Famalicão: PS convida Duarte Cordeiro para o debate sobre descarbonização e mobilidade

«Descarbonização e Mobilidade” é o mote de mais uma conferência do PS no âmbito da rubrica “Pensar 2025”. Realiza-se no dia 22 de maio, às 21 horas, no espaço “Avô Moleiro”, em Nine.

O debate conta com as contribuições de Duarte Cordeiro, ex-ministro do Ambiente; Diogo Cunha, ex-deputado da Assembleia da República e cofundador da Vaga Ocasional; Tiago Araújo, vereador do PS da Câmara Municipal de Santo Tirso; Ivo Sá Machado, responsável pelo programa autárquico do PS; José Carvalho e Ana Maria Azevedo, representantes da Associação Famalicão em Transição.

A moderação estará por conta de Eduardo Oliveira, presidente da concelhia do PS e candidato à Câmara Municipal de Famalicão. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.

Eduardo Oliveira avança que a descarbonização e mobilidade são um tema importante do seu programa eleitoral. Neste sentido, o candidato socialista defende a melhoria da rede viária, nomeadamente no centro urbano de Famalicão, com a sua manutenção; mudanças no estacionamento e trânsito «que regulem o quotidiano das pessoas e empresas»; mais e «melhores» abrigos de passageiros, fixação de horários de carga e descarga e uma aplicação de mobilidade digital do concelho.

Eduardo Oliveira promete, ainda, «uma mobilidade pública que sirva verdadeiramente a população e esteja à altura dos desafios ambientais e sociais do nosso tempo».

A nível regional, defende a aproximação dos territórios de Famalicão, Guimarães, Barcelos e Braga, através de uma solução que permita ligações de metro de superfície ou similar «que retire trânsito das estradas nacionais».

 

Deixe um comentário

Famalicão: Reforço da iluminação pública no centro da cidade

A iluminação pública nas ruas do centro da cidade foi reforçada e já está a funcionar desde segunda-feira, 19 de maio.

Toda a iluminação existente foi substituída por tecnologia LED, foram colocados novos pontos de luz e requalificadas as luminárias, num investimento municipal superior a 61 mil euros. Incidiu na Rua Daniel dos Santos, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril, Rua Direita e Praça Manuel Sottomaior.

Segundo o presidente da Câmara, «para além de melhorar a iluminação das ruas, esta intervenção traz também mais segurança a quem por aqui circula», referiu Mário Passos, que na segunda-feira à noite percorreu as ruas intervencionadas.

Além da intervenção nas luminárias, foi também instalado um sistema de gestão inteligente dos equipamentos que permite gerir a iluminação e a sua potência ponto-a-ponto, para poupança de energia.

Os comerciantes do centro da cidade já tinham solicitado à Câmara este reforço da iluminação pública. Um pedido ouvido durante o ‘Roteiro pelo Comércio’ do presidente da Câmara.

«Neste roteiro pelo comércio que temos feito pela cidade e do contato que temos tido há sugestões que nos são apontadas e que são pertinentes. Esta questão da iluminação é um bom exemplo do resultado destas conversas que vamos tendo com as pessoas», acrescenta o autarca Mário Passos.

Famalicão: AD Ninense refuta insinuações de que a equipa aceitou «qualquer tipo de suborno» para perder

A Associação Desportiva Ninense acaba de emitir um comunicado em que rejeita, «veementemente», qualquer «insinuação ou acusação» de que a sua equipa sénior «aceitou qualquer tipo de suborno ou incentivo para influenciar o resultado jogo» contra o Maria da Fonte. Recorde-se que nesta partida da penúltima jornada da pró nacional da AF Braga, o conjunto famalicense esteve a vencer por 5-0, ao intervalo, e acabou derrotada, por 5-6, resultado que permitiu à equipa visitante subir ao segundo lugar, que dá acesso à Taça de Portugal.

