Noite Branca de Braga? Atenção às alterações ao trânsito e estacionamento!

O Município de Braga informa que, por motivo da realização do evento ´Noite Branca Braga 2018´, que decorre de 31 de agosto a 2 de setembro, estão previstos os seguintes condicionamentos de trânsito e de estacionamento conforme o exposto:

– É proibido o estacionamento automóvel na Praça Municipal e Rua de Santo António até às 23h59 do dia 2 de setembro;

– O arruamento a nascente do edifício Municipal na Praça Municipal fica encerrado ao trânsito e estacionamento automóvel até às 23h59 do dia 3 de setembro;

– É proibido o estacionamento automóvel na Rua D. Frei Caetano Brandão, desde a Praça Conselheiro Torres de Almeida até ao cruzamento com a Rua D. Diogo de Sousa, bem como nos arruamentos Norte e Sul da Praça Municipal, entre o entroncamento destes com o arruamento a Nascente do edifício Municipal e a Rua D. Frei Caetano Brandão até às 23h59 do dia 3 de setembro;

– É proibido o trânsito automóvel na Avenida Visconde Nespereira das 19h do dia 31 de agosto até às 8h do dia 2 de setembro;

– É proibido o estacionamento automóvel na Avenida Visconde Nespereira das 14h do dia 31 de agosto até às 8h do dia 2 de setembro;

– É proibido o trânsito automóvel na Praça Municipal e Rua de Santo António das 14h do dia 31 de agosto até às 23h59 do dia 2 de setembro;

– É proibido o trânsito automóvel no arruamento entre a Praça Conselheiro Torres de Almeida e a Rua Alferes Alfredo Ferreira das 20h30 do dia 31 de agosto às 6h dia 1 de setembro e das 20h30 do dia 1 de setembro às 6h do dia 2 de setembro;

– É proibido o estacionamento automóvel no arruamento entre a Praça Conselheiro Torres de Almeida e a Rua Alferes Alfredo Ferreira das 14h do dia 31 de agosto às 05h do dia 1 de setembro e das 14h do dia 1 de setembro às 05h do dia 2 de Setembro;

– Na Rua Alferes Alfredo Ferreira é condicionado o trânsito e o estacionamento automóvel, mediante necessidades pontuais que se venham a verificar, e por forma a garantir condições de segurança e circulação, entre as 14h do dia 31 de agosto e as 23h59 do dia 2 de setembro;

– É proibido o trânsito automóvel na Avenida Central e na Rua dos Chãos entre as 19h do dia 31 de agosto e as 06h do dia 1 de setembro e entre as 19h do dia 1 e as 06h do dia 2 de setembro;

– É proibido o trânsito automóvel na Rua D. Frei Caetano Brandão, desde a Praça Conselheiro Torres de Almeida até ao cruzamento com a Rua D. Paio Mendes, entre as 19h00 do dia 31 de Agosto e as 06h00 do dia 1 de Setembro e entre as 19h00 do dia 1 e as 06h00 do dia 2 de setembro;

– Entre as 20h do dia 31 de agosto e as 06h do dia 1 de Setembro e entre as 20h do dia 1 e as 06h do dia 2 de setembro não serão permitidos acessos à Área Pedonal, sendo estes salvaguardados unicamente em situações de emergência.

«Praça de táxis»

Em virtude das restrições de circulação automóvel que se irão observar, e por forma a garantir o seu normal funcionamento, é alterado provisoriamente o local de estacionamento de viaturas de transporte público de aluguer em veículos ligeiros de passageiros, localizado na Avenida Central.

Assim, e entre os dias 31 de Agosto e 2 de Setembro, ficará a praça de táxis localizada do lado Norte da Avenida Central, entre a Rua de S. Gonçalo e o número 95 da Avenida (a poente da Rua de S. Gonçalo).

«Condicionamento de acesso a parques de estacionamento»

O acesso ao Parque de Estacionamento do Campo da Vinha pela entrada da Praça Conselheiro Torres e Almeida, assim como a respectiva saída, serão fechadas entre as 19h00 do dia 31 de Agosto até às 03h00 do dia 01 de Setembro e das 19h00 do dia 01 de Setembro até às 05h00 do dia 02 de Setembro. Nestes horários o acesso ao Campo da Vinha será efectuado pelas demais entradas existentes, estando disponíveis todas as restantes saídas do parque.

Famalicão: Já há comissão para a festa em honra de Santo Adrião

A Festa em honra de Santo Adrião, em Vila Nova de Famalicão, tem este ano uma comissão de organização. Nos últimos anos, mesmo sem comissão formada, a festa realizou-se, graças à boa vontade de um grupo de pessoas identificadas com a fé e a tradição.

Este ano, há uma comissão que se propõe aprofundar esta festividade, que está marcada para os dias 12 e 13 de setembro. Querem retomar a procissão, criar momentos de convívio e honrar as tradições religiosas.

«A festa não é da comissão. A festa é vossa, é nossa, é de Santo Adrião», refere a organização, que agradece a quem não deixou apagar a tradição.

Nos próximos meses, esta comissão vai organizar eventos para angariação de fundos e espera contar com o apoio de todos os paroquianos e amigos de freguesias vizinhas.

