Famalicão: Mais de 400 operacionais combateram os 20 focos de incêndio no concelho

Desde o passado sábado, 14 de setembro, e até ao fim da manhã desta quarta-feira, Vila Nova de Famalicão registou 20 ocorrências relacionadas com focos de incêndio – entre novos focos e operações de rescaldo – que obrigaram à intervenção das corporações de bombeiros, GNR, Sapadores Florestais e do Serviço Municipal de Proteção Civil, mobilizando uma centena de meios e mais de 400 operacionais.

A ocorrência mais preocupante registou-se no último fim-de-semana, com um fogo florestal que atravessou as freguesias de Requião, Vermoim e Vale São Martinho e que consumiu mais de 100 hectares de área florestal.

Para além da área ardida, até ao momento não se registam danos materiais significativos resultantes das ocorrências no concelho.

O Município enaltece a resposta das forças de socorro e segurança. “Ao longo destes dias acompanhei de perto o esforço e o trabalho incessantes das forças de Segurança e Proteção Civil. Deixo aqui um público reconhecimento a todos aqueles que estão na linha da frente no combate às chamas e no apoio às populações”, salienta Mário Passos, o Presidente da Câmara Municipal.

Todo o território continental está em Situação de Alerta até às 23h59 desta quinta-feira.

14 Comments

  1. A tristeza que se vive não é devido ao aquecimento global que tanto se debate é devido sim à falta de organização territorial. Só quando acontece o perigo se vê os responsáveis a reclamar por aquilo que não cuidaram. É uma tristeza arbustos a cairem para as ruas., autoestradas, estradas municipais. O porquê de nao haver e cumprir regras de limpeza. Ha ruas que os autocarros e camiões são os “jardineiros”.😪

  2. Rui Costa é o politicamente correto é para o que estamos, a liberdade de expressão esta na rua da amargura!

  3. Não há vagas nas prisões??? porque não os cação não os mandam, para os meios dos bombeiros, tenho quase a certeza que eles (bombeiros)traravam bem deles, não os deixavam ter frio, era tam facil!! Terei eu alguma rezão???

Deixe um comentário

Famalicão: Presidente da Câmara visita Avidos e Lagoa

Depois de ter inaugurado, no dia 25 de abril, o multiusos, Mário Passos regressou, esta semana à União de Freguesias de Avidos e Lagoa. No âmbito do roteiro Presidência de Proximidade, o presidente da Câmara, “conduzido” pelo autarca local, António Gomes, aferiu dos investimentos concretizados e dos projetos planeados, designadamente a construção do futuro Parque de Lazer da Lagoa.

As associações locais vão, também, ganhar uma nova estrutura de apoio na antiga escola da Lagoa. A pavimentação e requalificação da Avenida e Travessa de Cambães, as intervenções a realizar na área do saneamento e águas residuais na Rua da Quelha e no Loteamento de Sucarreira, bem como a construção da cobertura do campo de jogos, foram obras e projetos analisados no decurso da visita.

O roteiro começou com o almoço com as crianças do Jardim de Infância da Lagoa, seguido da visita à Tiajo, empresa fundada em 1988 que exporta, de Avidos para o mundo, tecidos de workwear para diferentes clientes nacionais e estrangeiros.

Famalicão: CDU em campanha junto dos trabalhadores e da população

A CDU está em campanha pelo concelho de Famalicão para «esclarecer, convencer e mobilizar para o voto». Na segunda-feira, esteve em contacto com trabalhadores da Leica para «afirmar a necessidade do aumento de salário para fazer face ao aumento do custo de vida e a perda do poder de compra».
Esta quarta-feira, os ativistas, acompanhados de Sandra Cardoso, primeira candidata da pelo distrito de Braga, visitaram a feira semanal.

Para Sandra Cardoso «os impactos do custo de vida, as dificuldades em chegar ao fim do mês, são as preocupações que os famalicenses nos transmitiram. Da nossa parte, ficou uma mensagem de confiança e de futuro, confiança no país e no povo, futuro porque nada está perdido e cada voto conta».

A campanha vai prosseguir, na próxima sexta feira, junto dos trabalhadores da Lima & Companhia, e na manhã de sábado, novamente acompanhados por Sandra Cardoso, no mercado municipal, prosseguindo para uma ação de porta-a-porta no Edifício das Lameiras.

 

Famalicão: Riopele fatura 98,5 milhões em 2024 e mantém meta dos 100 milhões no ano do centenário

Face a 2023, o lucro da Riopele aumentou 15,7%, para cinco milhões de euros, em 2024, tendo as vendas consolidadas aumentado 1%, para 98,5 milhões de euros. Os números foram avançados, esta quarta-feira, à Lusa por fonte oficial da empresa têxtil que tem sede em Pousada de Saramagos. O ligeiro crescimento da faturação no ano passado seguiu-se a um aumento de 15% em 2023, alcançado «num contexto desafiante para a indústria têxtil, que, apesar de bem estabelecida nos mercados internacionais, continua a enfrentar uma concorrência forte».

Em 2024, o resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) do grupo Riopele situou-se nos 13,6 milhões de euros, o equivalente a 14% do volume de negócios do período.

Espanha, Canadá, Alemanha, Itália e França continuam a ser os principais destinos da histórica empresa famalicense que, no cômputo geral, exporta 98% da sua produção para 30 países e mais de 700 clientes.

