Famalicão: Pedro Almeida pronto para a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis

O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) começa este fim de semana em Fafe, Felgueiras, Cabreiras e Boticas, em pisos de terra que vai também contar para o ERC – European Rally Championship.

A nova época é de mudança para Pedro Almeida que vai voltar ao comando de um carro de tração integral, o Skoda Fabia Rally2, e com um novo navegador, o fafense Mário Castro.

O regresso aos Rally2 era um desejo do piloto famalicense que tem procurado, ao longo das últimas semanas, fazer a readaptação à condução. «Naturalmente diferente de guiar um Rally4, mas não é tudo novo e senti nestes teste que realizamos boas sensações, que queremos agora transportar para a prova». Nesta preparação, prossegue, «tem sido também muito positivo o entendimento com o Mário Castro, que aceitou o desafio de se juntar a nós nesta nova época».

No lançamento deste Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira-Boticas, Pedro Almeida deixou ainda expressos os objetivos. «Queremos, primeiro, perceber que resposta conseguidos dar ao andamento dos adversários, e depois, procurar elevar o ritmo e evoluir ao longo da prova». Os muitos pilotos do Europeu e as condições dos pisos e da própria meteorologia «são fatores a ter em consideração e um desafio aliciante neste começo de temporada» nota o famalicense que terá assistência da The Racing Factory.

O Rally Serras de Fafe começa na sexta-feira e prolonga-se pelo dia de sábado e domingo, embora apenas as especiais de Classificação de sexta-feira e sábado sejam pontuáveis para o CPR. Ao cenário habitual da Serra de Fafe juntam-se classificativas na Serra da Cabreira, em Felgueiras e Boticas.

Famalicão: Jovem de 27 anos em estado grave depois de despiste de mota

Um motociclista de 27 anos ficou gravemente ferido, na sequência do despiste da mota onde seguia, na freguesia de Outiz, em Famalicão.

O acidente aconteceu poucos minutos depois das 00h00, na Rua do Outeirinho.

A vítima, depois de socorrida no local pelos Bombeiros Famalicenses e VMER, foi transportada de urgência para o hospital de Famalicão.

Famalicão: João Marques deixa comando técnico da equipa feminina do Rio Ave

Terminou a ligação entre o treinador famalicense e o projeto do futebol sénior feminino do Rio Ave. João Marques, depois de cerca de época e meia no clube vilacondense, com uma subida à Liga BPI, deverá abraçar um novo projeto desportivo.

«Ao longo do seu percurso no Rio Ave FC, João Marques desempenhou um papel importante no crescimento e afirmação do futebol feminino rioavista, pautando o seu trabalho pela dedicação, profissionalismo e compromisso diário com o desenvolvimento da equipa e do projeto. O Clube agradece todo o empenho, entrega e contributo prestados por João Marques durante este ciclo, reconhecendo o trabalho desenvolvido em prol do crescimento do futebol feminino do Rio Ave FC», assim consta da nota de despedida do clube.

Com uma carreira de sucesso no futebol feminino nacional, João Marques exibe nove títulos e várias subidas de divisão. Foi, por exemplo, campeão da 2.ª Divisão e vencedor da Taça de Portugal pelo SL Benfica; conquistou por duas vezes a Taça da Liga ao serviço do SC Braga, e no Racing Power foi campeão da 2.ª Divisão, assegurando a subida à Liga, além de ter chegado à final da Taça de Portugal e à Final Four da Taça da Liga em 2024. Entre 2019 e 2021, treinou o FC Famalicão, onde também garantiu uma subida de divisão.

Famalicão: Revelado o programa e Comissão de Honra dos 100 anos dos BV Famalicenses

Na tarde deste sábado, os Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentaram a imagem, a Comissão de Honra e o programa do centenário que será celebrado no próximo ano. Na sessão que decorreu no Parque de Sinçães, em frente ao quartel, ficou a saber-se que da Comissão de Honra fazem parte representantes autárquicos, líderes de algumas das maiores empresas do concelho e também os presidentes das direções e comandantes dos voluntários de Famalicão e de Riba de Ave.

Mário Passos e João Nascimento, presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Maia, o anterior presidente da Associação Humanitária, António Meireles, entre muitos outas figuras destacadas da comunidade integram o vasto grupo anunciado no decurso da cerimónia.

