Presépio Vivo de Priscos abre este domingo

A XVIII edição do Presépio Vivo de Priscos, em Braga, abre portas no próximo domingo, 15 de dezembro, às 11:00. Reconhecido como o maior presépio da Europa, o evento deste ano terá como tema central a “Inclusão de Migrantes e Minorias”, destacando questões sociais atuais e promovendo um espírito de solidariedade e acolhimento.

A inauguração contará com a participação especial de uma família oriunda do Congo, que enfrentou desafios significativos para construir uma nova vida em Portugal. A presença desta família, segundo João Torres, mentor do projeto, “visa humanizar a questão migratória, permitindo aos visitantes compreender as histórias reais por trás dos números e estatísticas.”

Com várias recriações ao longo de dezembro e janeiro, o Presépio Vivo promete atrair milhares de visitantes, convidando todos a refletir sobre o verdadeiro significado do Natal.

Horários:

  • 15 de dezembro: 11:00 – 18:00
  • 22 de dezembro: 15:00 – 18:00
  • 25 de dezembro: 16:00 – 18:00
  • 29 de dezembro: 15:00 – 17:30
  • 1 de janeiro: 16:00 – 18:30
  • 4 de janeiro: 20:00 – 22:30
  • 5 de janeiro: 15:00 – 18:00
  • 11 de janeiro: 20:00 – 22:30
  • 12 de janeiro: 15:00 – 18:00

Deixe um comentário

Famalicão: AF Braga homenageou João Pinheiro que sonha arbitrar a final de um Campeonato Mundo

João Pinheiro foi promovido à elite da UEFA, o patamar mais alto da arbitragem internacional, e por essa razão foi homenageado pela Associação de Futebol de Braga, numa cerimónia onde estiveram presentes os órgãos sociais; o vereador do Desporto do Município de Famalicão, Pedro Oliveira; o vice-presidente da APAF, Gustavo Sousa; representantes dos núcleos de arbitragem do distrito, árbitros e observadores.

Habilitado a dirigir qualquer encontro organizado pela UEFA e pela FIFA desde 01 de janeiro de 2025, o árbitro de 37 anos confessou que foi «uma alegria imensa atingir o topo da arbitragem» e prometeu «representar ao máximo Portugal nas várias competições», com a ambição de marcar presença num jogo decisivo de um Mundial. «É um feito grande estar na Liga dos Campeões, mas estar num Campeonato do Mundo e na final é o sonho de qualquer árbitro. Quando falo com os meus colegas da Elite, o grande objetivo deles é a final do Campeonato do Mundo. É o topo dos topos», realçou João Pinheiro. O árbitro residente em Famalicão reconhece que «é difícil, mas é exequível. Enquanto houver esperança, vamos lutar por ele. O Mundial torna-se mais difícil do que o Europeu em virtude das vagas, porque há uma limitação de vagas a nível de árbitros de Elite. Desses cerca de 30 árbitros vão 9 ou 10. Por isso é uma luta difícil, mas vou lutar muito por isso», avançou.

O homenageado, que é associados do Núcleo de Árbitros de VN Famalicão, confessou que entrou na arbitragem como hobby, «algo para me preencher, porque como jogador não era muito bom. Rapidamente se tornou uma paixão, que até aos dias de hoje continua. Chegar à categoria de Elite era um sonho», referiu o árbitro.

Segundo o presidente da AF Braga, Manuel Machado, a promoção de João Pinheiro à categoria de Elite da UEFA é um «feito que prestigia o futebol português, a arbitragem nacional e do distrito», reconhecendo-lhe «um percurso que granjeia o respeito de todos», marcado pela «postura firme e equilibrada em campo».

Domingos Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Braga, considerou João Pinheiro uma «inspiração para a arbitragem portuguesa», pela «capacidade de trabalho e vontade de continuar a aprender».

No tributo, que decorreu no auditório da AF Braga, o presidente da AF Braga, Manuel Machado, presenteou João Pinheiro com um troféu desenhado exclusivamente para a cerimónia – um apito sobre um campo de futebol. O juiz ofereceu ao presidente da AF Braga a camisola que usou na final da Taça de Portugal entre o FC Porto e o SC Braga.

A relação com os clubes está melhor. É natural tentarem arranjar um bode expiatório, por assim dizer, mas não quer dizer que seja o árbitro».

No final da cerimónia, João Pinheiro foi questionado sobre a arbitragem nacional. Em resposta, disse que «em Portugal, a relação com os clubes está melhor. É natural tentarem arranjar um bode expiatório, por assim dizer, mas não quer dizer que seja o árbitro». E atribuiu essa melhoria «ao um trabalho feito pela Federação». Apesar de sentir que «há mais respeito entre nós, não somos imunes à crítica. Logo que a crítica seja de uma maneira respeitosa, temos que aceitar, como qualquer profissão», referiu João Pinheiro.

