Covid-19: 177 detenções por desobediência no segundo período do estado de emergência

O ministro da Administração Interna anunciou hoje que foram detidas 177 pessoas por desobediência durante os quinze dias do segundo período de estado de emergência devido à pandemia de covid-19.

Em conferência de imprensa realizada após o Conselho de Ministros, onde foi aprovado o terceiro período do estado de emergência, Eduardo Cabrita especificou que 79 pessoas foram detidas por violação do dever geral de recolhimento domiciliário, 41 por violação da obrigação de confinamento, 20 por violação da cerca sanitária de Ovar e 17 por violação das obrigações de encerramento de estabelecimentos.

O segundo período do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19 começou a 03 de abril e termina hoje.

O ministro disse ainda que 172 elementos das forças e serviços de segurança estão infetados com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Famalicão: Primeira ação de Paulo Cunha rumo ao Parlamento Europeu

Paulo Cunha, segundo da lista da Aliança Democrática, nas eleições para o Parlamento Europeu, iniciou, esta quarta-feira, as ações no distrito de Braga.

O famalicense esteve reunido com autarcas do concelho de Famalicão e com dirigentes do PSD e do CDS.

No encontro, que decorreu na sede do PSD, foram partilhadas as preocupações, as perspetivas e os objetivos «na definição de políticas europeias que contribuam para melhorar as condições de vida das pessoas». O candidato, agradado «com o apoio, com as opiniões e preocupações manifestadas» pelos presentes, considerou que «a União Europeia é uma construção diária e permanente, cada vez mais decisiva na vida de cada um de nós e das nossas terras». Neste sentido, assumiu, «os nossos autarcas são interlocutores privilegiados nesta caminhada que queremos fazer juntos».

Recorde-se que as eleições para o Parlamento Europeu decorrem a 9 de junho deste ano.

Famalicão: Réplica 8.3 encerra oitava edição do Observatório de Cinema de Famalicão

Nos dias 10 e 11 de maio cai o pano sobre a oitava edição do Close-UP – Observatório de Cinema de Famalicão. Sob o mote Infância e Juventude, chega o aclamado Close, de Lukas Dhont, na noite de 10 de maio, às 21h30; O Invicto, de Satyajit Ray, a 11 de maio, às 17h30. O primeiro, é apresentado pela crítica de cinema e jornalista Susana Bessa, e o segundo comentado por Teresa Garcia, realizadora e diretora da associação Os Filhos de Lumière. O Panda do Kung Fu 4 é a sessão para famílias na tarde de sábado, às 15 horas. Estes filmes serão exibidos no pequeno auditório da Casa das Artes.

Uns dias antes, a 7 de maio, às 10 horas, o Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave recebe Calamity, de Rémi Chaé, filme para as escolas do 1.º e 2.º ciclos.

Mais informações em closeup.pt.

Bilheteira: geral: 2 euros; cartão quadrilátero: 1 euro; entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Famalicão: Acólitos de Santo Adrião presentes na peregrinação de Fátima

Famalicão: Torneio Internacional de xadrez com 4500 euros em prémios

Integrado no Portugal Chess Tour 2023/2024 da Federação Portuguesa de Xadrez, a décima primeira edição do Torneio Internacional Cidade Famalicão realiza-se entre os dias 22 e 28 de julho, no Complexo Desportivo de Vale S. Cosme.

A prova reúne 4500 euros em prémios monetários, sendo que o vencedor ganha 1200 euros, o segundo 800 e o terceiro, 600 euros. Os prémios monetários vão até ao sexto classificado e, também, para outros escalões.
O torneio, que após ano impõe-se no panorama do xadrez internacional, é organizado pelo Clube de Xadrez A2D – Associação Académica da Didáxis, com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Cooperativa de Ensino Didáxis.

As inscrições devem ser enviadas para o correio eletrónico para ticfxadrez@gmail.com ou feitas diretamente na página oficial do torneio em www.ticfxadrez.com onde poderão ser consultadas.

 

Famalicão: Após acidente recusou fazer o teste do álcool

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

No decurso de um acidente de viação, a PSP deteve, esta quarta-feira um cidadão com 38 anos de idade, que recusou fazer o teste ao álcool.

Foi informado pelos polícias que, mantendo a recusa, incorria num crime por desobediência. Apesar disso, o condutor manteve a mesma atitude. Foi, depois, notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Detido sem carta de condução e com álcool a mais

Esta quarta-feira, na cidade de Vila Nova de Famalicão, foi detido um homem, com 48 anos de idade, que conduzia veículo automóvel sem carta de condução. No decorrer da intervenção policial, foi submetido ao teste do álcool, tendo acusado uma TAS de 1,42 g/l no sangue.