Muito embora o país vizinho tenha ocupado o lugar cimeiro, foi o Canadá que mais se destacou, com um desempenho «que pode ser explicado pela elevada exigência dos clientes ao nível da sustentabilidade, mas também pelo trabalho conjunto das equipas de Investigação & Desenvolvimento e comercial, que contribuíram para o desenvolvimento de materiais» alinhados com as expectativas e necessidades específicas deste mercado.

Para este ano, a Riopele prevê um ligeiro crescimento da faturação, para próximo dos 100 milhões de euros. Recorde-se que em fevereiro de 2024, o presidente da empresa previa um cenário macro desfavorável, devido às guerras e retração do consumo, mas mesmo assim mantinha o objetivo de crescer para o centenário da empresa, que se celebra em 2027, alcançando os 100 milhões de euros de volume de negócios.

Entre as prioridades futuras, a têxtil destaca a conclusão dos investimentos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência e a continuidade do plano de formação para as áreas técnicas da indústria e ao desenvolvimento de competências de gestão dos seus quadros. Acrescem os avanços nos compromissos em matéria de sustentabilidade e indústria 4.0.

A empresa encara com otimismo os desafios do setor, particularmente a reposta às complexas questões energéticas e para responder a estes desafios, inaugurou em 2024 uma central fotovoltaica no polo B, num investimento de cinco milhões de euros parcialmente financiado pelo PRR. Está, também, em curso a futura central fotovoltaica no polo A, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano.

Especializada na produção de tecidos para a indústria da moda e atuando desde a Investigação & Desenvolvimento (I&D) até à fiação, tinturaria, torcedura, tecelagem, ultimação e confeção (sob a insígnia Riopele Fashion Solutions), a empresa de Pousada de Saramagos empregava 1.190 trabalhadores no final de 2024.

Famalicão: Jogo do título nacional sub-23 começa às 18 horas

Daqui a menos de duas horas começa o jogo que pode dar o título nacional da Liga Revelação ao FC Famalicão… mas também ao Torreense. O momento, que pode ficar para a história, começa às 18 horas, no Estádio Municipal. O Sport Clube União Torreense é o adversário de um jogo que poderá culminar em mais um momento marcante na história do clube famalicense que, obrigatoriamente, terá de vencer.

A entrada para a partida é gratuita, embora careça do levantamento de bilhetes na Loja Oficial (até à hora do jogo) ou na bilheteira do Estádio.

O resultado desta partida dá um inédito vencedor à sexta edição da prova reservada para as equipas sub-23. O Estoril já venceu por três vezes, Desportivo das Aves e o Estrela da Amadora têm um título cada um.

Com a melhor defesa da fase final (9 golos sofridos) e a equipa com o máximo de jogos sem perder (7), o Famalicão chega ao jogo decisivo depois 14 vitórias, 8 empates e 5 derrotas (menos derrotas da prova) no cômputo da época (27 jogos), e com 7 vitórias, 5 empates e uma derrota se olharmos, apenas, para o apuramento de campeão (13 jogos disputados). Em termos gerais, o treinador Rui Tomé utilizou 38 jogadores e Tomás Oliveira foi o único que marcou presença nos 27 jogos oficiais.

São estes os números da equipa sub-23, liderada há três temporadas por Rui Tomé. O Famalicão é a única formação a conseguir três pódios consecutivos (2.º lugar há dois anos, em igualdade pontual com o campeão Estrela, e um 3.º lugar em 2024) e, no balanço das últimas três fases finais, é também a equipa com maior número de pontos.

Falta o título… que pode acontecer ao final da tarde desta quarta-feira.

Famalicão: Jogo decisivo na luta pela manutenção é de entrada livre

A equipa de futebol feminino joga no próximo sábado uma cartada decisiva para manter as aspirações de chegar ao play-off da Liga BPI. Na penúltima jornada, recebe o Damaiense e o objetivo só pode ser um: vencer.
O jogo realiza-se a partir das 15 horas, no campo n.º2 do Estádio Municipal e é de entrada livre.

O principal campeonato nacional feminino esteve parado nas últimas semanas, tempo aproveitado pelo conjunto famalicense para afinar estratégias para o que falta (e é pouco) da prova. A equipa feminina do Famalicão, que está a fazer uma boa ponta final de campeonato, ocupa o décimo lugar, com 17 pontos a um do play-off da manutenção; já o Damaiense, com 23 pontos, está dois lugares acima.

A época não foi fácil para as famalicenses, mas a equipa foi subindo de produção e os resultados foram aparecendo. Na jornada 16, as comandadas de Rita Castro Silva tinham apenas 7 pontos e para a penúltima jornada (21) apresenta-se com 17.

Depois do Damaiense, as famalicenses fecham o campeonato, a 11 de maio, em casa do Racing Power.

Famalicão: Dia Aberto da ACE Escola de Artes adiado para o dia 31 de maio

Anteriormente marcado para o próximo sábado, 3 de maio, o Dia Aberto da ACE Escola de Artes foi adiado para o dia 31 do mesmo mês.

A iniciativa destina-se a quem queira conhecer as instalações e participar em palestras informativas, demonstrações práticas e atividades interativas. O objetivo é que todos explorem os serviços e descubram a verdadeira vocação artística.

Os participantes poderão interagir com a equipa que estará disponível para esclarecer dúvidas e partilhar experiências.

Devem inscrever-se em acefamalicao@ace-tb.com ou através 252 028 515. Facebook ACE Famalicão e Instagram oficial_ace_famalicao.

A ACE Escola de Artes de Famalicão funciona na EB1 das Lameiras, na Rua da Associação de Moradores das Lameiras.