
Nas solenidades da Quaresma e Semana Santa, organizadas pela Confraria das Santas Chagas, em colaboração com a paróquia de Santo Adrião, destacam-se as procissões do Ecce Homo, no dia 29, e da Sexta-feira Santa, no dia 30 de março. Na celebração de Quinta-feira Santa preside à procissão o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, e na Sexta-feira Santa participa um bispo auxiliar. As procissões saem às 21h30 da antiga matriz, percorrendo várias ruas da cidade.
Outro momento religioso importante é a Via-Sacra, marcada para o dia 23 de março, com saída às 21h30, da nova matriz para a matriz antiga. A Paixão de Cristo será retratada ao longo de 10 estações, com 8 cruzes na rua. Mais uma vez, as cruzes são uma criação artística dos alunos da Casa ao Lado, instituição que tem colaborado com estas celebrações.
A novidade este ano é a conferência intitulada “Ceia: Ao Sabor da Bíblia”, com o chefe Luís Lavrador, cozinheiro chefe da Seleção Nacional de Futebol. Haverá palavras e petiscos. Esta conferência está marcada para o dia 10 de março, às 10 horas, no Centro Pastoral e Paroquial. É exigida a inscrição.
No dia 24 de março, às 21h30, na matriz antiga, decorrerá o concerto de Páscoa, com artistas como António Carrilho e Carla Caramujo, para interpretar “Stabat Mater de Giovanni Battista Pergolesi”.
De 26 a 28 de março haverá um ciclo de cinema, intitulado “Sementes de Esperança”. Está marcado para a Casa das Artes, sempre às 21 h30. Mantém-se o concurso de fotografia sobre o tema da Cruz, para todos os interessados. Previsto ainda um concurso artístico sobre o tema “Desenhar a Esperança”, desafio lançado às crianças da catequese.
«Não temos a intenção de ser diferentes, mas marcar a Semana Santa. No entanto, procuramos que haja sempre alguma criatividade ao serviço do Evangelho para que a mensagem de Deus se possa dizer de forma diferente e criativa», afirmou sacerdote Francisco Carreira, da paróquia de Santo Adrião, Famalicão.