da Comissão Concelhia de Apoio fazem parte, entre outros, Agostinho Fernandes, Artur Lopes, Fernando Moniz, António Barbosa, Eduardo Oliveira, Carlos Sousa, Adolfo Oliveira e António Cândido Oliveira. «Só António José Seguro seria capaz de reunir tantos militantes socialistas de diferentes gerações», evidenciou Almeida Pinto.

Sofia Lopes Correia é a mandatária das mulheres e Pedro Gomes, o mandatário da Juventude. Artur Lopes preside à comissão de apoio.

Na tarde do dia 15 de janeiro António José Seguro tem uma ação de campanha em Famalicão.

Famalicão: António José Seguro tem comissão concelhia de apoio

O candidato presidencial António José Seguro vai ter, em Famalicão, uma comissão concelhia de apoio à sua candidatura. O grupo é apresentado esta segunda-feira, 5 de janeiro, pelas 11h30, em conferência de imprensa. Na altura, será apresentado o mandatário concelhio da candidatura.

O encontro tem lugar na sede concelhia de campanha, na Rua de Alves Roçadas, n.º 47, na cidade de Vila Nova de Famalicão, com a participação de várias personalidades da vida cívica e política famalicense.