Kickboxing: Sofia Oliveira vai ao Campeonato do Mundo para lutar por um lugar nos Jogos Olímpicos

De 15 a 24 de outubro, disputa-se em Itália, na cidade de Jesolo, o Campeonato do Mundo de Kickboxing. Nesta competição, organizada pela WAKO (World Association of Kickboxing Organizations), marca presença a famalicense Sofia Oliveira.

O campeonato vai apurar os quatro primeiros, de cada categoria, para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Sofia vai competir na categoria de -60kg, na disciplina de K1, integrando um lote de 17 atletas dos seguintes países: Irlanda, Sérvia, Argélia, Roménia, Bélgica, USA, Holanda, Canadá, Áustria, Brasil, Ucrânia, Polónia, Finlândia, Alemanha, Turquia, Rússia.

A famalicense já combateu com oito destas atletas, uma das quais a atual campeã do mundo que Sofia venceu há 2 anos, numa competição em Zagreb. Das restantes, apenas perdeu com uma. Perante este registo, é expectável que a atleta famalicense possa ficar entre as quatro primeiras que serão apuradas para os Jogos Pré-Olímpicos e até sagrar-se campeã do mundo, renovando um título já conquistado em 2016.

Famalicão: Esmeriz vence Adere e aumenta distância na frente da 2.ª divisão da AFSA

Em mais uma jornada dos campeonatos concelhios de futsal da AFSA, que não contemplou a 1.ª divisão, no escalão secundário a AD Esmeriz destaca-se na frente da classificação.

A 17.ª jornada da 2.ª divisão trouxe algumas mudanças na pontuação. A principal prende-se com o afastamento do líder Esmeriz sobre a concorrência mais direta. O Esmeriz venceu a Adere, por 4-0, em jogo antecipado, e assistiu à derrota do segundo classificado, o Riba d´Ave HC, no terreno do Lousado, por 6-3. Com esta derrota, os ribadavenses ficaram a 7 pontos do primeiro lugar e têm o Lousado a espreitar o segundo posto, dado que a distância entre ambos é de apenas um ponto.

A cinco jornadas do fim, está acesa a luta pela promoção ao escalão superior. Refira-se que os dois primeiros são promovidos diretamente enquanto o terceiro vai disputar, num play off, a duas mãos, a subida com o penúltimo classificado da 1.ª divisão.

A Jasp, 4.º classificado, perdeu também na receção à Flor do Monte (2-4) e ficou numa posição delicada para alcançar o pódio, pois viu o Lousado a distanciar-se, estando agora a 4 pontos da turma de Lousado. Já o triunfo da Flor do Monte permitiu à equipa subir uma posição na tabela, é agora 9.º classificado (14 pontos).

O Novais venceu a Arpo, por 4-3, e manteve o 5.º lugar, com 26 pontos, enquanto a Arpo desceu à 10.ª posição (com 12 pontos).

A Adere manteve o 6.º lugar (17 pontos), enquanto o Louredo, que venceu o Miradouro, por 1-2, ascendeu ao 7.º lugar, com 16 pontos. O Miradouro é último classificado, com 4 pontos. Por fim, o Gavião, que folgou nesta jornada, ocupa a 8.ª posição, com 14 pontos. Próxima jornada, dia 1/05: Riba d´Ave HC-Miradouro, Arpo-Gavião, Flor Monte-Novais, Adere-Jasp e Louredo-Esmeriz. Lousado folga.

Cajada mais perto do título de veteranos

Com a vitória no terreno da Acura (1-7), o Cajada está cada vez mais perto do título. A quarto jornadas do final, tem 11 pontos sobre o atual segundo classificado, o Pedome, que venceu a Outeirense, por 2-8, e ultrapassou o Grac na tabela classificativa. Refira-se que a equipa de Cruz folgou.

Assim, o Pedome é segundo com 46 pontos, mais um que o Grac, terceiro classificado. A derrota da Outeirense não teve consequência na classificação, na medida em que a equipa de Pousada é 5.º com 30 pontos. A Acura é 9.º com 26 pontos.

Quem caiu na tabela classificativa foi também a Oliveirense. A derrota diante das Lameiras (3-0) relegou a equipa de Oliveira Santa Maria para o quarto lugar, com 44 pontos. As Lameiras subiram duas posições, são agora sétimos classificados com 26 pontos.

O Bairrense venceu o 1.º de Maio, por 5-1, e entregou a lanterna vermelha à turma de Requião. A equipa de Gavião é 11.º com 10 pontos, já a de Requião tem 8 pontos.

Refira-se que os jogos Covense-Barrimau e S. Mateus-Esmeriz foram adiados para data a designar. O Covense está na 6.ª posição (27 pontos); o S. Mateus é 8.º com 26; o Esmeriz 10.º com 18 pontos; e o Barrimau 12.º com 8 pontos.

A primeira divisão regressa sábado com os seguintes jogos: Pedome-Lameiras, Grac-Bairrense, 1.º Maio-Acura, Cajada-S. Mateus, Esmeriz-Outeirense, Oliveirense-Covense. Barrimau folga.

Foto arquivo

 

Famalicão: Festa a Nossa Senhora dos Remédios e Almas de 6 a 12 de maio

As festividades em honra de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, promovidas pela Confraria com o mesmo nome, em Calendário, vão decorrer entre os dias 6 e 12 de maio. De segunda a sexta-feira, às 21h00, no salão paroquial, há recitação do terço, seguida de eucaristia com reflexão.

