Trofa: BUPI já registou mais de 600 matrizes em seis meses

camara trofa municipio

O BUPI – Balcão único do Prédio da Trofa registou desde a sua entrada em funcionamento, em junho de 2024, mais de 600 matrizes, num total de 250 atendimentos.

Com dois postos de atendimento, no Mercado Feira da Trofa, nas instalações do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Trofa e nos Paços do Concelho, o BUPI funciona por marcação prévia.

O BUPI é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita.

Em seis meses de funcionamento, o BUPI já realizou 250 atendimentos, num total de 687 Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG), mais de 660 matrizes processadas.

Recorde-se que o projeto piloto, começou em 2017, em 10 Municípios. Para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade, os proprietários precisam fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, não sendo suficiente a mera inscrição dos terrenos nas Finanças.

Sendo uma ferramenta gratuita até 2025, cabe aos Municípios sensibilizar a população para a necessidade de registo dos seus prédios. O BUPI pretende prestar um serviço de atendimento especializado com a ajuda de um técnico vai poder desenhar um polígono que representa os limites do seu terreno no mapa.

O Balcão Único do Prédio funciona por marcação prévia, através do e-mail: bupi@mun-trofa.pt ou através de contacto com o atendimento BUPI da Câmara Municipal da Trofa – 252 409 290

Deixe um comentário

Famalicão: Criança de 10 anos desaparecida desde Julho encontrada em Delães numa casa abandonada

A Polícia Judiciária localizou, esta segunda-feira, em Delães, Famalicão, uma criança de 10 anos que tinha sido raptada pelo pai no passado mês de julho, em Guimarães.

Segundo avança o Correio da Manhã, o menor foi encontrado numa casa abandonada, conhecida por ser frequentada por toxicodependentes. A criança apresentava ferimentos e encontrava-se debilitada.

Foi transportada de imediato para o Hospital de Famalicão.

O caso continua a ser investigado pelas autoridades.

Mário Passos quer construir 400 casas com renda acessível em Famalicão

A habitação é um dos pilares centrais do programa eleitoral de Mário Passos, candidato da coligação “Mais Ação. Mais Famalicão.” às próximas autárquicas. O destaque vai para a construção de 400 novas casas para arrendamento acessível, dirigidas a famílias da classe média, dando continuidade às mais de 200 já iniciadas no atual mandato.

A estratégia prevê ainda parcerias público-privadas para construção a custos controlados em terrenos municipais, lotes urbanizados a preços acessíveis para jovens até 35 anos e uma oferta pública de arrendamento para subarrendar a famílias.

O programa municipal “Casa Feliz” será reforçado, com mais apoio no pagamento de rendas, reabilitação de habitações e combate à pobreza energética. Está igualmente prevista a aprovação da Carta Municipal de Habitação e a criação do Conselho Local de Habitação.

HumanitAVE na 28ª missão humanitária na Guiné-Bissau entrega de 12 furos de água

A HumanitAVE esteve, na última semana, em mais uma missão humanitária na Guiné-Bissau. Esta 28ª edição ficou marcada pela inauguração de 12 furos de água potável, integrados no projeto “Água é Vida”, que chegaram a várias comunidades locais.

A missão contou com a presença de empresários que financiaram as infraestruturas. Os momentos de inauguração foram vividos com festa, emoção e gratidão pelas comunidades beneficiadas.

Além da entrega dos furos, a HumanitAVE acompanhou os projetos em curso e preparou o arranque do novo ano letivo nas escolas comunitárias que apoia. As voluntárias permanecerão ainda no terreno para distribuir kits escolares a cada criança.

Famalicão: Três feridos em colisão entre três viaturas e corte da N206 em Outiz

Três pessoas ficaram feridas, na tarde deste sábado, na sequência de uma colisão entre três viaturas, na Avenida Jorge Reis, em Outiz, Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 18h40 e as vítimas foram assistidas no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses e de Viatodos.

O trânsito na N206 esteve cortado para se procederem às operações de socorro.

Carlos Rafael Freitas volta a ser o bombeiro mais rápido de Famalicão

Carlos Rafael Freitas, dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, voltou a destacar-se ao ser, pelo quarto ano consecutivo, o bombeiro mais rápido do concelho a concluir a exigente prova “Escadórios da Humanidade”, que decorreu este sábado, 27 de setembro, no Bom Jesus, em Braga.

Equipado a rigor, o bombeiro de Famalicão completou a subida dos 566 degraus em 07:33 minutos, garantindo o 80.º lugar da classificação geral, igualmente 80.º no setor masculino, e terminando em 17.º no escalão Seniores 1 Masculino.

À semelhança dos anos anteriores, todas as corporações do concelho de Vila Nova de Famalicão marcaram presença na competição, que voltou a juntar centenas de bombeiros de todo o país e não só.

Mau tempo: Chuva, vento e trovoada previstos para as próximas horas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Braga e Porto sob aviso amarelo neste fim de semana, devido à previsão de chuva, trovoada e vento intenso.

Em Braga, o aviso de precipitação e trovoada mantém-se até às 09h00 de domingo, enquanto o alerta para o vento, com rajadas que podem chegar aos 80 km/h em especial nas terras altas, vigora até às 03h00 do mesmo dia.

No distrito do Porto, a situação é semelhante: chuva e trovoada até às 09h00 de domingo e vento forte até às 03h00, também com rajadas que poderão atingir os 80 km/h, sobretudo no litoral e zonas mais elevadas.

O aviso amarelo é o menos grave numa escala de três, mas o IPMA alerta para o risco associado a estas condições meteorológicas, sobretudo em atividades ao ar livre.