Universidade do Minho tem o curso mais procurado do país

O curso de Criminologia e Justiça Criminal da Universidade do Minho foi o mais difícil de entrar neste ano letivo em todo o ensino superior público nacional. A licenciatura teve neste seu segundo ano de existência 170 candidatos em primeira opção para as 25 vagas do concurso nacional de acesso, o que significa que só 15% entraram. Dito de outra forma, daria para abrir quase sete turmas. Os dados constam do “índice de satisfação da procura” da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), que contrapõe o número de vagas com o dos alunos que colocaram essa formação em primeira opção entre os mais de mil cursos.

Para o diretor da licenciatura em Criminologia e Justiça Criminal, a grande procura deve-se à crescente importância social da área e à qualidade científica do corpo docente, envolvendo a Escola de Direito, a Escola de Psicologia e o Instituto de Ciências Sociais da UMinho. “A sociedade requer especialistas no conhecimento da realidade psicológica, social e judicial do crime, pois são uma mais-valia na investigação forense, nos processos de interrogatório aos arguidos, no estudo da vitimologia, no apoio à reinserção social ou até na avaliação das questões do terrorismo, o qual é impensável combater sem criminólogos”, explica Fernando Conde Monteiro. Este campo de estudo “é recente em Portugal”, está afirmado em países como Reino Unido ou EUA e, por outro lado, mal despontou nos países em desenvolvimento, o que abre muitas portas aos futuros profissionais.

A aluna Margarida Moreira, de Paços de Ferreira, foi atraída “pela curiosidade de saber o que o criminoso faz e porque o faz”. A isso aliou o sonho de poder ser polícia e o imaginário das séries televisivas. “Sinto-me muito feliz por ter conseguido entrar no curso mais procurado do país”, salienta. Há um ano, na estreia desta licenciatura, houve 254 candidatos em primeira opção para as vinte vagas do concurso nacional, logo apenas 7.9% entraram, mas foram quase 900 a elencá-lo nas seis escolhas possíveis no boletim de acesso ao superior. O curso tem três anos de duração e decorre no campus de Gualtar, em Braga. Entre as próximas apostas da UMinho pondera-se a criação do mestrado e do doutoramento em Criminologia.

O “índice de satisfação da procura” da DGES confirma também que a UMinho foi a que teve a nível nacional mais candidatos em termos proporcionais nos cursos de Estudos Orientais (Chineses e Japoneses), Design e Marketing de Moda, Engenharia Têxtil, Engenharia de Polímeros, Ciência Política, Negócios Internacionais, Química, Design de Produto, Engenharia de Materiais, Biologia Aplicada e Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, entre outros. A UMinho oferece 55 licenciaturas e mestrados integrados, num total superior a 2700 vagas.

Autarcas de Famalicão, Maia e Trofa satisfeitos com lançamento de concurso para a nova ponte sobre o Ave

Reunidos esta segunda-feira, os presidentes das Câmaras Municipais de Famalicão, Maia e Trofa, Mário Passos, António Silva Tiago e Sérgio Humberto, respetivamente, congratulam-se publicamente pelo lançamento do concurso público para a quarta e última fase da empreitada da variante à Estrada Nacional 14 que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave.

O concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP) foi publicado em Diário da República no passado dia 5 de maio, tendo como prazo para apresentação de propostas o dia 20 de junho de 2023.

O valor base da obra é de 17 milhões de euros e o prazo de execução da empreitada é de 600 dias.

Mário Passos, António Silva Tiago e Sérgio Humberto recordam que esta é uma intervenção há décadas reclamada junto do poder central pelas populações dos três concelhos, sobretudo por parte do seu tecido empresarial que constitui um dos principais eixos produtores, empregadores e exportadores do país e que tem visto a sua atividade ser fortemente prejudicada devido aos constrangimentos de tráfego da EN14.

Recorde-se que a intervenção permitirá melhorar «as condições de segurança e acessibilidade numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caracterizam a atual Estrada Nacional 14», pode ler-se na descrição da empreitada a concurso.

Famalicão candidata-se a “Cidade Europeia do Desporto 2025”

Domingo, dia 4 de junho, o município de Famalicão apresenta a candidatura oficial “Famalicão a Cidade Europeia do Desporto 2025”. Acontece pelas 15h30, na Praça da Cidadania, na entrada principal do Parque da Devesa.

Está prevista a participação de várias associações desportivas e atletas do concelho, numa tarde que promete ser de festa para o desporto famalicense.

«Somos uma cidade verdadeiramente desportiva. Em Famalicão, o desporto é sinónimo de multiplicidade, competição, lazer, integração, saúde, qualidade de vida e igualdade. Apresentamos a candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto cientes do pleno reconhecimento em obter tal distinção», refere o presidente da Câmara, Mário Passos.

 

Famalicão: Têxtil famalicense mostra-se na China

Famalicão “Cidade Têxtil” mostra-se na China, a convite da Embaixada da China em Portugal, da Universidade Têxtil de Wuhan e da Câmara de Comércio e Indústria Luso Chinesa.

O objetivo passa por partilhar experiências, aproximar empresas e fomentar o intercâmbio entre empresas e instituições do sistema científico e tecnológico.