No sábado (dia 11), a partir das 8h30, o grupo musical Os Delaenses, vão percorrer as ruas da freguesia; às 21h00, recitação do terço, seguida de procissão de velas acompanhada pelo Agrupamento de Escuteiros 291, com saída e entrada do salão paroquial; pelas 22h15, espetáculo musical com o grupo Os 4Mens.

No domingo, às 8h30, missa dominical; pelas 9h00, entrada da Banda de Música de Riba de Ave; às 11h00, missa de festa solenizada; pelas 16h00, concerto da Banda de Música; às 16h30, recitação do terço, seguida da majestosa procissão em honra de Nossa Senhora dos Remédios, com andores e anjinhos, acompanhada pelo CNE-291 e Banda de Música; pelas 19h30, decorre o sorteio das rifas e encerramento das festividades.

Famalicão: CNE de Ruivães com novas portas abertas para mais 50 anos

No ano em que celebra 50 anos de atividade, o Agrupamento 444 do CNE, em Ruivães, abriu as portas de uma nova casa. Desde 2016 que a antiga adega da Quinta de Rebordelo, edifício que estava em ruínas, estava a ser recuperada pelo agrupamento de escuteiros e transformada num edifício com várias salas e equipamentos que são, agora, a nova sede que foi inaugurada este domingo.

O espaço foi cedido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e todos os trabalhos de recuperação e adaptação do edifício foram feitos pelos escuteiros ao longo dos últimos anos. «É a concretização de um sonho e uma obra que resulta do trabalho feito pelas nossas mãos, bem ao jeito do espírito escutista que, com o apoio das diferentes instituições e do esforço financeiro que fizemos, se tornou realidade», vincou Duarte Veiga, dirigente do corpo de escuteiros e autarca da freguesia.

A sede integra um espaço que permite a realização de diversas atividades escutistas e para onde está projetado o futuro parque de lazer da freguesia, projeto elogiado pelo presidente da Câmara na inauguração. Mário Passos fala de um edifício «que tem todas as condições para o movimento escutista promover as atividades dirigidas às crianças e jovens que integram o agrupamento, num espaço que tem projetado o futuro parque de lazer, um enquadramento perfeito para o que são as atividades dos escuteiros».

Foi precisamente nos terrenos em frente à nova sede que Mário Passos plantou a “Árvore da Liberdade”, um ato simbólico que assinala os 50 anos do 25 de Abril. «Estou certo de que esta árvore perdurará no tempo, regada pela energia da juventude do movimento escutista», disse o presidente da Câmara Municipal.

Famalicão: FC Landim com prenda no 81.º aniversário

As obras de beneficiação do Complexo Desportivo do Futebol Clube de Landim foram inauguradas na tarde deste domingo, com a presença do presidente da Câmara Municipal.

Com um apoio municipal de 27 500 euros, a intervenção incluiu a remodelação de muros, a renovação da estrutura de iluminação, a substituição da estrutura de vedação e suporte de redes, bem como a criação de um novo banco de suplentes.

O momento coincidiu com as celebrações do 81.º aniversário da coletividade que, desta forma, «ganhou novos motivos para sorrir, com a requalificação do seu recinto. Para além dos motivos mais óbvios, relacionadas com a promoção da prática desportiva e de hábitos de vida saudáveis, o desporto tem, também, um papel importante na promoção da igualdade, da tolerância e do respeito pelo outro». É, por isso, como asseverou Mário Passos, que «continuamos empenhados em dotar os vários espaços desportivos do concelho das melhores condições».

Esta foi a primeira das quatro fases que compõem o conjunto de obras previstas no complexo desportivo. A instalação de um novo piso, a criação da estrutura metálica do gimnodesportivo e o acabamento de toda a estrutura do recinto são os próximos projetos.

O FC Futebol Clube de Landim é uma associação desportiva e cultural fundada a 28 de abril de 1943. A sua intervenção na comunidade vai muito para além da prática desportiva, possuindo, também, uma forte componente social e cultural.

FC Famalicão já vende bilhetes para a receção ao Benfica

O Futebol Clube de Famalicão já está a vender os bilhetes para o confronto com o Benfica. O jogo, da 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, está agendado para as 20h30 do próximo domingo, com a venda de bilhetes a decorrer sob as seguintes condições: sócios, 8 euros, com a quota 4 regularizada, para a Bancada Placard.pt

A venda é exclusiva a sócios do Futebol Clube de Famalicão e decorre na Loja Oficial ou emhttps://smartfan.tickets/comprar-bilhetes?ev=1859
No dia de jogo, a bilheteira do Estádio Municipal estará aberta a partir das 16.30 horas. Para o jogo, a abertura de portas é às 19 horas.

Famalicão: Concerto solidário a favor do restauro da capela de Santo António

Na noite do dia 4 de maio, a partir das 21 horas, a capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas, é palco de um concerto solidário para angariação de fundos a favor do restauro deste espaço religioso que, este ano, celebra 100 anos.

O concerto, de entrada livre, conta com a presença dos grupos Alvorada e GALA.

No final do espetáculo haverá um pequeno lanche para todos.