Está a terminar o prazo para a apresentação da nova imagem para Famalicão

Faltam dez dias para terminar o prazo para a apresentação de propostas da nova imagem visual de Vila Nova de Famalicão. Os designers e profissionais da imagem têm até 29 de junho para apresentarem os seus trabalhos e habilitarem-se a serem os autores da futura imagem identitária do território famalicense.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da abertura de concurso público para a conceção da identidade gráfica de Vila Nova de Famalicão, publicado a 30 de abril, em Diário da República, lançou o desafio aos profissionais da imagem em Portugal para olharem para o concelho famalicense e criarem uma nova imagem que seja a marca de Vila Nova de Famalicão.

Promover a atratividade (nacional e internacional) de Vila Nova de Famalicão e o reforço da sua identidade e da autoestima dos que residem e trabalham no concelho, através de uma nova imagem visual do território e simultaneamente do Município, baseada na estratégia para o desenvolvimento do concelho, e proporcionadora das mais diversas aplicações e desenvolvimentos é o objetivo geral do concurso.

A primeira fase do procedimento está aberta até 29 de junho a todos os interessados, apontando para a apresentação, sob pseudónimo, de um estudo prévio simplificado, que deverá conter necessariamente a proposta para a nova identidade visual, acompanhada pelo respetivo conceito, arquitetura da marca e estudo de aplicação e utilização da identidade visual, entre outros critérios.

Os três melhores trabalhos da primeira fase passam à segunda etapa do processo, que decorrerá por um período de 45 dias e que resultará na apresentação das ideias de forma desenvolvida e detalhada, incluindo proposta de manual de identidade da imagem/marca. A cada um dos três melhores trabalhos apresentados na 1.ª fase do procedimento será atribuído um prémio de participação e consagração no montante de 1.500 euros decorrente da cedência dos direitos de autor sobre os trabalhos apresentados.

Do final desta fase resultará o vencedor do concurso a quem irá ser adjudicada, pelo valor de 35 mil euros, o desenvolvimento e disponibilização dos diversos produtos que constituem o manual da identidade gráfica, normas gráficas e visual completo, a adotar pelo Município.

Os fatores de qualidade, adequação e de inovação das propostas são os critérios a valorizar para a seleção dos trabalhos nas duas fases do processo. Os Termos de Referência e o Caderno de Encargos, encontram-se patentes no portal eletrónico de compras públicas do Município, na página de internet do Município, em www.vilanovadefamalicao.org, e em suporte papel, na Direção de Auditoria e Gestão da Qualidade (DAGQ) – Contratação Pública, do Município de Vila Nova de Famalicão, na Praça Álvaro Marques, 4764-502 Vila Nova de Famalicão, durante as horas de expediente, ou seja, de 2.ª a 5.ª feira – das 9 às 18 horas e à 6.ª feira – das 9 às 12 horas, desde a data da publicação do anúncio até ao termo do prazo para apresentação dos trabalhos de conceção.

Famalicão: 388 ofertas de emprego no centro da cidade

São 388 as ofertas de emprego disponibilizadas por cerca de 20 empresas e mais de uma dezena de entidades de emprego e formação que vão estar no Mercado do Emprego e Formação, que decorre esta quinta e sexta-feira, no espaço dos mercados urbanos Vai à Vila, na Praça D. Maria II, no centro da cidade.

Conhecer os perfis profissionais procurados pelas empresas, entregar currículo e conhecer as ofertas de emprego das empresas do concelho e de outras entidades são os principais objetivos do evento.

O Mercado de Emprego e Formação, aberto das 10 às 20 horas, é organizado pela Câmara Municipal, com a participação de instituições, como o Centro de Emprego e Formação Profissional, a Associação Comercial e Industrial de Famalicão, Cesae Digital, CICCOPN e o Centro Qualifica.

Entre os expositores estarão, entre outras, empresas como o Grupo RNM, Continental – Mabor, Porminho, Grupo Primor, Campicarn, Riopele, Caixiave, TMG, que buscam perfis muito distintos, desde administrativos, quadros qualificados e operadores.

