
O Estatuto de PME Excelência referente a 2021 foi atribuído a 3 881 empresas de vários setores de atividade, sendo que 71 são de VN Famalicão, o terceiro concelho nacional mais exportador. Sublinhe-se o aumento de empresas com este estatuto, depois de na última edição apenas 49 terem sido alvo da distinção.
A gala PME Excelência decorreu, esta quarta-feira, na Batalha, cerimónia presidida pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. No decorrer da cerimónia foram distinguidas as PME Excelência que se destacaram nas categorias: Mais Exportação, Mais Produtividade, Criação de Valor, Mais Crescimento, Empresa Gazela, Mais Emprego e Longevidade
Do universo das 11 228 empresas distinguidas, com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro, as 3 881 empresas agora reconhecidas com o estatuto PME Excelência 2021 são responsáveis, em conjunto, por mais de 123 000 postos de trabalho. A maioria são de pequena dimensão e os distritos com maior concentração são o Porto (20,7%), Lisboa (18,9%), Braga (11%) e Aveiro (10%).
Num ano marcado pela incerteza e pela quebra na atividade económica, as PME Excelência conseguiram aumentar o investimento e os capitais próprios, reforçando a sua estrutura financeira.
O terceiro maior concelho exportador á custa de uma só empresa é uma miséria em termos de criação de valor por parte de todas as outras!
Nem tudo pode ser mau, um bem haja.
O prémio Exelência foi atribuído às empresas mas devedoras!!!!