 

Casa do Conhecimento da Trofa começa 2025 a falar de Inteligência Artificial

A Casa do Conhecimento da Trofa arranca, a 30 de janeiro, com um novo ciclo de conversas, sobre o tema geral “A Universidade do Minho vem à Casa do Conhecimento“.

A primeira sessão está marcada para as 18 horas, sobre a “Inteligência Artificial no Contexto Empresarial”. Contará com a participação de Paulo Novais, docente do Departamento de Informática da Universidade do Minho e investigador na área da Inteligência Artificial.

Paulo Novais abordará o impacto da Inteligência Artificial na transformação dos modelos de negócio, otimização de processos e criação de valor para as empresas.

A sessão marcará o início de uma programação trimestral da Casa do Conhecimento, onde está prevista a participação de académicos da Universidade do Minho, reforçando o «compromisso com o conhecimento, a inovação e o desenvolvimento sustentável da região».

Associação Empresarial defende a criação da Área Metropolitana do Minho

A AEMinho – Associação Empresarial do Minho defende a criação da Área Metropolitana do Minho porque entende que permite uma visão coordenada e estrutural para a região e é fator «de desenvolvimento» e de limar de assimetrias em termos de distribuição de recursos.

Ramiro Brito, presidente da AEMinho, disse que neste ano de eleições autárquicas este é um bom tema para discussão. Lança, por isso, o repto a todos os candidatos de todos os municípios de Braga e Viana do Castelo para clarificarem as suas posições quanto a este assunto, «para que ele também possa, de forma indireta, ser sufragado nas próximas eleições».

Recorde-se que o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, também defende a criação de uma grande área metropolitana como uma solução para o desenvolvimento económico e social da região.

Ramiro Brito pega no assunto e reitera que é estrutural que as opções estratégicas sejam tomadas «como um todo e não com uma visão minimalista e minifundiária de cada concelho».

Trofa: Dois feridos graves em colisão entre jipe e moto-quatro

Uma colisão entre uma viatura todo-o-terreno e uma moto quatro resultou em dois feridos graves, este domingo, por volta das 13h, no caminho que liga o Meco da Guerra, em Paradela, às estufas da Gabriela, em Covelas. O acidente ocorreu durante as festividades de São Gonçalo.

De acordo com informações apuradas pelo jornal O Notícias da Trofa, as vítimas, eram ocupantes da moto quatro. A mulher sofreu uma fratura num braço, enquanto que o homem que a acompanhava partiu um braço e uma perna.

Os Bombeiros da Trofa foram prontamente acionados e mobilizaram duas ambulâncias e uma viatura todo-o-terreno, fundamental para aceder ao percurso sinuoso onde se encontravam as vítimas. Após os primeiros socorros e estabilização no local, as vítimas foram transportadas pela viatura todo-o-terreno dos bombeiros até às ambulâncias e, em seguida, encaminhadas para o Hospital de Famalicão.

Proteção Civil emite aviso à população para o mau tempo que chega este domingo

A região Norte de Portugal prepara-se para condições meteorológicas adversas nos próximos dias, segundo um aviso emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Entre domingo e terça-feira, são esperados períodos de chuva intensa, vento forte e queda de neve nas serras.

A partir de domingo, a chuva regressa com maior intensidade prevista para segunda e terça-feira. A neve poderá cair nas terras altas do Norte, enquanto o vento, forte no litoral e nas zonas montanhosas, trará desconforto térmico e riscos associados. A agitação marítima intensificar-se-á a partir de terça-feira, com ondas elevadas a ameaçar a orla costeira.

A ANEPC alerta para a possibilidade de inundações em áreas urbanas devido a obstruções nos sistemas de escoamento, cheias provocadas pelo transbordo de rios e ribeiras, e deslizamentos de terra em encostas vulneráveis. Estradas escorregadias e condições perigosas na orla costeira são também preocupações significativas.

Como medidas de prevenção, a Proteção Civil recomenda a desobstrução de sistemas de escoamento, fixação de estruturas móveis, condução defensiva e evitar atividades junto ao mar ou em zonas ribeirinhas.

Há um novo milionário: Prémio do Milhão saiu na região

O sorteio do M1lhão, realizado esta sexta-feira, 17 de janeiro, deu o prémio ao código LWF 24068. A aposta vencedora foi registada no distrito de Braga, segundo o Departamento de Jogos da Santa Casa.

Com este sorteio, Braga soma já 41 prémios do M1lhão.