Covid-19: DGS vai emitir duas novas orientações sobre grávidas e recém-nascidos

A diretora-geral da Saúde adiantou hoje que “nas próximas 24 ou 48 horas” vão ser emitidas duas novas orientações relativamente ao acompanhamento de grávidas e recém-nascidos, depois de uma consensualização entre as especialidades de obstetrícia e neonatologia.

“Provavelmente, nas próximas 24 ou 48 horas sairão duas novas orientações porque separamos os procedimentos das grávidas, seguidas em obstetrícia, e os procedimentos do recém-nascido, acompanhados pela neonatologia”, afirmou na conferência de imprensa relativa ao ponto da situação da covid-19 em Portugal.

Graça Freitas afirmou que houve “nuances” que foi preciso consensualizar entre obstetrícia e neonatologia porque, exemplificou, pode acontecer uma grávida ter testado positivo à covid-19 e o recém-nascido não, logo a mãe tem de ficar internada e o bebé não.

Pegando nesta caso, a diretora-geral disse que, depois, é necessário estabelecer o seguimento a dar à criança, que tipo de testes deve fazer e com que periodicidade, daí a criação de novas orientações.

Já sobre a possibilidade de o acompanhante da mulher poder ou não assistir ao parto, Graça Freitas vincou que a “última decisão” será sempre da equipa médica.

A maior parte dos hospitais portugueses que considera ter condições para que o acompanhante assista está a permitir, os restantes não, reforçou.

Ainda sobre esta temática, e relativamente à retoma das consultas de fertilidade, a diretora-geral salientou que essas serão feitas dentro dos termos da retoma das atividades das unidades de saúde.

Portugal contabiliza 1.218 mortos associados à covid-19 em 29.036 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 15 mortos (+1,2%) e mais 226 casos de infeção (+0,8%).

Das pessoas infetadas, 649 estão hospitalizadas, das quais 108 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados é de 4.636.

Famalicão: Proteção Civil chamada para ajudar bombeiros em resgate de animal preso desde sábado

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão, desde este sábado, a acompanhar a situação de um gato que se encontrava preso numa árvore, nas proximidades da Alameda Caminhos de Santiago, em Famalicão.

Ao início da tarde deste domingo houve uma tentativa para retirar o animal daquele local mas, e de acordo com fonte dos bombeiros, não estavam reunidas as condições de segurança para que a operação fosse executada com o sucesso que se esperava.

Horas depois, cerca das 16h40, e já com o apoio da Proteção Civil, desencadeou-se uma nova operação de retirada do animal que terminou conforme planeado.

 

Não houve acordo: Futebol na TV só em canal pago

As últimas dez jornadas da I liga vão ser transmitidas em canais pagos. Nas últimas semanas, e de forma a evitar aglomerações para “ver a bola” em espaços públicos, surgiu a intenção do governo em transferir a transmissão dos jogos para canais que emitem em sinal aberto (SportTV + / RTP).

De acordo com o Correio da Manhã deste domingo, essa hipótese foi agora afastada por não ter existido um entendimento entre o estado e os operadores que detém os direitos de transmissão.

Segundo a mesma publicação, os operadores envolvidos no processo recusaram qualquer acordo com o governo, justificando que nos últimos meses os canais por subscrição não ganharam “um único cêntimo” dos assinantes.

O regresso da I Liga é, por isso, encarado para as diversas empresas do setor como uma forma de minimizar o prejuízo dos últimos meses, não se justificando a venda dos direitos de transmissão a terceiros.

Covid-19: Começaram a ser revelados os resultados dos testes aos funcionários das creches de Famalicão

Iniciaram-se, na passada quinta-feira, os testes a todos os funcionários das creches do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Os testes aconteceram ao abrigo do programa nacional de rastreio aos grupos mais expostos aos riscos da propagação de contágio da covid-19.

Entretanto, neste domingo, já começaram a ser revelados os resultados. A primeira instituição a comunicá-los foi a IPSS “Bem me quer”, da freguesia de Delães.

Numa publicação na rede social facebook, a “Bem me quer” revela não ter casos positivos na sua equipa.

https://www.facebook.com/BemMeQuer.IPSS/posts/4002798833080252?__xts__%5B0%5D=68.ARBm5T1L-8XU5k8G2eSOkVAfZpkohFFRPgTIvfY8Su3BzFT0V5_LFzHKJf_rEYL7M52fEVt1eYImKJU9_mCx1EJoGLEqZOd5n4XuRpgP_BuTgxPSI8KiZSqM_XBpAPexx20HgRK_SmC9mIJuXRK_vGFTIcMjpUEh1yhbohKEAPF4Cdqddw3Q-QscMZbQ2kFUIj7YLzKggb-lSyz7dq7MPve43kslaCfB-34sYYYIRkLUGX-zvL3DpxbJdO4JoqcoL2C3Hhu5cCgsZRjwqWTlpXctuMzS5tWTHHi3B3ffhOPzWLBdR6tU4CXe6RjBUpasEpNDVRNmwhW1TIPtS0Tclw&__tn__=-R