Famalicão tem uma Aceleradora do Comércio Digital que é apresentada a 9 de maio

Na tarde do dia 9 de maio, o auditório da Universidade Lusíada de Famalicão recebe a apresentação da Aceleradora do Ave 2, um projeto do Acelerar o Norte desenvolvido em Consórcio liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e copromovido pela pela Associação da Economia Digital, pela Associação Empresarial de Portugal e pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. É dirigido às micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do país (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes).

Na zona Norte do país há 16 aceleradoras do comércio digital, sendo que em Vila Nova de Famalicão está a Aceleradora Ave 2, que abrange, também os concelhos de Santo Tirso e Vizela. A região do Ave foi contemplada com mais de 1 milhão de euros, sendo que a dotação nacional deste projeto, no âmbito do PRR, contempla um total de 55 milhões de euros.

O objetivo deste projeto visa dotar as micro, pequenas e médias empresas do comércio, serviços, restauração e similares de condições para o seu desenvolvimento digital, com ferramentas gratuitas de diagnóstico e consultoria, apoio à contratação de serviços digitais e capacitação, envolvendo milhares de empresas e negócios de proximidade e mobilizando estes setores para a transformação digital.

Para dar a conhecer o projeto na região, a Aceleradora Ave 2 realiza a sessão pública, cuja abertura está marcada para as 15h30, no auditório da Universidade Lusíada. A sessão conta com as participações, entre outros, do presidente da Associação Comercial e Industrial, do gestor territorial e de capacitação do projeto, Francisco Salgueirinho; de vários empresários; de João Pedro Araújo (gestor de transição digital da Aceleradora de Famalicão) e do vereador municipal, Augusto Lima que fará o encerramento marcado para as 17h30.

Famalicão: Bairro Comercial Digital abrange 20 ruas e 455 estabelecimentos

A Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial (ACIF) apresentam quinta-feira, 2 de maio, o projeto Bairro Comercial Digital de Famalicão, numa sessão pública marcada para as 19h00, na Fundação Cupertino de Miranda.

Mário Passos, presidente do Município, Fernando Xavier, líder da ACIF, Nuno Gonçalves, do Conselho Diretivo do IAPMEI, e Nuno Camilo, diretor do projeto “Acelerar o Norte” estão entre os convidados da cerimónia.

Este projeto, apoiado pelo PRR, visa a transformação digital do comércio e a digitalização da economia, bem como aumentar a atratividade, conectividade e sustentabilidade do espaço público.

O Bairro Digital de Famalicão abrange 20 ruas do centro urbano da cidade, num total de 455 estabelecimentos comerciais. Trata-se de uma oportunidade de transformação digital e modernização económica dos estabelecimentos da área urbana, tornando o comércio e o espaço urbano mais atrativos, com iniciativas criativas, lúdicas e indutoras de boas experiências de consumo, centradas nas pessoas e no apoio aos comerciantes.

Famalicão: Mário Ferreira é o novo proprietário do Lago Discount

O Grupo Pluris Investments, de Mário Ferreira, da Douro Azul, é, desde dezembro passado, o novo proprietário do Lago Discount, zona comercial situada em Ribeirão. Atrair marcas internacionais e nacionais, lojas de fábrica, dinamizar os espaços já existentes, tudo a coberto de um novo nome para o Lago Discount, são projetos futuros para fazer do espaço o local de encontro de Famalicão e da Região.

O novo proprietário já tem um curso «uma nova dinâmica» que pretende ver concluída «em poucos meses», visando dinamizar o espaço em vários âmbitos. Segundo comunicado há várias marcas nacionais e internacionais a analisar a possibilidade de se instalarem, «recuperando a dinâmica comercial com marcas de referência». A oferta, «que se pretende ser, sobretudo, orientada para a logística de proximidade» é, assim, para ser reforçada

No contexto comercial está, igualmente, em curso a recuperação e dinamização das lojas de fábrica e, dessa forma, contribuir para alavancar a produção e verticalização da venda com acesso direto ao mercado.

Em termos lúdicos e desportivos, o espaço já apresenta um dos melhores complexos de Padel do país, com sete campos homologados pela Federação Portuguesa de Padel. Esta é mais recente atração, mas o karting indoor do Lago, com mais de 2.500 m2, é uma referência na região e vai ser requalificado já em 2024.

