Linha SNS24 está a atender mais rápido: Tempo médio de espera não chega a 3 minutos

A Linha SNS 24 está a atender mais rápido. Segundo o Governo, o tempo médio de espera ronda agora os dois minutos e meio, um dos melhores registos dos últimos anos.

O secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Rocha Gonçalves, explicou no Parlamento que esta melhoria resulta do reforço de 350 novos profissionais, integrados no plano de inverno para responder ao aumento de chamadas por infeções respiratórias.

Com esta entrada de novos elementos, o Governo garante que os constrangimentos sentidos nos últimos meses estão ultrapassados e que o serviço está hoje mais preparado para acompanhar o crescimento do número de contactos.

Deixe um comentário

Sismo de magnitude 4.1 sentido em várias regiões do país

Um sismo de magnitude 4.1 foi registado na madrugada deste sábado, cerca das 00h35, tendo sido sentido em várias zonas do Norte e Centro de Portugal. Há relatos de cidadãos que afirmam ter sentido o abalo em locais como Porto, Aveiro, Viseu e Guarda.

O epicentro do sismo localizou-se no concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, a uma profundidade de cerca de 23 quilómetros.

A ocorrência está a gerar grande reação nas redes sociais, com centenas de comentários a surgirem na página de Facebook Meteo-Trás-os-Montes, onde vários utilizadores descrevem a intensidade com que sentiram o abalo.

Combustíveis: Governo vai continuar a reduzir o desconto no ISP sempre que os combustíveis descerem

O Governo vai continuar a reduzir o desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), sempre que o preço dos combustíveis descer.

A medida segue pedidos da Comissão Europeia para acabar com este apoio criado em 2022, durante a crise energética.

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, disse que a redução será gradual e feita quando o mercado permitir. O governante garantiu ainda que o Imposto Único de Circulação (IUC) não vai aumentar, mudando apenas a forma de pagamento, que passa a ser feita em um, dois ou três prazos, consoante o valor.

Maioria das pensões sobe quase 3% no próximo ano

O valor das pensões vai aumentar no próximo ano, refletindo a taxa de inflação confirmada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A partir de janeiro de 2026, a maioria dos pensionistas verá os seus rendimentos crescer quase 3%.

As pensões até 1.074 euros terão um acréscimo de 2,8%. As que variam entre 1.074 e 3.222 euros aumentam 2,27%, e as pensões acima deste valor sobem 2,02%. Este reforço aplica-se também às pensões atribuídas durante 2025.

O Orçamento do Estado para 2026 prevê ainda a possibilidade de um suplemento extraordinário, que poderá ser pago ao longo do ano, caso a evolução das contas públicas o permita.

Preço dos combustíveis vai descer na próxima semana

A próxima semana começa com uma nova atualização no preço dos combustíveis. De acordo com a imprensa especializada, gasolina e gasóleo devem ficar mais baratos.

O gasóleo terá margem para descer 2,5 cêntimos por litro, já a gasolina apenas dois cêntimos por litro.

Afinal IUC passa a ser pago em abril

O pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) vai mudar. A partir de agora, o imposto passa a ser liquidado em abril, deixando de ser cobrado no mês da matrícula do veículo, como acontecia até aqui.

Segundo a decisão aprovada esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros, os proprietários de automóveis que paguem até 100 euros farão o pagamento numa única prestação, em abril. Quando o valor estiver entre 100 e 500 euros, o montante poderá ser dividido em duas partes, pagas em abril e outubro. Se o imposto ultrapassar os 500 euros, o pagamento será fracionado em três prestações, em abril, julho e outubro.

Está previsto um regime transitório até 2027 para facilitar a adaptação às novas regras.

Depressão Emília em Portugal: Chuva regressa já esta noite

A depressão Emília, deverá chegar a Portugal continental esta sexta-feira, mas no Minho o mau tempo antecipa-se. O IPMA indica que a precipitação regressa à região já no início desta noite, prolongando-se durante a jornada de amanhã.

Embora os aguaceiros mais intensos estejam previstos para algumas zonas do sul do país, o Norte volta a sentir os efeitos da instabilidade. Para o fim de semana, o cenário melhora: tanto em Braga como no Porto, o IPMA prevê uma pausa na chuva, com o regresso do sol no sábado e no domingo.