Trofa: Jovens ajudam a escolher cartaz do BeLive 2026

O BeLive – Festival da Juventude da Trofa 2026, organizado pela Câmara Municipal já está em preparação. A edição deste ano, que terá lugar entre os dias 23 e 25 de julho, assinala o início de uma nova fase estratégica do evento.

Com o objetivo de criar uma experiência alinhada com os interesses da juventude trofense, a Câmara Municipal lançou na passada sexta-feira um questionário participativo, convidando os jovens a contribuir na preparação do BeLive 2026, nomeadamente ao nível dos conteúdos artísticos, culturais e recreativos do evento.

O questionário vai recolher opiniões acerca dos artistas musicais a integrar o cartaz, os DJ’s de referência para o público, as atividades e experiências inovadoras que possam valorizar o festival.

O questionário de participação encontra-se disponível online e pode ser preenchido aqui até ao dia 25 de janeiro.

Deixe um comentário

Famalicão: Música anima as noites de sexta-feira e sábado na Casa do Artista Amador

Esta sexta-feira, a Casa do Artista Amador de Famalicão vai receber em palco uma Jam Session, um momento destinado a escutar os músicos que se inscrevem na hora a participar na iniciativa. Um evento com entrada livre.

No sábado é dia de concerto, às 21h30, onde as sonoridades mais pesadas voltam a ganhar espaço na Casa do Artista Amador. Da Galiza, os Urko apresentam em Portugal pela primeira vez o seu segundo trabalho discográfico “Capitulo II: A semente do caos”, numa noite onde os famalicenses Godsin são os convidados. A entrada tem um custo de 6 euros.

Álvaro Santos é o novo presidente da CCDR-N

Álvaro Santos é o novo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) ao vencer, esta segunda-feira, dia 12, António Cunha, atual presidente deste organismo.

O novo presidente conseguiu 57% dos votos contra os 39% de António Cunha, na única eleição com duas listas em disputa; todas as outras CCDR foram a eleições com lista única.

A votação decorreu nas Assembleias Municipais de cada concelho. Têm direito de voto os presidentes de junta, deputados, vereadores e presidente da Câmara. Em Famalicão venceu Álvaro Santos, com 77 votos, contra 10 de António Cunha. Registaram-se votos 2 em branco.

O presidente da Câmara de Famalicão desejou «as maiores felicidades» a Álvaro Santos na condução do seu mandato. Mário Passos tem a certeza de que «estará à altura do desafio de estabelecer pontes e de projetar e afirmar a região, num quadro muito importante de investimentos estruturantes que irão afirmar ainda mais o Norte como uma região de destaque no país».

Na despedida, o edil famalicense não esqueceu o trabalho de António Cunha e agradeceu-lhe por isso. «O desenvolvimento da região Norte nestes últimos anos tem também a sua assinatura e só lhe podemos estar gratos por isso», mencionou.

Santo Tirso: Cerca de 40 bombeiros combatem fogo em lar de idosos

A noite desta segunda-feira fica marcada por um alerta de incêndio na Torre Sénior, em Areias, Santo Tirso.

As chamas terão deflagrado na lavandaria, área restrita aos profissionais daquele lar. Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Tirsenses, Santo Tirso e Vila das Aves, apoiados pela VMER de Famalicão.

As primeiras informações dão conta que o lar foi evacuado e que não há registo de feridos.

O alerta chegou às 21h32.

 

 

Famalicão: Deputados municipais no Parlamento dos Jovens na CIOR

Cinquenta alunos de diferentes cursos da CIOR, integrando 5 listas concorrentes, participaram na edição deste ano do Parlamento dos Jovens. Após todo um processo de preparação e de uma campanha eleitoral junto da comunidade educativa, teve lugar a apresentação de ideias, reflexão, sensibilização e debate em torno da Literacia Financeira: Os Jovens Contam.

Na manhã desta segunda-feira, no auditório da escola profissional, decorreu uma sessão que contou com a presença dos deputados municipais Jorge Paulo Oliveira, do PSD, Luís Miranda, do PS, e João Nascimento, do CDS e presidente da Assembleia Municipal.

Ana Fernandes aponta a iniciativa como «um verdadeiro exercício do debate democrático, que promove o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, incentivando à reflexão e ao debate e estimulando as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, respeitando a tolerância e a formação da vontade da maioria».

A coordenadora do projeto/programa destaca, ainda, «a importância da participação e do voto na resolução de questões que afetam o presente e futuro individual e coletivo das pessoas como cidadãos intervenientes e democratas».

 

Hacker português que investiu em Famalicão e foi detido pelo FBI vai ser julgado em Guimarães

Diogo Santos Coelho, jovem hacker de Viseu, de 25 anos, vai ser julgado no Tribunal de Guimarães, depois de ter alegadamente ganho, entre 2015 e 2022, pelo menos 654 mil euros com a venda ilícita de dados pessoais e bancários na plataforma Raidforums.

Grande parte do dinheiro foi utilizada em Famalicão, onde residia, para comprar uma casa e um automóvel Tesla, investimentos que chegam a 300 mil euros. Segundo a acusação, as quantias eram transferidas do site para criptoativos e, depois, para uma conta bancária no Banco Santander, permitindo-lhe usar o dinheiro à vontade.

Detido no aeroporto de Inglaterra, a pedido do FBI, Diogo Santos Coelho viu a extradição para os Estados Unidos anulada por um juiz britânico, devido ao autismo e ao alegado aliciamento online desde os 14 anos. Nos EUA, podia enfrentar até 52 anos de prisão.

O tribunal de Guimarães vai agora analisar o caso, considerado o local onde se concretizaram os principais crimes.

Fonte: O Minho

XIX Presépio de Priscos reuniu centenas de voluntários e milhares de visitantes

A XIX edição do Presépio ao Vivo de Priscos, no concelho de Braga, voltou a destacar-se como um dos principais eventos natalícios do país, assumindo este ano uma forte mensagem social sob o tema “Deficiência e Superação”.

A iniciativa procurou sensibilizar para as dificuldades vividas pelas pessoas com deficiência, promovendo a inclusão, a dignidade e a esperança. Entre os momentos marcantes esteve a participação do Centro de Paralisia Cerebral de Beja e o testemunho de Diogo Faria, jovem com Ataxia Congénita.

Entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, o evento recebeu mais de 180 grupos organizados de Portugal e da Galiza, contando com cerca de 600 voluntários. O Presépio voltou assim a afirmar-se como um projeto cultural e solidário de referência, onde o Natal é vivido de forma humana e transformadora.