Quarta edição do iTechStyle Summit de 25 a 27 de maio

O CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias do Têxtil e Vestuário, com o apoio do Município de Famalicão – Cidade Têxtil, realiza nos dias 25, 26 e 27 deste mês, no Terminal do Porto de Leixões, a quarta edição do iTechStyle Summit – Conferência Internacional do Têxtil e Vestuário.

Esta é uma das mais importantes reuniões globais do mundo têxtil, tanto em termos de lançamento dos novos desafios do futuro como de enquadramento do setor com a envolvente económica.

O foco desta edição está orientado para as áreas Decarbonização; Novos modelos de negócio; Dupla transição: verde e digital; Revolução nos materiais; e Skills para a indústria.

Para esta edição estão já confirmados diversos oradores de renome. António Cunha (CCDR-n), Lisa-Lang (Climate-KIC), Thomas Gries (RWTH Universidade de Aachen), Giusy Bettoni (C.L.A.S.S.), Elvira Fortunato (Universidade NOVA/CENIMAT/i3N) Antonio-Murta (Pathena), Isabel Furtado (TMG Automotive/COTEC Portugal) e Adriana Dominguez (Adolfo Dominguez) são alguns dos nomes que vão partilhar os seus contributos sobre as tendências atuais, estratégias, oportunidades e desafios.

Famalicão: Presidente da Câmara entrega bolsas de estudo no valor de 257 mil euros

Na tarde de sábado, a partir das 14h30, Mário Passos vai entregar 421 bolsas de estudo aos jovens famalicenses que frequentam o ensino superior. Trata-se de um investimento municipal próximo dos 257 mil euros, representando o maior investimento de sempre da autarquia neste âmbito. Recorde-se que em 2021/2022 a autarquia atribuiu, no total, 401 bolsas de estudo, num investimento de 243 mil euros.

A sessão, que acontece há mais de dez anos, decorre na Casa das Artes. Os apoios atribuídos para o ano letivo 2022/2023 oscilam entre os 500 e os 1100 euros. Com 500 euros foram beneficiados 231 jovens, com 600 euros 72, com 700 euros 5, com 750 euros 65, com 850 euros 17, com 950 euros foram beneficiados 2 alunos. Com 1000 euros foram contemplados 23 jovens e com 1100 euros 6.

Famalicão: Moreira da Silva assume cargo de Secretário-Geral-Adjunto das Nações Unidas

O famalicense Jorge Moreira da Silva foi nomeado diretor executivo da UNOPS e Secretário-Geral-Adjunto das Nações Unidas. A UNOPS é a agência das Nações Unidas responsável pela construção de infraestruturas e pela gestão de projetos nas áreas da paz e segurança, do desenvolvimento e da ajuda humanitária.

Jorge Moreira da Silva apresentou uma candidatura individual e a nomeação resultou de um concurso público internacional. Sobre esta escolha, diz que «é com alegria e sentido de responsabilidade» que recebe esta função.

Assim, durante os próximos anos, promete estar «totalmente focado nesta missão de liderar, no terreno, a construção e a gestão das infraestruturas essenciais ao desenvolvimento sustentável, à segurança e paz, e ao combate às desigualdades e às alterações climáticas».

Sedeada em Copenhaga e com escritórios espalhados por todos os continentes, a UNOPS é uma das maiores agências da ONU, com cerca de 5000 funcionários. Em 2021, a UNOPS concretizou mais de 1000 projetos, com um volume de investimentos de 3400 milhões de dólares, em cerca de 80 países.

 

Famalicão: PS crítica política ambiental do Município

O abate de árvores no monte de Santa Catarina, em Calendário, e as perdas de água na rede pública, são motivos para o PS tecer críticas à política ambiental da Câmara Municipal.

Numa publicação nas redes sociais, posteriormente enviada às redações, a propósito do início da primavera e do Dia Mundial da Árvore, Sofia Correia, porta-voz do secretariado socialista, entende que «o discurso de proteção ambiental não condiz com a prática» porque, aponta, «o concelho tem sido vítima do abate indiscriminado de milhares de árvores, inclusive de espécies protegidas».

