Famalicão: Tributo a Mário Cesariny na Fundação Cupertino de Miranda

A Fértil Cultural montou um espetáculo-homenagem a Mário Cesariny, quando se está a celebrar 100 anos do nascimento deste artista plástico, um dos símbolos maiores do surrealismo português.

O espetáculo, produzido por esta companhia teatral, intitula-se “Herói é o meu nome” e vai ser colocado em cena no dia 25 de novembro, às 17h30, na Fundação Cupertino de Miranda, local onde Mário Cesariny tem muito do seu espólio.

«É teatro, é seguramente música e também é performance, mas a matéria inspiradora é toda ela feita de poesia», revela a Companhia Fértil Cultural, que exibe este espetáculo integrado no programa comemorativo do centenário do nascimento do artista plástico.

Herói é o Meu Nome” é uma apropriação da sua vida e obra e a sua transformação num ato performativo multidisciplinar que cruza a poesia, a música, a manipulação de objetos, sombras e muito mais. É assim que a Fértil Cultural resume este projeto, que teve a colaboração da Fundação. «Acima de tudo é um ato de homenagem a um artista que nunca deve ser esquecido», realça.

O que o público vai poder ver em palco, para além dos intérpretes – Neusa Fangueiro (canto/declamação/manipulação de objetos), Rui Leitão (guitarra), César Cardoso (baixo) e Paulo Capela (bateria) -, são elementos cenográficos e adereços múltiplos como quadros, molduras, bonecos, candeeiros e abajures, manequins desmembrados, gavetas soltas, chapéus e/ou chaleiras numa combinação a compor uma atmosfera que ajude o espetador a entrar num universo surrealista através desta decoração de interiores.

A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) é detentora de grande parte do acervo pessoal de Mário Cesariny. Constituído por mais de duas centenas de obras de arte, objetos de sua casa, e pelo seu arquivo e biblioteca pessoal, no qual se encontram mais de quatro mil fotografias, cadernos, correspondência, livros intervencionados e vários registos manuscritos em simples papéis.

 

Deixe um comentário

Famalicão: Projeto para a reabilitação da Escola Básica D. Maria II na reunião de Câmara

O município de Famalicão leva a reunião de Câmara, esta quinta-feira, o projeto de execução, de arquitetura e respetivas especialidades, para a reabilitação da Escola Básica D. Maria II, em Gavião.

O projeto engloba a substituição de caixilharias, a reparação e substituição de imobiliário, com o objetivo de reforço térmico e acústico dos edifícios; além da renovação e criação de novos espaços que permitirá criar novas valências essenciais para a comunidade educativa. Assim, estão previstas uma biblioteca moderna e funcional, aberta a atividades de estudo, leitura e projetos colaborativos; um auditório para eventos culturais, apresentações e iniciativas pedagógicas; 39 salas de aula renovadas e com mais conforto térmico, acústico e de luminosidade, e espaços especializados; laboratórios atualizados para o ensino experimental das ciências; um pavilhão desportivo renovado, garantindo melhores condições para a prática de atividade física e para a realização de eventos escolares; espaços interiores e exteriores para recreio, convívio e atividades de lazer, entre outros.

Destaque também para a criação de um campo polivalente; a criação de um piso para atividades polivalentes, promovendo melhores condições para a prática desportiva e a criação de um átrio (acesso principal ao edifício), que marca arquitetonicamente a entrada da escola e funcionará como um recreio interior.

A funcionar há três décadas, a Escola Básica D. Maria II foi classificada como a necessitar de obras urgentes, no Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas, Modernização dos Estabelecimentos Públicos de Ensino, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário.

O município de Famalicão está convicto de que a reabilitação contribuirá para a melhoria da oferta e qualidade educativa do território e entregará à comunidade educativa um equipamento moderno e adaptado.

Famalicão: Alunos da Oficina participaram em sessões dedicadas à empregabilidade

Os finalistas da Escola Profissional OFICINA participaram em duas sessões do Programa Tubos d’Ensaio promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão. Trata-se de uma iniciativa que visa apoiar os jovens na preparação para os desafios do mercado de trabalho.
Durante as sessões, foram abordados temas fulcrais para o desenvolvimento pessoal e profissional, nomeadamente o autoconhecimento, as competências valorizadas pelas entidades empregadoras e o conceito de empregabilidade.
Numa fase em que os alunos finalistas se encontram a poucos meses de concluir o seu percurso formativo (12º ano), estas iniciativas «assumem particular relevância, contribuindo para uma transição mais consciente e preparada para o mercado de trabalho e/ou para o
ensino superior», considera a OFICINA ewm nota informativa.
O programa Tubos d’Ensaio é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e integra as atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Apoio à Empregabilidade da OFICINA.