 

Mau tempo na região centro: Governo dá até 10 mil euros (e não exige documentação) para reconstruir casas

O primeiro-ministro anunciou que o Governo vai financiar obras de reconstrução em habitações próprias e permanentes até 10 mil euros, sem exigência de documentação, quando os danos não estejam cobertos por seguro.

O mesmo valor de apoio será aplicado a prejuízos registados nas áreas da agricultura e da floresta.

Após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, Luís Montenegro revelou ainda que o pacote total de apoios para fazer face aos estragos causados pela tempestade Kristin deverá chegar aos 2.500 milhões de euros, envolvendo cerca de 34 mil operacionais nas operações de resposta.

Tarifas de Trump terão mais impacto nas empresas do Norte

Segundo um estudo da Universidade do Porto, para a Associação Comercial do Porto, o Norte será a região de Portugal mais afetada pela guerra comercial desencadeada pela administração Trump. Desde logo, com uma possibilidade de quebra de 3.300 empregos, impacto negativo na produção de 300 milhões de euros e de 45% ao nível do valor acrescentado bruto.

Por isso, a Associação Comercial do Porto pede a atenção do Governo português para este problema, nomeadamente para os impactos regionais assimétricos, especialmente para o Norte. Sugere apoios públicos seletivos aos setores mais expostos às tarifas, como eliminação da derrama.

Por outro lado, aponta que as empresas devem procurar diversificar os seus mercados. Incentiva ainda à inovação, diferenciação, modernização tecnológica e digitalização para aumentar a competitividade.

O documento, divulgado pela Lusa, explica que a região Norte será mais afetada pela concentração de uma parte relevante de atividades que sofrerão com as tarifas, excetuando os produtos petrolíferos e derivados.

Segundo Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, o estudo confirma «o que muitas empresas já começaram a sentir no terreno, designadamente que a crescente instabilidade do comércio internacional tem efeitos assimétricos e penaliza de forma particular regiões com forte base industrial e exportadora».

A investigação Alterações Geopolíticas e Guerra Comercial – Cenários, Impactos e Recomendações na Política será apresentada na tarde de segunda-feira, às 15 horas, no Palácio da Bolsa, no Porto.

Famalicão: Liberdade com bons resultados e recordes pessoais

Este domingo, nas Provas de Preparação em Pista Coberta, na pista de atletismo do Fórum de Braga, 14 atletas do Liberdade estiveram em grande destaque, alcançando excelentes resultados, com quatro atletas a bater os seus recordes pessoais e cinco atletas a competir pela primeira vez nestas distâncias em pista curta.

No período da manhã, participaram na distância dos 500 metros os atletas do escalão de benjamins A: Íris Ribeiro (8ª), Biatriz Almeida (9ª), Enzo Seara (10º) e Tiago João Silva (12º); benjamins B: Beatriz Monteiro (3ª, com RP), Gabriela Costa (8ª, com RP), Inês Oliveira (13ª), Paulo Bourbon (9º) e Martim Seara (13º). Em infantis, nos 150 metros, Salvador Paupério venceu a sua série e foi quinto da geral.

No final da tarde, entrou em ação os atletas iniciados, nos 1500 metros: Carolina Faria (4ª), Iara Sathler (12ª, com RP), Leonor Monteiro (14ª) e Gabriel Abreu (4º, com RP).

Famalicão: Atletas da EARO com recordes pessoais nas Provas Extras do Campeonato

Nas Provas Extras do Campeonato Nacional de Provas Combinadas, realizadas este fim de semana, no Fórum Braga, em pista curta, a Escola de Atletismo Rosa Oliveira apresentou-se com atletas de vários escalões etários que, ao longo da competição, alcançaram novos recordes pessoais.

No primeiro dia de provas, nos 800 metros, nos escalões sub-16 a sub-18, femininos e masculinos, bem como nos 1500 metros, nos escalões sub-20 e masters, correram pela EARO Ana Oliveira, Ana Silva, Joana Fernandes, Luísa Castro, Mafalda Ferreira, Mariana Martins, Matilde Cunha, Rafaela Araújo, Tiago Silva, Tomás Ramos, Ana Pereira, Maria Machado, André Rodrigues, Dinis Neves, Francisco Barros, Gonçalo Rodrigues, Manuel Cossa, Rui Oliveira, João Azevedo e Tomás Campos. A segunda jornada, no domingo, ficou marcada pela presença dos escalões mais jovens, com provas de 500 metros para sub-10 e sub-12 e de 1000 metros para sub-14.

Ao longo da competição, vários atletas alcançaram novos recordes pessoais.

Famalicão: Limpeza de vegetação pode condicionar circulação automóvel nas principais avenidas da cidade

Na próxima segunda-feira, a partir das 9 horas, os serviços municipais vão proceder a trabalhos de limpeza de vegetação nos separadores centrais das principais avenidas da cidade.

Os trabalhos vão incidir nas avenidas Marechal Humberto Delgado, dos Descobrimentos, Carlos Bacelar, do Brasil, Pinheiro Braga e França, podendo causar condicionamento na circulação automóvel nas faixas rodoviárias.