A ilustrar a publicação aparecem duas imagens aéreas do monte de Santa Catarina, mostrando o antes e depois do abate de sobreiros e outras espécies arbóreas, para a construção de uma central de painéis fotovoltaicos. «É importante agir já, com todos os setores da sociedade, para preservar os recursos naturais e garantir um futuro verde», pede a socialista, considerando que «proteger o ambiente é mais do que plantar arbustos».

Para assinalar o Dia Mundial da Água, o PS aponta dados do Sistema Nacional de Informação de Indicadores de Perdas de Água, os quais revelam que, «em 2020, o sistema de abastecimento de água da Câmara Municipal registou 38% de água perdida e não faturada. De um total de 7,3 milhões de metros cúbicos de água que entraram no sistema de abastecimento foram perdidos 2,7 milhões de metros cúbicos de água em fugas na rede, colocando Famalicão no grupo dos municípios que mais água perdem», aponta Sofia Correia que entende «que não basta assinalar o Dia Mundial da Água. É preciso tomar medidas para resolver os problemas de fugas de água, propor incentivos e criar campanhas de sensibilização para a população».

 

Famalicão apaga as luzes este sábado e realiza piquenique noturno

Município volta a aderir à Hora do Planeta, no âmbito da Semana do Ambiente. Este sábado, entre as 20h30 e as 21h30, à semelhança do que acontecerá em várias cidades mundiais, Famalicão vai desligar as luzes de locais e monumentos mais emblemáticos da cidade, como o edifício dos Paços do Concelho e jardim envolvente, Casa das Artes, Centro de Estudos Camilianos, Palacete Barão da Trovisqueira/Museu Bernardino Machado, Casa da Cultura e Largo dos Eixidos, Casa da Juventude, Casa do Território (Parque da Devesa) e Fundação Cupertino de Miranda.

O município repete, assim, o apagão mundial, iniciativa simbólica promovida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) em parceria com a World Wide Fund For Nature (WWF), com o objetivo de sensibilizar e alertar a população para os efeitos da crise climática.

Nos Paços do Concelho, a iniciativa ficará também marcada pela realização de um piquenique noturno que alertará para o consumo de alimentos sustentáveis e da época, combatendo sobretudo o desperdício alimentar. O momento, uma parceria entre a ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e o projeto “Less is More” do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, contempla um concerto acústico.

A Hora do Planeta nasceu em 2007, em Sydney, Austrália, como um gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas. No ano passado, milhares de cidades em 192 países participaram nesta iniciativa que apagou mais de 12 mil monumentos e edifícios.

Greve dos funcionários judiciais já adiou mais de 21 mil julgamentos e diligências

A greve dos funcionários judiciais em Portugal já causou o adiamento de mais de 21 mil diligências e julgamentos desde o seu início em fevereiro.

A comarca do Porto teve o maior número de adiamentos, com 4.184 diligências adiadas, já a comarca de Porto Este teve uma estimativa de 3.000 adiamentos durante o primeiro mês de greve. As comarcas do Norte, incluindo Braga, Aveiro e Viseu, foram as mais afetadas, enquanto Lisboa, Setúbal e Faro também tiveram um número significativo de adiamentos.

A greve foi convocada pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais, que reivindica a integração do suplemento processual no vencimento, entre outras questões.

O protesto foi prolongado até 15 de abril.

Famalicão: Pedro Abrunhosa nos 30 anos de carreira de Fernando Marques

O artista Fernando Marques inaugura, na noite desta sexta-feira, às 22 horas, a exposição de pintura ‘Fusão’, na Praça – Mercado Municipal de Famalicão. A instalação, que assinala os 30 anos de carreira artística, conta com a presença do músico Pedro Abrunhosa.

Tendo como base a arte plástica e a música, a mostra apresenta temas musicais retratados em tela e pretende, segundo o autor, ser um momento de fusão entre estas duas artes.

Artista autodidata natural de Gavião, José Fernando Marques, cujo nome artístico é ‘MARques’, descobriu a paixão pela arte num recanto da Rua do Caminho Velho, ainda na infância. É um explorador da arte em todas as suas formas, mas é pelo pincel que realiza os seus projetos artísticos.

A exposição ‘Fusão’ tem entrada livre e vai estar patente no mercado municipal até dia 30 de abril.