A oferta de entretenimento dispõe, ainda, de um complexo que inclui bowling, um espaço para atividade de “laser tag” e uma oferta muito procurada para festas e eventos, nomeadamente a celebração de aniversários dos mais pequenos.

As propostas culturais são para dinamizar, incrementando a sua divulgação. O Museu do Automóvel Antigo continua a ser uma oportunidade para ver, entre outros, exemplares de competição Fórmula 1 e WRC na versão rally, a par da Escola de Prevenção Rodoviária vocacionada para as escolas e para a formação e civismo a utilizar nas estradas. O espaço tem por base réplicas de algumas das principais ruas de Famalicão, e a presença de diversas marcas nacionais presentes como sponsors deste divertido projeto, com exemplos brilhantes de construção à escala dos mais pequenos.

Também há o Museu da Guerra Colonial que permite uma viagem de memórias para os veteranos da guerra e para as suas famílias e amigos.

A nova gestão assumida pela Widerproperty e mandatada pelo proprietário está já no mercado na procura de novos usos e conceitos para os 10.000 m2 de escritórios, com várias propostas em estudo. O objetivo é ir «ao encontro de novas soluções que correspondam à procura e necessidades do concelho de Famalicão e da região».

Este espaço multiusos mantém a atual oferta, nomeadamente com um hipermercado Continente com galeria comercial onde se encontram presentes várias marcas, uma estação de serviço GALP, uma loja MaxMat, assim como outras marcas de referência como a Tiffosi, Centroxogo, Feira dos Sofás, Settepadel, Inovlar, W52, e um conjunto de lojas ligadas à casa e decoração.

Em breve será anunciado, com maior detalhe, o plano de revitalização, que incluirá a evolução do Lago, na sua nova designação, assumindo-se também como objetivo ser este um projeto sustentável, nas suas várias dimensões, da eficiência energética ao envolvimento da comunidade e dinamização de oferta que permita ao Novo Lago ser o local de encontro de Famalicão e da Região.

Famalicão: Mau tempo adia exposição e passeio de motas e motorizadas antigas e clássicas

Devido ás previsões de mau tempo para esta quarta-feira, dia em que deveria realizar-se mais uma edição da Turbina, a organização adiou a iniciativa para data a definir em breve.

A Turbina – Exposição e Passeio de Motas e Motorizadas Antigas e Clássicas é uma organização da Associação Desportiva e Cultural de Novais que já vai na oitava edição.

Famalicão: Um dos melhores guitarrista nacionais (Manuel de Oliveira) dá concerto na Casa das Artes

Manuel de Oliveira sobe ao palco da Casa das Artes, na noite do próximo sábado, para apresentar ao vivo o álbum Ibéria 20/22, recentemente distinguido com o prestigiado prémio Carlos Paredes/ 2023.

O projeto do aclamado músico e compositor vimaranense, que conta já com mais de 20 anos de existência, é uma colaboração com os renomados músicos Jorge Pardo (flauta e sax) e Carlos Benavent (baixo), ambos fundadores do mítico sexteto de Paco de Lucia.

O álbum será lançado, durante o mês de maio, em Dolby Atmos, uma nova tecnologia que está a revolucionar a forma como ouvimos música, dado que proporciona uma experiência auditiva imersiva e tridimensional, através do recurso a sete canais distintos de áudio, ao invés do estéreo convencional que dispõe apenas de dois.

Ainda em maio, Manuel de Oliveira apresentará o álbum numa digressão pelo Brasil, que irá passar por cidades como São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Manuel de Oliveira nasceu em Guimarães, na década de setenta, e iniciou a sua aprendizagem musical com o pai. Autodidata, viajou e esteve em contacto com outras culturas fortes da guitarra, como o Flamenco, a música sul-americana, ou o Fado.

Considerado pela crítica e pelo público como um dos melhores guitarristas portugueses da atualidade, o seu desenvolvimento artístico tem-se norteado pela busca interminável de influências e por uma eclética partilha de experiências.