E para celebrar o centenário está desenhado um programa que contempla iniciativas, de vária índole, em todos os meses do próximo ano, sendo que em junho, no dia 27, terá lugar a sessão solene dos 100 anos e a inauguração de uma rotunda de homenagem. Um concerto de abertura e um concurso de fotografia, em janeiro, são os primeiros momentos da festa que só termina em dezembro, com um concerto de natal e o encerramento das comemorações.

Na sessão solene dos 99 anos, foi benzida uma nova viatura de transporte de doentes, oferecida pelo Bom Gosto, e assinado um protocolo, com o Município, no valor de 145 mil euros, para a recuperação e reequipamento de um veículo de combate a incêndios urbanos.

Nos discursos, o presidente da Associação Humanitária, Amadeu Carneiro, assinalou a convergência com as restantes corporações de bombeiros, sublinhou o apoio da Câmara Municipal e das empresas e anunciou que, fruto de um levantamento rigoroso das necessidades, está previsto um investimento futuro na ordem do milhão e meio de euros.

Palavras de tributo a todos os que construíram «e tanto deram de si» a uma instituição com 99 anos; o reconhecimento da responsabilidade social das empresas, pelo apoio à corporação; e o anúncio de que este ano o Município vai ultrapassar, em mais de um milhão de euros, o apoio a bombeiros e à Cruz Vermelha, estiveram nas palavras proferidas pelo presidente da Câmara Municipal. Mário Passos reiterou que o Município está disponível «para continuar a ajudar, para que a proteção e o socorro não falhe e que tenhamos, como temos, instituições de referência nacional neste setor».

Famalicão: Várias freguesias afetadas com corte do abastecimento de água

Este sábado, devido a uma intervenção das Águas do Norte no sistema de abastecimento de água em alta, poderão verificar-se interrupções temporárias no abastecimento de água em grande parte das freguesias de Requião, S. Martinho, S. Cosme e Telhado.

Ainda segundo comunicação enviada pelas Águas do Norte – https://www.adnorte.pt/news/175 – podem também ocorrer falhas nas freguesias de Oliveira Santa Maria, Pedome, Delães, Mogege, Castelões, Ruivães e Novais.
A situação está a ser acompanhada e monitorizada pelas equipas operacionais do Município, com o objetivo de minimizar os impactos no fornecimento, recomendando a toda a população uma utilização responsável e moderada da água durante este período.

Famalicão: Incêndio em casa habitada por 27 pessoas

Um incêndio, no quadro elétrico de uma habitação da freguesia de Avidos, provocou um ferido. O sinistro aconteceu na passada quinta-feira e o ferido, um homem com cerca de 40 anos, sofreu queimaduras e teve de ser transportado ao hospital, pelos BV Famalicão.
Porém, este acidente, e segundo revela o Correia da Manhã, aconteceu numa casa, arrendada por uma empresa, onde habitam 27 funcionários.

Apesar dos danos materiais, os residentes, segundo avança os BV Famalicão, recusaram-se a ser realojados e permaneceram na habitação.

Os BV Famalicão estiveram no local com 4 veículos e 11 bombeiros, com o apoio da GNR de Famalicão, Proteção Civil Municipal e Junta de Freguesia de Avidos.
Foto: reprodução Facebook BV Famalicão.

Famalicão: Município prepara homenagem aos 50 anos do Poder Local

Na última reunião do executivo municipal, realizada na passada quinta-feira, o presidente de Câmara Municipal anunciou que vai apresentar a 3 de julho, em sessão extraordinária, uma proposta para homenagear os 50 anos do Poder Local em Famalicão, que se comemoram em dezembro deste ano.

Os pormenores ainda não são conhecidos. Contudo, Mário Passos diz que será uma «proposta que dignifica o poder local, o trabalho desenvolvido pelos ex-presidentes de Câmara, com homenagens associadas». Revela que esta homenagem já vem sendo preparada há algum tempo.

Recorde-se que a pedido do Partido Socialista, foi agendada, para dia 3 de julho, uma reunião extraordinária da Câmara Municipal para debater a possibilidade de homenagear apenas dois ex-presidentes, Agostinho Fernandes e Armindo Costa. O pedido aconteceu depois do executivo municipal não ter incluído a proposta na ordem de trabalhos. Os socialistas avisam, em comunicado, que vão utilizar «todos os instrumentos previstos na lei e no Regimento» para garantir que as propostas apresentadas em tempo útil sejam agendadas para discussão.