Durante duas semanas, três dezenas de pessoas estarão neste intercâmbio, que representam universidades, associações empresariais, centros tecnológicos, centros de formação e empresas e o Município, através da presença do vereador da Economia, Empreendedorismo e Relações Internacionais, Augusto Lima.

A comitiva é composta por entidades de referência do setor como o CITEVE, a Universidade do Minho, o Modatex, a ATP, e empresas como a ROQ, a SweaTrofa, a Cityberia, a Fradelsport, a Riopele, e a Nalmok Consulting.

«Dando a conhecer o que de melhor se faz em Famalicão no setor têxtil, promovendo a indústria e o sistema científico e tecnológico, criam-se assim oportunidades para futuras relações entre empresas e universidades, nomeadamente nas aplicações têxteis à saúde, ao automóvel, ao desporto e proteção, áreas de investigação privilegiada da Universidade Têxtil de Wuhan», referiu Augusto Lima.

O vereador responsável pelo pelouro da Economia considera que a «China pode ser encarada não só como fornecedor, mas também como parceiro e cliente, devido à forte necessidade de produtos de maior valor acrescentado e oportunidades de desenvolvimento de projetos de investigação e desenvolvimento, potenciadores da atração e intercâmbio de talento. Um outro ponto a realçar é a possibilidade da atração de investimento em áreas tecnológicas e industriais, pelo que esta missão pode contribuir para a implementação da estratégia Created IN Famalicão». Augusto Lima está convicto de que «a dinâmica que aqui vimos e o que mostramos de Vila Nova de Famalicão será motivo para novas missões nos dois sentidos, potenciando os negócios, a inovação e a atração de investimento e talento».

O Programa da Missão Empresarial inclui reuniões e conferências, visitas à Universidade e empresas, designadamente em Wuhan, Pequim, Hangzhou e Zhaoxing.

 

Famalicão: “Vai à Vila” dedicado à saúde

Mercado Urbano ‘Vai à Vila’ dedica esta quarta-feira, 31 de maio, ao tema da saúde. Vai funcionar das 9h00 às 13h e das 14h30 às 16h30.

No Mercado da Saúde, organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Escola Profissional CIOR, estarão incluídos postos informativos, uma zona de rastreios, showcookings e aulas de atividade física.

Estarão presentes entidades como a Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão, a Unidade de Cuidados na Comunidade e os Bombeiros Voluntários de Famalicão, bem como os rastreios em parceria com Jorge Oculista, Widex, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e as Farmácias da Devesa e de Calendário.

Atrás da Fundação Cupertino de Miranda haverá uma zona dedicada à promoção de atividade física, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h, assegurada pelos técnicos da divisão de Desporto do Município de Vila Nova de Famalicão.

O certame também inclui um espaço dedicado aos hábitos alimentares saudáveis, na Praça – Mercado Municipal de Famalicão. Ao longo do dia, estão previstos três showcookings subordinados aos temas: ‘Como fazer um brunch saudável em casa’ (9h00), ‘Almoços leves para dias quentes, refeições para a praia e piqueniques’ (11h15), e ‘Gelados sem culpa’ (15h30). Todas as sessões são abertas ao público, têm uma duração aproximada de 30 minutos e ficarão a cargo dos pelouros do Desporto e da Juventude da autarquia.

 

Famalicão: Campeões nacionais e vencedoras da Taça recebidos nos Paços do Concelho

Os novos campeões nacionais sub-19 e as vencedoras da Taça de Portugal de futebol feminino foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, nos Paços do Concelho.

O dia histórico foi sábado, 27 de maio, a receção foi ao final da tarde desta segunda-feira. Os atletas e as atletas, bem como as equipas técnicas e restante responsáveis “invadiram” o edifício municipal, a convite de Mário Passos. Jorge Silva e Miguel Ribeiro, presidentes do FC Famalicão e da SAD, também participaram neste momento que terminou com uma aparição de todos na varanda do edifício para a uma saudação muito ruidosa dos adeptos que se encontravam no exterior.

No final, houve foto de família daqueles que, a 27 de maio, foram autores de mais uma bela página na já longa história do FC Famalicão e, claro está, do município famalicense.

 

Famalicão: Academia de Artes Marciais Alex Ryu Jitsu de Nine celebra 31 anos

A Academia de Artes Marciais Alex Ryu Jitsu de Nine, liderada pelo mestre Paulo Fernandes, celebra no dia 3 de junho, 31 anos, sendo uma das mais antigas academias do estilo e uma das mais premiadas.

Está previsto um jantar de gala, com dezenas de convidados, entre atletas, ex-atletas, familiares, amigos e vários convidados ilustres.

A cerimónia servirá para finalizar a época desportiva, aproveitando para homenagear antigos atletas e os atletas atuais que mais se destacaram ao longo do ano, dando destaque aos campeões.

O mestre Paulo Fernandes agradece a todos aqueles que, ao longo destes 31 anos, ajudaram esta Academia a crescer, a evoluir e a cimentar cada vez mais o seu lugar de importância neste estilo, na freguesia e na sociedade, tornando-se uma academia galardoada individualmente e coletivamente ano após ano.