Famalicão: Piscinas Municipais reabrem a 1 de julho

Está marcada para o dia 1 de julho a reabertura ao público das piscinas municipais exteriores e interiores de Vila Nova de Famalicão.

As piscinas exteriores do complexo desportivo de Famalicão estarão abertas até ao dia 15 de setembro, de terça a domingo, com dois períodos de utilização – 09h30 às 13h15 e 14h15 às 18h00 – ambos limitados a uma capacidade máxima de 180 pessoas. Os utentes não poderão utilizar o espaço nos dois períodos, exceto se não tiver sido atingido o limite máximo da piscina uma hora após a abertura do segundo período de utilização.

Igualmente para o dia 1 de julho está marcada a reabertura ao público das piscinas interiores de Famalicão, Joane e Ribeirão e os utentes interessados em voltar a frequentar a escola municipal de natação deverão reativar a sua matrícula entre os dias 15 e 30 de junho na secretaria do respetivo complexo.

No caso da piscinas exteriores, os balneários estarão encerrados, funcionando apenas com WC. Os balneários das piscinas interiores estarão abertos com o acesso aos chuveiros e secadores interdito e com um tempo máximo de permanência de 10 minutos.

É ainda obrigatório o uso de máscara dentro dos complexos desportivos, a desinfeção das mãos e o distanciamento social.

Recorde-se que as Piscinas Municipais de Oliveira S. Mateus vão continuar com a escola municipal de natação encerrada ao público, em virtude das obras que estão a decorrer no complexo desde fevereiro ao abrigo do programa municipal de eficiência energética.

Mais se informa que, seguindo as orientações da DGS, continuam suspensas as sessões de grupo para grávidas, idosos e pessoas com doenças crónicas, assim como todas as sessões ao abrigo do programa municipal “Mais e Melhores Anos”.

Entretanto, todas as piscinas municipais têm já as suas secretarias abertas ao público com todos os serviços em funcionamento, inclusive o pagamento da fatura da água e dos serviços de apoio à família (acolhimento, prolongamento e refeições).

Roderick do F.C.Famalicão pede ajuda aos bombeiros e depois de “susto” doa camisola

O jogador do Futebol Clube de Famalicão, Roderick Miranda, pediu recentemente ajuda aos Bombeiros Voluntários de Famalicão numa situação de fuga de gás em casa.

Dias após o susto, o defesa central foi até à corporação de bombeiros agradecer a rápida resposta dos soldados da paz.

O jogador ofereceu à corporação um camisola oficial do clube que representa autografa pelo próprio.

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão já agradeceram a oferta e prometem guardá-la num “lugar especial”.

Trabalhadores da Continental contra corte de salários

Cerca de 150 trabalhadores da Continental Mabor concentraram-se esta segunda-feira à porta da empresa em protesto contra a redução salarial de 24% aos trabalhadores do turno de fim de semana. Em causa estão 675 colaboradores, de um total de 2.300 funcionários da empresa.

Em declarações ao Jornal de Negócios, fonte da Continental Mabor diz que este é um processo que não está fechado, mostrando-se surpreendido com a manifestação de trabalhadores. Afirma que, neste momento, este turno não está a funcionar por falta de encomendas e que a empresa está a negociar com a Comissão de Trabalhadores uma nova organização destes turnos.

Os trabalhadores estão contra os cortes nos salários que dizem ter sido adquiridos por estes trabalhadores ao longo de 20 anos e «que lutaram junto com a empresa pelos avultados lucros de milhões ao longo dos anos». No caso dos trabalhadores de fim de semana, sublinham que se privaram «da sua vida familiar e social em prol da empresa e, como contrapartida de um salário justo que agora ameaça ser retirado».

Recorde-se que a Continental esteve fechada três semanas, entre 22 de março e 13 de abril. Reabriu a 14 de abril, de forma condicionada por causa do covid-19, com rotação de equipas. O pessoal afeto à produção está dividido por três turnos diários, mantendo-se suspensa a laboração de fim de semana.

Centro de diagnóstico à Covid-19 desmobilizado esta quarta-feira

Em virtude da evolução positiva da pandemia, o centro de diagnóstico móvel à Covid-19 de Vila Nova de Famalicão, em funcionamento desde o início de abril no parque de estacionamento do Parque da Devesa, deixa de estar em funcionamento a partir de amanhã, quarta-feira, dia 10 de junho.

Em caso de sintomas, os utentes deverão contactar a linha SNS24, através do número 808 24 24 24.

A criação deste centro de rastreio foi uma das medidas anunciadas pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, no âmbito do plano de ação de combate ao novo Coronavírus.

A estrutura, que funcionava em regime de drive-trough, foi criada em parceria com a ARS Norte e a UNILABS.

Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho com candidaturas abertas

Os interessados no Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho devem apresentar os livros a candidatura até 30 de junho.

Este prémio, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tem um valor monetário de 7.500 euros.

O regulamento indica como válidos ensaios literários, em português e de autor português, publicados em livro, em primeira edição, no ano anterior ao da entrega ao concurso.