Famalicão: Mais uma distinção para Isabel Furtado

A CEO da TMG Automotive, que a 9 de julho vai receber a Medalha de Honra do Município de Famalicão, foi homenageada nos Prémios ECO/CIMPOR. Isabel Furtado foi alvo do Lifetime Achievement Award 2026, o grande prémio da cerimónia que decorreu a 19 de junho e pretende reconhecer carreiras de destaque no cenário empresarial nacional.
Isabel Furtado, um dos nomes maiores da indústria nacional, tem sido uma forte defensora da inovação, internacionalização, sustentabilidade e promoção do conhecimento como principais impulsionadores do desenvolvimento e da competitividade.
Ao receber o prémio, a empresária famalicense destacou que este reconhecimento reflete uma jornada construída ao lado de muitas pessoas, considerando que nenhuma carreira é construída sozinha e que os desafios podem ser transformados em oportunidades através da visão, do conhecimento e da capacidade de adaptação.
Citada pelo ECO, Isabel Furtado nota que «ainda há bastante para fazer e muito trabalho pela frente», assumindo que o prémio não é sinónimo de que tudo está feito.

Famalicão: USF de Joane não estará concluída dentro do prazo do PRR

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão assumiu esta terça-feira, aquando da visita da Ministra da Saúde a S. Miguel o Anjo, que a construção da Unidade de Saúde Familiar de Joane vai para além do prazo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, ou seja, final de agosto. Anteriormente era junho, mas passou a ser até final de agosto. «Vamos resolver o problema financeiro desse atraso que não é muito significativo», admitiu Mário Passos.

Recorde-se que a obra tem um orçamento de 2,1 milhões de euros, com apoio do PRR, o que a obrigava a ficar concluída dentro do prazo estipulado pela União Europeia. A assinatura do auto de consignação entre o município e a empresa construtora foi em dezembro de 2024, com prazo de conclusão de 540 dias. Constrangimentos ditaram um atraso na fase inicial, cujo andamento da obra não conseguiu ultrapassar na totalidade, mas que ficará concluída este ano.

Famalicão: Bênção das grávidas e bebés na festa da Senhora do Parto

A festa em honra de Nossa Senhora do Parto, em São Paio de Seide, voltou a ser um grande momento de devoção a Maria. Famílias da região, em especial mulheres e mães, participaram na festa, acompanhando os diversos momentos religiosos e também se divertiram na parte lúdica, que este ano contou com o cantor Toy.

O ponto alto das festividades decorreu na bênção das grávidas e das crianças de colo, que contou com a presença de cerca de 45 grávidas e 25 bebés de colo.

Participaram famílias provenientes dos concelhos de Barcelos, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Braga e Vila do Conde, bem como da Suíça, demonstrando a dimensão e a importância desta devoção a Nossa Senhora do Parto.

Da parte da tarde realizou-se a solene procissão em honra da Nossa Senhora do Parto que percorreu as ruas da freguesia acompanhada por numerosos devotos.

O pároco, Padre Nuno Vilas Boas, Arcipreste de Vila de Nova Famalicão, lembrou e agradeceu ainda a missão nobre e consoladora de tantas parteiras que auxiliam o parto e confortam aquelas que perdem os seus filhos.

A Comissão de Festas agradece a todos quantos contribuíram para a preservação desta tradição religiosa, que continua a ser um importante símbolo de fé e união da comunidade.

Famalicão: Coindu avança com novo despedimento coletivo de 48 trabalhadores

A Coindu, empresa de componentes para a indústria automóvel com sede em Vila Nova de Famalicão, iniciou um processo de despedimento coletivo que irá afetar 48 trabalhadores do setor do couro.

Em comunicado a O Minho, a empresa explica que “o mercado automóvel está a optar por novas configurações e materiais”, sendo que os modelos previstos devem reduzir significativamente a utilização de couro nos seus interiores.

Atualmente com 743 colaboradores, a administração garante que a medida foi comunicada esta terça-feira às equipas envolvidas “no contexto do diálogo aberto e transparente”.

Os trabalhadores afetados já se encontravam em regime de lay-off desde maio, tendo sido alertados, na altura, para esta possibilidade. A Coindu recorda que, nessa ocasião, foi explicado que, com a conclusão dos projetos em curso, a empresa não dispunha nem tinha perspetiva de novos projetos que permitissem assegurar a ocupação da totalidade dos colaboradores, tendo sido “sinalizado o risco de eliminação dos respetivos postos de trabalho”.

Recorde-se que, a empresa anunciou a implementação de um lay-off com duração de seis meses, entre maio e novembro de 2026, que poderia abranger até 493 trabalhadores. A quebra nas encomendas do setor já motivou dois despedimentos coletivos durante o ano passado.