Famalicão: Mostra Comunitária em Lemenhe

A Mostra Comunitária de Lemenhe decorre na quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de abril. Concentra-se no Campo de Lamela.

Na quinta-feira, às 22 horas, Grupo de Jovens Nós por Vós/Greculeme interpreta Poesia é Liberdade; à meia-noite, comemorações do Dia da Liberdade.

Sexta-feira, 9h30, caminhada; 11h15, gincana de bicicletas; 12 horas, almoço da liberdade (levar pratas, talheres e copos); 14 horas, abertura da mostra; 14h30, início das inscrições para o torneio de malha; 15 horas, Torneio de Malha; 16 horas, sobe ao palco o Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz; 17 goras, atuação do Grupo de Cavaquinhos do Liberdade Futebol Clube; 18 horas, entrega de prémios do Torneio da Malha; 18h30, encerramento.

Deixe um comentário

Famalicão: Queda na ciclovia deixa homem ferido

Na tarde desta quarta-feira, um ciclista com cerca de 60 anos terá sofrido uma queda na ciclovia, num local próximo à estação ferroviária de Famalicão e acabou por ficar ferido.

O alerta foi dado por volta das 18h30 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão que transportaram o homem, com ferimentos considerados ligeiros, para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Rede criminosa internacional passava pelo concelho

A Polícia Judiciária anunciou, esta quarta-feira, a detenção de nove pessoas, alegadamente pertencentes a uma organização criminosa com ramificações além fronteiras.

Está em causa branqueamento de capitais, burla, falsificação de documentos, associação criminosa, além de outros crimes. A PJ fez 12 buscas domiciliárias em várias cidades por todo o país, mas a maioria na região norte, incluindo Famalicão.

Em comunicado, a PJ diz que foram apreendidos documentos, material informático, cartões bancários e de telecomunicações. O esquema desta alegada rede criminosa passava pela criação de sucessivas sociedades detidas e geridas por pessoas com identidade falsa e incluía contas em bancos tituladas pelos próprios.

Os detidos têm entre 19 e os 44 anos. Alguns deslocavam-se ao país para cometer os atos criminosos, enquanto outros eram residentes cá.

Esta operação envolveu 70 operacionais e os detidos serão presentes a tribunal.

Famalicão: Espaço Multiusos de Avidos abre portas esta sexta-feira

Esta sexta-feira, 25 de abril, às 19 horas, o Espaço Multiusos de Avidos abre portas às associações da freguesia. O edifício, situado na rua do Largo da Igreja, resulta da requalificação e ampliação do antigo salão da Junta de Freguesia de Avidos, agora transformado num novo equipamento.

Trata-se de um espaço com salão polivalente, para várias atividades das associações, equipado com cozinha, camarins e um palco.

A obra contou com um apoio do Município de Famalicão de 250 mil euros.

Famalicão: GD Louro organiza torneio no Dia do Trabalhador

O Grupo Desportivo do Louro organiza mais um Torneio do Dia do Trabalhador. Está programado para o dia 1 de maio, entre as 9 e as 18 horas, no campo comendador Cupertino de Miranda.

É obrigatório levar equipamento completo, com chuteiras e caneleiras. O espírito desportivo e de convívio é o mais importante, mas o clube entrega taças aos três primeiros classificados.

Cada equipa deve ter até 15 jogadores, com inscrições a cinco euros por cada elemento da equipa. Devem ser feitas até 24 de abril, na sede do clube, a partir das 19 horas.

Além do futebol está garantido o convívio, que inclui sandes de porco no espeto e bebidas.

Famalicão: Homenagem, desporto e poesia para celebrar abril

A Junta de Freguesia de Delães, em conjunto com o Grupo dos Ex-Combatentes, o CRP Delães e o projeto municipal Há Cultura, preparou um programa, com vários momentos, para celebrar o 25 de Abril.

Neste dia, às 15h30, decorre uma homenagem aos combatentes do Ultramar, durante a tarde disputa-se o Torneio da Liberdade, no Campo da Portela, e o dia encerra com a Noite do Conto e Poesia, às 21h30, no Auditório da Casa de Delães.

Famalicão: Já há livros (muitos) na Praça D. Maria II

Até domingo, a Praça D. Maria II está transformada numa biblioteca e livraria ao ar livre, com inúmeras obras em exposição e para venda. As propostas são muitas e para todas as idades.

A jornalista Fátima Campos Ferreira, o escritor Jorge Reis-Sá, vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2024, e o camilianista João Paulo Braga são alguns dos convidados.

O evento tem um programa de animação cultural e literária com apresentações e lançamentos de livros, encontros com escritores, sessões de contos, espetáculos de teatro e concertos poéticos para todas as faixas etárias.

No ano em que se celebra o bicentenário de Camilo Castelo Branco, o Mercado do Livro recebe a apresentação da obra “Camilo Castelo Branco, Viagens na Minha Terra”, do famalicense João Paulo Braga, no feriado de 25 de abril, às 21h00.

No dia seguinte, dia 26, pelas 15h00, realce para o lançamento do livro “Famalicão – Coleção Portugal”, de Jorge Reis-Sá. A obra, dedicada ao concelho de Vila Nova de Famalicão, é o 10.º volume da Coleção Portugal que, concelho a concelho, ilha a ilha e escritor a escritor, coloca o país inteiro dentro de um livro.

A jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira, autora do livro “Ramalho Eanes – Palavra Que Conta”, vai conversar com os famalicenses no dia 27 de abril, pelas 15h00.

No decurso desta “feira do livro” também há sessões de contos para os mais novos, com a mediadora de leitura Marta Ribeiro. “Recordar Os Contos Tradicionais” e “Em Português Nos [Des]entendemos” são as obras escolhidos para os dias 23 e 24 de abril, respetivamente, ambos às 14h30. Também há um espetáculo de teatro infantil “As Conquistas de Abril – Uma História Para Pequenos e Graúdos”, por Ana Rita Janeiro, artista plástica, escritora e compositora. A peça está marcada para o feriado de 25 de abril, às 10h30.

Os expositores representam o mercado livreiro e editorial famalicense com as participações da Livraria Municipal, Casa de Camilo – Centro de Estudos, Livraria Fontenova, Livreiro Arlindo Moreira, Edições Húmus, Editora Centro Atlântico, Editorial Novembro e Fundação Cupertino de Miranda.

O Mercado do Livro, que pode ser visitado das 10h00 às 19h00 nos dias 23, 24 e 27 de abril, e das 10h às 22h nos dias 25 e 26, está inserido no “Vai à Vila”. É promovido pela autarquia, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.