
Uma jovem de Viana do Castelo, com 23 anos, recorreu às redes sociais para lançar um apelo urgente, depois de enfrentar complicações graves na sequência de um transplante de medula. Segundo relata, foi-lhe detetado “um fungo muito difícil de tratar”, um aspergiloma, que tem agravado de forma séria o seu estado de saúde.
“Esse fungo está a matar-me aos poucos”, escreveu. A jovem afirma que já não está a receber acompanhamento adequado, no IPO do Porto: “Aqui já não fazem mais nada por mim, desistiram de mim. Retiraram-me a medicação, deixaram de me fazer exames. Para eles, estou morta.”
O desabafo tornou-se ainda mais duro após ouvir, segundo conta, um dos médicos dizer “que é dar tempo ao tempo até que tudo se encerre”. Apesar disso, garante manter a esperança: “Para mim existe uma grande vontade de viver, e uma esperança de que tudo vai ficar bem.”
A jovem sublinha que não pede dinheiro, apenas outra oportunidade de tratamento. Refere ainda que existe um hospital em Manchester especializado no fungo que a afeta, e que uma transferência poderia dar-lhe uma possibilidade real de lutar.
“Não vos peço dinheiro. Apenas peço a vossa ajuda, as vossas partilhas, uma segunda opinião e uma transferência para um hospital que me queira tentar tratar”, escreveu.
Numa mensagem marcada pelo desespero, termina o apelo pedindo empatia: “Peço a vossa ajuda como se fosse vossa irmã, vossa filha, ou alguém muito querido por vocês.”
Ver esta publicação no Instagram




















