Dados divulgados pela Direção Geral da Saúde no mais recente relatório de situação.
Santuário de Fátima pede aos peregrinos que evitem deslocação ao recinto nos dias 12 e 13
O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, pediu hoje aos peregrinos que não se desloquem ao recinto nos dias 12 e 13 e que façam a peregrinação “pelo coração”, devido à pandemia de covid-19.
Numa mensagem dirigida aos peregrinos a propósito da Peregrinação Internacional Aniversária de maio, Carlos Cabecinhas refere que, pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima vai celebrar esta data sem peregrinos nos seus espaços.
“Este é um momento doloroso: o santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, considera.
A quem tinha intenção de este ano se deslocar ao santuário, o padre pede que faça esta peregrinação “pelo coração” e acompanhe a transmissão das celebrações através dos meios de comunicação social, da internet e das redes sociais.
As celebrações decorrerão no recinto, mas este estará encerrado devido às regras sanitárias definidas pelo Governo no contexto da declaração do Estado de Calamidade pública, em articulação com a Conferência Episcopal Portuguesa, e que impedem as celebrações religiosas com a presença de fiéis.
Atendendo a esta impossibilidade de deslocação à Cova da Iria, o reitor desafia os peregrinos a fazerem um caminho espiritual, apresentando-lhes uma proposta concreta de oração para cada dia.
“Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração”, sublinha.
A proposta passa por uma “peregrinação por etapas”, entre hoje e dia 13, na qual “o caminho não é físico, mas interior”, sendo os peregrinos desafiados a acenderem, todos os dias, nas janelas de suas casas, uma vela, o que é considerado “um dos atos mais icónicos de Fátima”.
“Que, em cada dia, cada um faça um momento de reflexão e oração, de acordo com as propostas que disponibilizaremos; e que, em cada noite, acenda à janela uma vela, até à procissão de velas do dia 12. Faremos, assim, uma bela procissão de velas, difundida por todos os lugares onde viveis e vos encontrais”, apela.
Entre a tarde do dia 12 e o fim da manhã do dia 13 não será permitido o acesso dos peregrinos a qualquer espaço do santuário.
“Tomar agora esta decisão dolorosa significa procurar criar condições para podermos retomar, o mais rapidamente possível, as peregrinações a este lugar”, realça Carlos Cabecinhas.
O reitor aproveita para cumprimentar os vários grupos de peregrinos que tiveram de cancelar a peregrinação a Fátima neste mês de maio, que são cerca de três centenas e meia, de todo o mundo.
As celebrações com a presença física de peregrinos na Cova da Iria e em todas as igrejas portuguesas só serão retomadas no dia 30.
Até lá, o santuário retomará a sua atividade, reabrindo, já a partir de hoje, os locais de culto, para visita e oração, mas sem celebrações comunitárias e sem a presença física de peregrinos.
Também o edifício da reitoria retomará a sua atividade, tal como as unidades comerciais. Os espaços museológicos abrem ao público a partir do dia 19.
De forma a tornar os espaços do santuário acessíveis, a instituição adotou medidas quer para os colaboradores quer para os peregrinos, como o uso de máscara em espaços fechados, a lavagem frequente das mãos, a manutenção do distanciamento físico e a monitorização dos acessos aos espaços fechados (basílicas, capelas e espaços comerciais).
GNR apanha trio especializado em roubar catalisadores de carros para vender a sucatas
A GNR de Barcelos deteve, em flagrante delito, três homens que furtavam catalisadores de automóveis.
“No âmbito de uma investigação relacionada com furtos de catalisadores automóveis, os militares localizaram um veículo, que terá sido usado para transportar os autores do furto e do material. Nas proximidades do local, onde a referida viatura tinha sido avistada, foram detidos, em flagrante delito, três homens a cortarem o tubo de escape de uma viatura, estacionada, para retirarem o catalisador
Habitualmente os suspeitos procuravam viaturas estacionadas em locais escondidos. Com recurso a um macaco hidráulico e a uma serra de sabre sem fios, com bateria elétrica, cortavam as linhas de escape e retiravam os catalisadores para depois venderem em sucatas ou pontos de reciclagem”
Os homens, com 24, 26 e 47 anos, foram detidos na última quinta-feira. A GNR apreendeu um veículo, seis catalisadores, macacos hidráulicos, 370 euros em dinheiro e telemóveis.
