Famalicão: «É hora de devolver a voz à região na Assembleia da República»

A eleição de deputados da CDU pelo círculo de Braga é importante «para devolver a voz da região na Assembleia da República», apontou Paulo Raimundo, na noite do passado sábado, em comício realizado na Fundação Cupertino de Miranda.

O líder do PCP falava para um auditório cheio, tendo junto de si Mariana Silva, da Comissão Executiva do PEV, Sandra Cardoso, primeira candidata pelo Círculo de Braga, Torcato Ribeiro, mandatário regional da CDU, e outros candidatos.
Tânia Silva, a famalicense candidata, apelou à mobilização de todos, no esclarecimento «para o voto que faz a diferença, o voto na CDU», enquanto que Sandra Cardoso referiu que concelho de Famalicão, assim como todo e distrito de Braga, «tem sentido bem as políticas de empobrecimento do governo do PS, demasiadas vezes acompanhado pelo PSD, IL e CH».

A candidata destacou, ainda, que no dia 10 de março, «está nas nossas mãos mudar de política» e que «fazem falta na AR deputados com propostas concretas para a região, que lutem por melhores condições de vida para todos». A candidata abordou a necessidade de investimento no passe social intermodal em ligação com as CIM do Cávado e Ave e a Área Metropolitana do Porto, na construção de habitação pública, na construção de uma rede pública de creches e da melhoria do Hospital de Famalicão.

Mariana Silva, do PEV, referiu que as próximas eleições são «a oportunidade de, com o regresso do grupo parlamentar do Partido Ecologista Os Verdes e o reforço do grupo parlamentar do PCP, retomar um caminho de conquista de direitos e de melhores condições de vida para todos».

No discurso de encerramento, Paulo Raimundo dirigiu-se aos desiludidos «com o estado a que chegámos, aos revoltados e aos que desejam mudanças», afirmando que «é na CDU e só na CDU que podem confiar».

O Secretário-Geral do PCP enfatizou que «os principais grupos económicos têm 25 milhões de euros de lucros por dia. Está tudo dito. A banca tem mais de 12 milhões de euros por dia. Não falta de dinheiro, o problema é como ele se distribui. O país tem meios, tem recursos, tem capacidades e tem gente séria e honesta capaz de pôr isto a andar para a frente».

 

Deixe um comentário

Famalicão: Equipa sub-19 começa e acaba em casa fase de apuramento de campeão

Esta terça-feira ficou conhecido o alinhamento da fase de apuramento de campeão para as equipas sub-19. O FC Famalicão começa a jogar em casa, no dia 24 de janeiro, na receção à UD Leiria e termina a prova também em casa, em partida com o Benfica.

O apuramento de campeão é disputado por oito clubes, conforme sorteio. A formação que terminar em primeiro lugar sagra-se campeã nacional. Nesta fase, participam, para além do conjunto famalicense, UD Leiria, Sporting CP, Santa Clara, Rio Ave FC, FC Porto, SL Benfica e Gil Vicente FC.

Famalicão: Cortejo e leilão do Menino, em Esmeriz

No dia 1 de fevereiro, domingo, às 15 horas, no salão paroquial de Esmeriz, tem lugar o Leilão do Menino Jesus.

O cortejo vai da capela de S. Marçal até ao Salão Paroquial, onde se realizará o leilão. Não faltará a animação, com música e dança, e bar com bebidas e petiscos.

Serão, ainda, sorteados quatro cabazes e os bilhetes podem ser adquiridos junto dos delegados de zona ou conselho económico.

Toda a comunidade é convidada a participar e a ser generosa. O resultado do leilão é para o telhado da residência paroquial. «Vamos preservar o nosso património», é o desafio.

Famalicão: CHEGA condena acumulação de lixo em ecoponto de Ribeirão

Em comunicado, a Comissão Política Concelhia do CHEGA repudia «veementemente» a cumulação de lixo, móveis, colchões, caixas e outros resíduos volumosos à volta de um ecoponto na freguesia de Ribeirão. Diz que o ocorrido é «chocante e inaceitável».

Os dirigentes do partido dizem que se trata de uma situação recorrente neste ecoponto. Um local para fazer a reciclagem e que, na análise do partido, está transformado «num verdadeiro aterro ilegal a céu aberto». Esta «é uma clara demonstração de falta de civismo, de desrespeito absoluto pelo espaço público e por todos os cidadãos que ali vivem, circulam ou simplesmente apreciam uma freguesia limpa e digna».

Perante esta situação, a Comissão Política do CHEGA exige da Câmara, da Polícia Municipal e de outras entidades, o reforço «urgente da fiscalização nos locais críticos»; a aplicação de coimas; a instalação de videovigilância nos ecopontos problemáticos e campanhas mais agressivas de sensibilização e informação sobre as alternativas legais de deposição.

Famalicão: Música anima as noites de sexta-feira e sábado na Casa do Artista Amador

Esta sexta-feira, a Casa do Artista Amador de Famalicão vai receber em palco uma Jam Session, um momento destinado a escutar os músicos que se inscrevem na hora a participar na iniciativa. Um evento com entrada livre.

No sábado é dia de concerto, às 21h30, onde as sonoridades mais pesadas voltam a ganhar espaço na Casa do Artista Amador. Da Galiza, os Urko apresentam em Portugal pela primeira vez o seu segundo trabalho discográfico “Capitulo II: A semente do caos”, numa noite onde os famalicenses Godsin são os convidados. A entrada tem um custo de 6 euros.

Famalicão: Sábado, refeições em Requião, pelo chef Álvaro Costa

O grupo de pais dos alunos finalistas do 4.° ano da EB de Requião vão promover uma cozinha comunitária, no sábado, dia 17, para angariação de fundos. Os pratos irão ser confecionados pelo chef Álvaro Costa.

O prato é feijoada à transmontana. A dose individual custa 8,5 euros. Podem levantar a partir das 12 horas. A ementa tem também, a partir das 18 horas, sopa de pedra, a 6,5 euros; arroz doce a 2,5 euros a dose.

As refeições são para levantar na cozinha comunitária de Requião.

Reservas: 916 390 365.

Famalicão: Diogo Costa faz assistência para mais um troféu

O Lion City Sailors, equipa do famalicense Diogo Costa, começou 2026 com a conquista do primeiro troféu da época. Foi na Supertaça de Singapura, após vitória, 2-0, sobre o BG Tampines Rovers.

Na partida disputada no passado sábado, o jovem famalicense voltou a exibir-se em bom plano e foi autor da assistência para o segundo golo do encontro.

Recorde-se que em junho a equipa de Diogo Costa conquistou a Taça de Singapura, troféu que juntou ao campeonato nacional.

Diogo Costa esteve, numa primeira fase emprestado ao clube pelo FC Famalicão, mas em julho do ano passado assinou contrato por cinco épocas com o City Sailors.

Foto arquivo