Famalicão: Sons do Minho animaram o Parque da Devesa e elogiaram organização do “Anima-te”

Os Sons do Minho fizeram a festa, na tarde deste sábado, no Parque da Devesa, em mais um dia do Anima-te, iniciativa da Câmara Municipal que traz música a este espaço verde da cidade, com todas as medidas de segurança exigidas pelas entidades de saúde.

Com a devida distância, foram muitos aqueles que saíram de casa e ocuparam os espaços disponíveis para assistir ao concerto, lotando o recinto do Anima-te.

No final do espetáculo, os Sons do Minho aproveitaram as páginas que gerem nas redes sociais para elogiar a organização pela “ousadia, rigor e profissionalismo” com que implementaram esta iniciativa no terreno.

https://www.facebook.com/sonsdominho/posts/3081926581863037

Hélder Malheiro apita o Vitória F.C. x F.C.Famalicão

Hélder Malheiro, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, foi o escolhido para apitar o Vitória F.C. x F.C. Famalicão da 32ª jornada da Liga NOS.

O juiz vai contar com o apoio de Rui Cidade e José Luzia como assistentes.

O 4º árbitro será João Malheiro Pinto, quanto que no VAR e AVAR vão estar Rui Costa e João Bessa Silva.

O Vitória F.C. x F.C.Famalicão está marcado para as 21h15 desta segunda feira.

Poluição | Falta de Civismo: Máscaras e luvas encontradas em sete grandes rios europeus

“Os cientistas dos laboratórios parceiros de Tara” encontraram “constantemente máscaras e luvas” nas margens e nas praias de sete rios europeus, durante recolhas de amostras efetuadas em junho, disse Romy Hentinger, chefe da cooperação internacional da fundação, à rádio francesa France Inter.

“É preocupante para o futuro” porque se pode “deduzir que outras já chegaram ao mar”, acrescentou a porta-voz, sublinhando que as máscaras de proteção de uso único, feitas de polipropileno e “muito finas”, “irão fragmentar-se rapidamente”.

Os rios em causa estão entre os nove maiores europeus explorados em 2019 pelos cientistas, no âmbito de uma missão relacionada com microplásticos: Tamisa, Elba, Reno, Sena, Ebro, Ródano, Tibre, Garonne e Loire.

“Estamos à espera dos resultados finais destes cientistas, que estão em vias de completar o estudo destes rios”, acrescentou Romy Hentinger.

A expedição realizada entre maio e novembro de 2019 detetou a presença de microplásticos em 100% das amostras de água, revelando que já estão presentes nos rios e que “não se degradam no mar, sob a influência dos raios UV e do sal”, como se pensava, explicou Martin Hertau, capitão daquele laboratório flutuante.

Insólito | Covid-19: Graça Freitas manda famalicense abandonar o banco a meio do Belenenses SAD-Moreirense

O famalicense suplente no encontro deste sábado, entre Belenenses SAD e Moreirense, André Moreira, foi informado que teria de abandonar o banco de suplentes dos azuis por indicação de Graça Freitas.

De acordo com o comunicado emitido pela Liga, o guardião recebeu indicação positiva por parte do Dr. Filipe Froes para se apresentar a jogo, já que tinha testado negativo à Covid-19 por três ocasiões. Ora, ao intervalo chegou indicação contrária “por decisão da Autoridade de Saúde Nacional, a Dra. Graça Freitas, que confirmou o critério de contacto próximo e isolamento de 14 dias, ainda não cumpridos.”

O guardião dos azuis, refira-se, já havia falhado o duelo com o FC Porto, há uma semana, por causa do teste positivo do jovem João Monteiro.

 

Leia o comunicado:
“A Liga Portugal, através do seu consultor Dr. Filipe Froes efetuou durante toda a semana, em articulação com o departamento médico do Belenenses SAD, um acompanhamento à situação clínica do atleta André Moreira.

Tendo o referido jogador testado negativo ao SARS CoV-2, a 8, 9 e 10 de julho, e, em concordância com o Despacho da DGS, o Dr. Filipe Froes acabou por dar parecer positivo à convocatória do guarda-redes para o encontro desta noite entre o Belenenses SAD e o Moreirense FC.

Ao intervalo do encontro foi dada ordem ao atleta para se retirar do campo, por decisão da Autoridade de Saúde Nacional, a Dra. Graça Freitas, que confirmou o critério de contacto próximo e isolamento de 14 dias, ainda não cumpridos.

A retoma da Liga NOS tem sido marcada por um cumprimento exemplar do protocolo aprovado pela DGS e cumprirá sempre as orientações emanadas pelas autoridades de saúde perante situações não previstas no referido protocolo.”

 

Fonte: CM