Gran Camiño passa hoje por Famalicão ao final da manhã

O Gran Camiño, prova de ciclismo galega, vai atravessar fronteiras pela primeira vez e a etapa inaugural da competição em 2025 é em Portugal, esta quarta-feira, com partida na cidade da Maia e chegada em Matosinhos, com passagem por Vila Nova de Famalicão com horário estimado entre as 12h15 e as 12h35.

Inicialmente, o percurso iria passar pelo centro da cidade de Famalicão, no entanto, sofreu alteração.

Os ciclistas vão entrar em território concelhio vindos da Trofa, através da ponte sobre o Rio Ave (N14) e seguem em direção à variante nascente, passando por Ribeirão, Vilarinho das Cambas e Calendário. Depois de cumprirem a variante em toda a sua extensão, percorrem a Avenida Engenheiro Pinheiro Braga para, na rotunda de Sto António, seguirem pela Avenida 9 julho e, na freguesia de Brufe, virarem para a N204, percorrendo as freguesias do Louro e Nine.

A competição de ciclismo de estrada vai na 4ª edição, começa esta quarta-feira, 26 de fevereiro e termina no domingo, dia 2 de março.

O Gran Camiño – The Historical Route tem vindo a ganhar notoriedade nas últimas edições com a participação de atletas reconhecidos no panorama internacional como o dinamarquês Jonas Vingegaard, bicampeão da Volta a França (2022 e 2023).

Esta é uma competição que homenageia o Camiñ de Santiago e reforça a ligação histórica e cultural entre Portugal e a Galiza.

A prova terá transmissão em direto para 59 países através do canal Eurosport e a participação do speaker famalicense Rui Carvalho.

15 Comments

  1. Ana Pinto , em Famalicão tirando as super especiais noturnas, ao fim de semana, só passaram ralis em ligação, ou seja, em estrada aberta e com as equipas a terem que cumprir o código de estrada

  2. Ourivesaria Mesquita acho que não entendeu o motivo da revolta…
    Passar uma prova destas no meio da cidade que é Famalicão em hora de almoço é gostar de criar o caos!
    Não estou contra a passagem das bicicletas, aliás, fico contente pela passagem deles no nosso município, só não concordo com a hora de passagem…
    Comparar o rally ao ciclismo em nada tem a ver, nunca vi ser feito um rally num dia de semana em Famalicão!

  3. Palhaçada,eu para ir da pastelaria CA até ao cruzamento de S.Miguel daCarreira menos de 1 Km estive 30 minutos

  4. É vergonhoso ninguém avisa que a variante vai estar fechada e entramos e ficamos 1 hora e tal lá parados

  5. Em Viatodos estrada cortada e com o restaurante Melina que normalmente enche nessas horas de almoço vai ser lindo kkk

  6. A maior palhaçada de todos os tempos as pessoas que trabalham nem poderão ir almoçar por causa das estradas fechadas deve ser as bicicletas que movimenta o país não os trabalhadores tristeza de pais

Deixe um comentário

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.

Famalicão: Riopele investiu 51,5 milhões em sustentabilidade e inovação

Segundo o relatório Facts & Figures 2024, que reúne toda a informação da empresa na área da sustentabilidade, entre 2012 e 2024, a Riopele investiu 51,5 milhões em descarbonização, gestão de água, digitalização e soluções têxteis sustentáveis.

A instalação de painéis fotovoltaicos no telhado, quase concluída, com cerca de 5.200 painéis solares e uma capacidade instalada de 3 MWp, é um dos destaques do documento. Concluído este investimento, a empresa passa a ter o maior parque fotovoltaico da Península Ibérica e um dos dez maiores da Europa.

No documento também é sublinhado que 54% da água utilizada no processo produtivo já é reciclada e 67% da energia consumida tem origem em fontes renováveis.

Em breve deve entrar em ação a Academia Riopele, que vai dar formação a mais de mil colaboradores. Em andamento estão outros projetos: um para a gestão de pessoas, incluindo avaliação de desempenho, gestão de carreiras e retenção de talento; outro para o desenvolvimento de novos procedimentos e ferramentas que potenciem o acompanhamento das operações; e outro para implementação de técnicas inovadoras no processamento e análise de grandes volumes de dados do sistema central, sobretudo na criação de algoritmos preditivos (para prever resultados futuros, com base em dados históricos).

O relatório revela, também, que no ano passado a faturação da Riopele atingiu um volume de negócios recorde de 98 milhões de euros, um crescimento de 24% nos últimos cinco anos.

 

Famalicão prepara detalhes para vencer em Arouca

Gustavo Garcia acredita na conquista dos três pontos diante do Arouca, no domingo, às 15h30, a contar para a 8.ª jornada. O FC Famalicão é 6.º classificado, com 12 pontos, à frente inclusive do Braga, e já esteve em lugares mais cimeiros. Uma boa entrada no campeonato, que tem pecado por alguma ineficácia na finalização, como se provou no último encontro, com o Rio Ave.

A equipa tem jogado bem, mas nesta fase o lateral diz que o importante é estar atento aos mínimos detalhes. «Temos trabalhado bem durante a semana e o objetivo é chegar lá e surpreender», refere.

A equipa famalicense tem manifestado dificuldade em marcar, apesar das oportunidades, mas Gustavo Garcia tranquiliza os adeptos, ao declarar que «o golo vai sair naturalmente, temos trabalhado para isso, e o importante é nunca perder o foco».

Todos são importantes, apesar das diferentes funções, e o lateral realça que o «primeiro ataque vem da defesa. Se estivermos bem lá atrás, é um grande passo, porque é muito importante não sofrer golos», menciona.

Gustavo Garcia, que foi utilizado diante do Rio Ave (0-0), sente-se bem acolhido no grupo, que considera «excelente». Chegou esta época ao FC Famalicão e já se sente em casa, agradecendo aos companheiros de balneário e estrutura técnica.