Serviços Municipais continuam encerrados

O município de Vila Nova de Famalicão mantém encerrados ao público, até indicação em contrário, todos os equipamentos municipais, privilegiando o atendimento à distância, via telefónica e digital. Atendimento presencial só de caráter excecional e com prévio agendamento.

Assim, mantêm-se encerrados ao público todos os espaços desportivos, pavilhões e parques infantis municipais, os museus, a Casa das Artes, a Casa da Juventude, Biblioteca Municipal e polos, Arquivo Municipal e a Casa do Território. Continua encerrado também o Parque da Devesa.

Apesar da passagem ao Estado de Calamidade, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, lembra que «é preciso agir com prudência» e seguir as orientações da Direção Geral da Saúde.

Para qualquer dúvida e pedido de esclarecimento, os cidadãos devem utilizar o número 252 320 900 e/ou o endereço de email camaramunicipal@famalicao.pt. No caso dos atendimentos presenciais é obrigatório o uso de máscara ou viseira por parte dos cidadãos para acesso aos serviços.

A Feira Semanal e o Mercado Municipal continuam a estar circunscritos à área alimentar e a ser obrigatória a observância do distanciamento social, sendo que, no caso do Mercado Municipal, por ser um espaço fechado, passa a ser também obrigatório o uso de máscara.

A agenda municipal de eventos no espaço público continua suspensa por tempo indeterminado, mantendo-se as diversas dinâmicas online.

Famalicão: AFPAD distribui 51 cravos no 25 de ABRIL

Os jovens da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência, do CACI e do Lar, saíram à rua para comemorar o 25 de Abril. Numa iniciativa antecipada da data, distribuíram 51 cravos, o número de anos que tem a revolução que instaurou a democracia em Portugal.

Os cravos foram entregues a pessoas que se encontravam no Mercado do Livro que está a decorrer, até domingo, no centro da cidade.

Esta atividade foi, também, uma oportunidade para que os jovens aprofundassem o conhecimento sobre este dia, a Revolução dos Cravos, as suas figuras principais e as suas músicas.

Famalicão x Braga: O pódio e um ainda possível lugar europeu

Na noite desta sexta-feira, a partir das 20h30, há dérbi minhoto no Estádio Municipal. O Famalicão, que ainda olha para o quinto lugar que dá acesso às competições europeias, recebe o Braga, formação que luta, com o FC Porto, por um lugar no pódio da I Liga que valerá a presença na Liga Europa.

Por isto, e muito mais, Hugo Oliveira antecipa «um grande jogo» e prometeu um Famalicão «ambicioso e competitivo». O treinador reconhece o bom momento da formação de Carlos Carvalhal a quem retribuiu os elogios . Carvalhal falou de um Famalicão coeso, com bons valores individuais, bem treinado e que sofre poucos golos em casa. «Se o mister Carvalhal foi elogioso para connosco, eu tenho que ser mais ainda em relação àquilo que é o Braga». Hugo Oliveira enalteceu o equilíbrio e a profundidade do plantel adversário, «numa equipa que é extremamente competente, competitiva e que faz uma mescla entre experiência, juventude, qualidade técnica e tática, e ambição de um clube que está extremamente desenvolvido. Junta-se a isso a competência do treinador, talvez o mais experimentado da Liga».

Por isso, reforçou, «será um jogo muito competitivo», mas a ambição é vencer. «Somos uma equipa que olha para todos os jogos para ganhar, e não vai ser diferente. Na primeira volta tivemos um dos melhores espetáculos de futebol (3-3) que esta Liga teve este ano e acredito que agora vai ser também um grande jogo», afirmou.

Em caso de vitória, o Famalicão bate o recorde de quatro triunfos consecutivos em casa na I Liga, que remonta à época 1990/91. «Se estivermos bem estamos mais próximos de vencer e é isso que ambicionamos. Lutar pela vitória à nossa maneira. O Sp. Braga está no melhor momento da época, mas sabe que não será fácil vencer aqui».

O FC Famalicão, sétimo classificado, com 43 pontos (a cinco de um lugar europeu), e SC Braga, terceiro, com 63, defrontam-se a partir das 20h30 desta sexta-feira, no Estádio Municipal. João Gonçalves, da associação do Porto, dirige este jogo que abre a 31.ª jornada da I Liga

Foto: FC Famalicão

Famalicão: 25 de abril com bandeiras a meia haste e um minuto de silêncio pela morte do Papa Francisco

Está a decorrer a sessão solene da Assembleia Municipal, evocativa do 51.º aniversário do 25 de abril. Antes dos habituais discursos, a cerimónia começou com o Hino Nacional, tocado pela Banda de Famalicão, seguindo-se o hastear das bandeiras que ficaram a meia haste em virtude do luto nacional pela morte do Papa.

A sessão, que ainda decorre no salão nobre da Assembleia que está cheio, começou com um minuto de silêncio em memória de Francisco.

Famalicão: Chega contacta com famalicenses na feira

Em mais uma ação de pré-campanha eleitoral para as Legislativas de maio, o partido Chega visitou, na quarta-feira, a feira semanal de Famalicão.

A comitiva contou com a presença dos deputados Filipe Melo e Carlos Barbosa, que se juntaram aos militantes locais nesta jornada de contacto com a população para ouvir as suas preocupações e aspirações.

Esta iniciativa, que teve a participação da Juventude Chega, «demonstra, uma vez mais, a força e união do Chega em Famalicão. A nossa caminhada continua firme rumo à vitória. Acreditamos num concelho mais justo, mais seguro e com políticas que verdadeiramente representem os interesses da sua população», promete a comissão política do partido.

Famalicão: Vale Sobre Rodas celebra primeiro aniversário com muita animação

O Grupo Motard Vale Sobre Rodas, de Vale S. Cosme, celebra o primeiro aniversário a 10 de maio, com atividades que vão decorrer no recinto nas antigas instalações da Didáxis.

A festa começa às 14h30 e encerra às 2 horas da madrugada de domingo. O evento é de entrada livre.

No recinto os visitantes poderão contar com exposição de motos, presenças especiais, uma zona de alimentação e, ainda, várias demonstrações de artistas. Também está previsto um bike wash, seguido de uma atuação surpresa que fará de introdução ao Freestyle, com os stunt riders Jaque e NH Pina.
No final da tarde, os Vimara sobem ao palco para aquecer a noite que terá como cabeças de cartaz os humoristas Sor Miguel + Bicalho, seguidos da banda Scream of the Soul. Depois, o Dj Carlos Azevedo vai animar os resistentes noite dentro.

Famalicão: Passeio das Velhas Guardas do GR Gavião é a 10 de maio

A vigésima segunda edição do Passeio das Velhas Guardas do GR Gavião tem como destino a cidade de Chaves. O convívio está marcado para o dia 10 de maio e representa mais uma jornada de amizade e de muitas memórias vividas no clube que, este ano, celebra 50 anos de existência.

Iniciado em 2001, excetuando os anos de 2020 e 2021, por causa da pandemia, este encontro anual, reúne a família do clube. Da Serra da Estrela, logo no primeiro passeio, passando por outras localidades da região Norte, as velhas guardas juntam-se para celebrar os bons momentos passados, para falar do presente e, também, sempre com sugestões para o futuro. Trata-se de um convívio que marca gerações e que é reservado apenas para os sócios.