O Gran Camiño, prova de ciclismo galega, vai atravessar fronteiras pela primeira vez e a etapa inaugural da competição em 2025 é em Portugal, esta quarta-feira, com partida na cidade da Maia e chegada em Matosinhos, com passagem por Vila Nova de Famalicão com horário estimado entre as 12h15 e as 12h35.
Inicialmente, o percurso iria passar pelo centro da cidade de Famalicão, no entanto, sofreu alteração.
Os ciclistas vão entrar em território concelhio vindos da Trofa, através da ponte sobre o Rio Ave (N14) e seguem em direção à variante nascente, passando por Ribeirão, Vilarinho das Cambas e Calendário. Depois de cumprirem a variante em toda a sua extensão, percorrem a Avenida Engenheiro Pinheiro Braga para, na rotunda de Sto António, seguirem pela Avenida 9 julho e, na freguesia de Brufe, virarem para a N204, percorrendo as freguesias do Louro e Nine.
A competição de ciclismo de estrada vai na 4ª edição, começa esta quarta-feira, 26 de fevereiro e termina no domingo, dia 2 de março.
O Gran Camiño – The Historical Route tem vindo a ganhar notoriedade nas últimas edições com a participação de atletas reconhecidos no panorama internacional como o dinamarquês Jonas Vingegaard, bicampeão da Volta a França (2022 e 2023).
Esta é uma competição que homenageia o Camiñ de Santiago e reforça a ligação histórica e cultural entre Portugal e a Galiza.
A prova terá transmissão em direto para 59 países através do canal Eurosport e a participação do speaker famalicense Rui Carvalho.
Obras do melhor e só foram feitas há meia dúzia de anos vai ser pior que a Ucrânia vai explodir tudo com engenheiros destes como dizia meu pai de um monte de merda saí um engenheiro e de um gajo com chamado burro com uns livros de baixo do braço um arquiteto