Dados divulgados pela Direção Geral da Saúde no mais recente relatório de situação.
Biblioteca abre serviços de forma condicionada
Os serviços da Biblioteca Municipal começaram a funcionar de forma faseada e condicionada. Está a acontecer na Biblioteca Municipal e nos polos de leitura.
O atendimento presencial é só para a atividade mais urgente, no restante estão a receber livros/documentos que se encontrem em empréstimo domiciliário, para que lhes seja dado o devido tratamento de higienização e de quarentena a que estes documentos manuseados têm, obrigatoriamente de ficar sujeitos. Esta 1.ª fase será assegurada na modalidade “ao postigo”, à porta de entrada das bibliotecas, com todas as regras de higiene e distanciamento asseguradas.
A biblioteca estima que, a partir de 18 de maio, seja possível iniciar os empréstimos domiciliários sob reserva antecipada. Para usufruírem dos empréstimos domiciliários, os leitores terão que, previamente, consultar o catálogo bibliográfico online, em http://famalicaogib.bibliopolis.info/opac/, verificar a disponibilidade do documento que pretende requisitar, efetuar a reserva e por fim contactar a sua biblioteca, por telefone, para informar da data e horário, nos dois dias subsequentes, em que pretende recolher o documento. Esta 2.ª fase, será também assegurada na modalidade “ao postigo”, à porta de entrada das bibliotecas.
Depois de 1 de junho, data em que se celebra o dia mundial da criança, os 28 anos da inauguração do atual edifício da Biblioteca Municipal e a data da morte do seu patrono, o escritor Camilo Castelo Branco, a Biblioteca de Famalicão prevê abrir finalmente as suas portas para pesquisa e consulta presencial dos documentos nas diferentes salas. A entrada e circulação de leitores dentro das instalações das bibliotecas deverá acontecer no estrito cumprimento das Regras de Atividade Pós-Contenção (plano de mitigação de riscos) e será condicionada à lotação de cada biblioteca e de cada sala, respeitando as regras de distanciamento entre pessoas e com recurso ao uso obrigatório de máscaras pelos leitores. O acesso às salas será orientado pelos técnicos da biblioteca, assim como o acesso às estantes para retirar os livros ou documentos será feito em exclusivo pelo técnico da biblioteca ao serviço. Após a consulta, os livros ou documentos manuseados deverão ser entregues ao técnico para cumprimento dos cuidados posteriores. A permanência nos espaços das bibliotecas será por tempo determinado e para o estritamente necessário.
Apesar do encerramento dos serviços presenciais em todas as bibliotecas desde o dia 11 de março, durante este período, foram sempre mantidos e assegurados os serviços de atendimento telefónico e de atendimento eletrónico a todos os leitores. Para além disso, as bibliotecas disponibilizaram diversas atividades online, como os “Contos à Quarta”, com momentos de leitura para toda a família, visitas virtuais a exposições, entre muitas outras.
CIM do Cávado cria rede pública gratuita de transporte de passageiros
A CIM do Cávado, composta pelos municípios de Amares, Esposende, Barcelos, Braga, Terras de Bouro e Vila Verde, vai ser servida por uma rede provisória de transportes públicos que assegurará, de forma gratuita, os serviços essenciais à população.
A rede é composta por um total de 10 carreiras, com 36 circulações diárias, contabilizando um total de 1.242 quilómetros diários. Com viagens nos dois sentidos, as carreiras serão de Arcos de Valdevez/Braga, Gerês/Braga, Braga/Amares, Terras de Bouro/Braga, Gerês/Terras de Bouro, Caldelas/Amares, Forjães/Apúlia, Apúlia/Braga, Braga/Barcelos e Braga/Famalicão.
A CIM refere que «os horários foram adaptados de modo a permitirem as habituais deslocações profissionais e acessos aos centros urbanos e basearam-se nos dados históricos de procura, permitindo com um número reduzido de carreiras servir a maior população possível».
Em comunicado, a CIM lembra que, após o cancelamento das atividades letivas, e com a declaração dos estados de emergência por 45 dias, o transporte público de passageiros sofreu reduções drásticas, tendo inclusivamente sido totalmente suspenso na maioria dos municípios do Cávado.
A lotação dos veículos é de dois terços da sua lotação máxima e não será permitida a circulação de passageiros sem máscara protetora.
Mais de 30 empresas em Famalicão estão na luta contra o Covid-19
Face à escassez no mercado nacional de equipamentos de proteção individual e dispositivos médicos essenciais para os profissionais de saúde, e considerando a mobilização do tecido empresarial nacional para colaborar no esforço conjunto de combate ao novo coronavírus, a Câmara Municipal de Famalicão está a colaborar com as autoridades de saúde na identificação de empresas famalicenses capacitadas para a produção de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde.
No concelho são já mais de 30 as empresas que produzem estes equipamentos.
Confira a listagem:
- Calvelex
- Carlan
- Cores Doutrora
- Elastoni e Angelincentive
- Europoint Portugal
- Fergotex
- Fradelsport
- IN2mold
- Inovamolde
- Joselen
- Lurdes Sampaio Malhas
- Marjomotex
- Mira Lingerie
- Mistolin Solutions
- MMCA Confeções
- Multilabel
- Olmac
- Pafil
- Plastifa
- Prismapack
- Prova – Artes Gráficas
- Quimeracristal
- Raclac
- Rifer
- Riopele
- Rofer
- Samofil
- Scop
- Sepol
- Sónia Belo – Têxteis
- Tarefas Coloridas
- Tiajo
- TMG
- Troficolor
Esta lista está em constante atualização
Nehuén Pérez é intocável… em Famalicão e em Madrid
O jovem central Nehuén Pérez é um dos intocáveis do FC Famalicão e, segundo a imprensa espanhola, também o é para o Atlético de Madrid, clube que detém o passe do jogador de 19 anos.
O emblema madrileno, segundo avança o Libertad Digital, de Espanha, já recebeu várias propostas para o central na próxima época, mas todas elas foram recusadas.
As exibições do argentino estão a impressionar os dirigentes do Atlético Madrid, sendo o jogador equacionado para o plantel principal, caso algum dos atuais centrais (Felipe, Savic, Giménez ou Mario Hermoso) sejam transferidos.
Joane: Junta, feirantes e autoridades preparam regresso da feira a 16 de Maio
A junta de freguesia de Joane espera retomar a feira semanal a 16 de maio, interrompida devido à pandemia do Covid-19, confirmou à Cidade Hoje o presidente da vila António Oliveira.
A junta tem reunido com os feirantes, no sentido de encontrar normas e definir espaços para que ninguém fique de fora, e todos trabalhem em segurança.
Para já está garantida a colaboração da GNR que, no local, vai controlar as entradas e saídas de pessoas.
Existirão também outros procedimentos de segurança / prevenção tidos como obrigatórios, o uso de máscara / viseira deverá ser um deles.