O clube defende-se, argumentando que «tais alegações são infundadas, difamatórias e atentam contra a honra e a integridade dos nossos jogadores, equipa técnica e instituição».

Os ninenses aceitam que o desfecho do jogo «foi inesperado e profundamente desapontante. Estamos tão desiludidos quanto os nossos adeptos estão revoltados com esta reviravolta». A seu ver, o resultado reflete apenas «um momento atípico, não da qualidade ou do compromisso da nossa equipa».

No entanto, o sucedido está a ser analisado internamente, «com o objetivo de aprender com esta experiência e reforçar a nossa determinação em alcançar melhores resultados no futuro».

Famalicão: Despedimento coletivo e entrada em lay-off na COINDU de Joane

A Coindu está a avançar com um processo de despedimento coletivo, desta vez na unidade de Joane, em Vila Nova de Famalicão. De acordo com informações apuradas junto do SINDEQ (Sindicato das Indústrias e Afins) vários trabalhadores têm sido informados que integram a lista de pessoas a serem dispensadas, sendo posteriormente chamados a reuniões com o departamento de recursos humanos, onde são definidos os termos do despedimento. No entanto, Cidade Hoje sabe que são 123 os profissionais que poderão ser despedidos e, na origem desta decisão da empresa estará a falta de encomendas e a incerteza no mercado internacional do setor automóvel.

Em simultâneo a este processo, o sindicato adianta ainda que cerca de 230 trabalhadores serão, muito em breve, colocados em regime de lay-off.

Recorde-se que esta empresa já teve uma unidade de produção em Arcos de Valdevez, que encerrou no final de 2023, tendo despedido cerca de 350 trabalhadores.

No próximo sábado, haverá um encontro entre o sindicato e os trabalhadores de forma a auxiliar os profissionais nas negociações com a entidade patronal.

A Cidade Hoje tentou, sem sucesso, contactar a empresa.

Famalicão: Radar móvel esta quarta e sexta-feira, na N14

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Na manhã desta quarta-feira há radar móvel na estrada nacional 14, em Famalicão, entre as 09h00 e as 11h00.

De acordo com a planificação divulgada pela PSP, a ação volta a repetir-se esta semana, na sexta-feira, também na N14, entre as 16h00 e as 18h00.

Famalicão em vantagem sobre o Benfica na Taça Revelação

No jogo da primeira mão das meias-finais da Taça Revelação, o FC Famalicão venceu, 2-0, o Benfica. Na partida disputada esta terça-feira no Estádio Municipal, os golos famalicenses foram apontados por Rodrigo Ribeiro, aos 78 minutos, e por Martim Almeida, aos 86.

É com esta vantagem de dois golos que a equipa de Rui Tomé vai jogar, no próximo sábado, no reduto do Benfica.

O vencedor desta eliminatória irá defrontar ou o Torreense, o campeão nacional sub-23, ou o Gil Vicente.

Famalicão: Mouquim ganha Academia Sénior

Mouquim já tem Academia Sénior. Foi apresentada no passado sábado, dia 17 de maio, integrada na Mostra Comunitária da Freguesia.

O projeto das Academias Seniores tem sido implementado ao longo dos últimos três anos pelo município de Famalicão e esta é já a 16.ª a ser formalizada.

O objetivo é a promoção do envelhecimento ativo e o combate à exclusão social e isolamento dos idosos famalicenses. Por isso, a Rede de Academias Seniores de Famalicão tem como objetivo atuar de forma descentralizada nas diversas comunidades, na constituição e promoção das atividades e programas promotores de envelhecimento ativo, sustentável e saudável. «Queremos os nossos seniores ativos e felizes e é, por isso, com grande satisfação que assisto ao surgimento de mais uma Academia», referiu Mário Passos, na apresentação da Academia Sénior de Mouquim que decorreu sábado.

Recorde-se que, em 2024, o Município de Famalicão foi reconhecido pelas suas políticas públicas direcionadas às pessoas seniores, com a integração na Rede Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.