GNR Comunicado
Castelões: Junta de freguesia reabre atendimento ao público
A junta de freguesia de Castelões comunicou, esta segunda-feira, que se prepara para reabrir o atendimento ao público.
O serviço de secretaria passa a funcionar, a partir do próximo dia 6, de segunda a quarta das 19h15 às 21h00, terças e quintas das 09h30 às 12h00, e aos sábados das 15h00 às 18h30.
A reabertura do espaço irá seguir as orientações da Direção Geral de Saúde. A permanência de uma única pessoa na zona de atendimento é uma das regras a ser implementadas por esta junta de freguesia.
Plataforma online de distribuição de pão
Ipão.pt é o nome de uma plataforma online que permite ao utilizador receber pão fresco à porta de casa. As entregas são gratuitas das 05h às 08h e chegam a casas ou apartamentos.
O utilizador pode definir um plano semanal, podendo escolher o tipo de produtos que quer receber, as quantidades e uma hora máxima de entrega: Até às 06h, até às 07h ou até às 08h.
Os produtos são frescos, feitos de madrugada, e são entregues 1 ou 2 horas após saírem do forno. Neste momento, há 25 produtos disponíveis, de padaria e pastelaria.
A entrega, assim como a produção do pão e de outros produtos de pastelaria, como natas ou queques, é assegurada pelas padarias parceiras do serviço, um processo parecido ao utilizado por plataformas como Uber Eats ou Glovo.
A plataforma funciona assim: inicialmente o utilizador tem de inserir o seu distrito, o seu concelho e a sua freguesia, para saber se já tem disponível o serviço na sua zona. Depois, basta inserir as quantidades na lista de produtos, inserir os seus dados e escolher o método de pagamento.
Atualmente, o iPão tem à disposição os seguintes métodos de pagamento: Cartão Crédito, Débito Direto, Transferência Bancária, PayPal, Multibanco e MB Way.
O iPão refere que não há encomenda mínima diária, podendo o cliente escolher inclusive só alguns dias da semana. Contudo, o serviço refere também que a padaria poderá recusar qualquer encomenda caso considere as quantidades semanais demasiado pequenas.
As encomendas no iPão têm uma duração de 4 semanas, ou seja, durante esse período o cliente indica quantidades e dias da semana que pretende receber (Ex: 2 pães às segundas, 3 às terças, etc).
No final dessas 4 semanas, a encomenda é automaticamente renovada para as 4 semanas seguintes. Nessa altura, o cliente pode cancelar ou alterar a encomenda.
O autor desta plataforma é Pedro Marques, gestor de projetos web. «Começar com 32 freguesias é bom, mas o objetivo a curto prazo passa por cobrir 100% do concelho de Famalicão. Depois disso, é alargar o serviço a outras cidades. Temos uma estratégia para parceiros já definida e vamos ativamente procurar novos para alargar o iPão a outras freguesias e cidades».
O iPão pode ser consultado em www.ipao.pt.
Refood recebe produtos ultracongelados
A empresa Joledila – Fabricação de Produtos Alimentares Lda ofereceu à Refood Famalicão uma série de produtos pré-cozinhados ultracongelados para serem distribuídos pelas famílias que mais necessitam nesta fase de pandemia.
Um ato solidário e de responsabilidade social da Joledila, empresa situada na Rua de Vilar de Baixo em Vila Nova de Famalicão, que está no mercado com uma vasta gama de produtos como os bolinhos de bacalhau, rissóis de carne, camarão e leitão, croquetes e pataniscas.





