Covid-19: Pico superado em quase toda a Europa, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

A vaga inicial de transmissão da covid-19 na Europa já passou o seu pico, sendo a Bulgária o único país que regista ainda um aumento de casos, indicou hoje a diretora do Centro Europeu de Controlo de Doenças.

Numa videoconferência com a comissão de Saúde Pública do Parlamento Europeu, Andrea Ammon indicou que os dados mais recentes revelam que, “aparentemente, a vaga inicial de transmissão já passou o seu pico, com um declínio generalizado” do número de casos de infeção nos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu mais Reino Unido, e atualmente “só há um país com um aumento da incidência e quatro sem diferenças substanciais”.

Instada pelos eurodeputados a nomear os países em questão, a diretora do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) especificou que o país que ainda regista uma curva ascendente na incidência de transmissão é a Bulgária, enquanto os quatro outros países “sem diferenças substanciais” na incidência de transmissão nos últimos 14 dias são a Polónia, a Roménia, a Suécia e o Reino Unido.

Na sua intervenção, a diretora da agência sediada na localidade sueca de Solna defendeu que, no processo de desconfinamento que começa a acontecer um pouco por toda a Europa face à diminuição da incidência de transmissão do novo coronavírus, deve haver “uma gestão das expectativas das pessoas”.

“Isto é uma maratona, não é um sprint. Provavelmente já terão ouvido isto, o que não quer dizer que não seja verdade. As expectativas das pessoas relativamente à situação da pandemia e da duração dos efeitos que continuará a ter nas suas vidas no futuro previsível tem de ser gerida. Isto não vai acabar em breve, e as pessoas devem preparar-se mentalmente para tal. No mesmo sentido, não podemos baixar as nossas guardas durante o levantamento progressivo” das medidas restritivas, argumentou.

“As pessoas devem ser recordadas permanentemente de que este vírus não se vai embora enquanto não tivermos uma vacina”, reforçou mais adiante.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 245 mil mortos e infetou mais de 3,4 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (67.674) e mais casos de infeção confirmados (mais de 1,1 milhões), mas por regiões a Europa é a mais afetada, registando mais de 143 mil mortos entre mais de 1,5 milhões de casos, com quatro países europeus a surgirem no topo da lista com mais vítimas mortais a seguir aos Estados Unidos: Itália (28.884 mortos, mais de 210 mil casos), Reino Unido (28.446 mortos, mais de 186 mil casos), Espanha (25.428 mortos, mais de 218 mil casos) e França (24.895 mortos, mais de 168 mil casos).

Em Portugal, morreram 1.043 pessoas das 25.282 confirmadas como infetadas, e há 1.689 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas, o que acontece hoje mesmo em Portugal e diversos outros países europeus.

Precisa de ir aos correios? Eles estão abertos até mais tarde

Os CTT informaram hoje que as suas lojas vão funcionar em horário alargado, “para assegurar a prestação do serviço à população”, no contexto da pandemia de covid-19.

De acordo com um comunicado enviado pela empresa, as lojas CTT vão estar em funcionamento, nos dias úteis, entre as 09:00 e as 13:30 e entre as 14:30 e as 17:30, à exceção das que estão em espaços comerciais e aeroportos, onde se aplica o horário do espaço onde estão inseridas.

O atendimento vai continuar a ser feito à porta fechada, “de forma a minimizar a permanência de clientes em loja e para garantir o distanciamento entre cada cliente”, refere a empresa de distribuição de correio.

Assim, apenas podem permanecer na loja os clientes que estão a ser atendidos e a fila de espera será feita à porta.

Os clientes terão de utilizar máscara no interior das lojas e os colaboradores dos CTT poderão usar máscara, luvas e gel desinfetante.

Os CTT lembram ainda que estão encerradas as lojas do Aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, Açores, da Loja do Cidadão de Lisboa – Laranjeiras e da Loja do Cidadão de Odivelas, devido ao encerramento daqueles espaços.

Relativamente aos Pontos CTT (Postos de Correio), a empresa informa que poderão existir alterações nos horários de funcionamento ou o seu encerramento, por decisão dos parceiros dos CTT na prestação deste serviço.

“Desconfinamento” já começou: O que muda a partir de hoje

1 – Pode haver ajuntamentos e eventos que tenham até nove pessoas, apesar do governo pedir o recolhimento em casa sempre que possível;

2 – Uso obrigatório de máscara em todos os espaços sociais fechados, sejam lojas, repartições de serviços públicos, ou transportes colectivos. No entanto só estão previstas multas, que podem chegar aos 350€, para o incumprimento em transportes públicos;

3 – Reabertura de lojas até 200m2 e com porta aberta para a rua, com funcionamento a partir das 10h;

4 – Reabertura de livrarias e stands automóveis, independentemente da dimensão;

5 – Reabertrura de cabeleireiros, manicures e similares, mas com atendimento marcado;

6 – Reabertura de repartições de finanças, conservatórias, e outros balcões de atendimento ao público, também com marcação prévia;

7 – Reabertura de bibliotecas e arquivos;

8 – Lotação máxima de cinco pessoas por 100m2 em espaços fechados;

9 – Lotação de 2/3 em transportes públicos;

10 – Autorizados desportos individuais desde que ao ar livre e sem utilização de balneários e piscinas;

11 – Autorizados funerais com a presença de familiares.

Esposende: Encontrado morto homem desaparecido no mar

O homem desaparecido este domingo no mar na praia da Carruagem, em Esposende, foi encontrado sem vida, avança o Jornal de Notícias.

De acordo com o Comandante da capitania do porto de Viana do Castelo “homem de cerca de 58 anos, ao tentar prestar assistência às filhas que estavam na água, em dificuldades, acabou por se afogar”.

As filhas conseguiram salvar-se, contudo, o homem acabou por ser resgatado já sem vida.

Bombeiros de Esposende, Polícia Marítima, Cruz Vermelha de Marinhas e a GNR estiveram nas operações de socorro.

Homem desaparecido no mar em Esposende

Um homem desapareceu no mar este domingo à tarde da praia da Carruagem, na freguesia de Belinho, em Esposende, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Marítima Nacional.

O alerta, segundo a mesma fonte, foi dado pelas 18:40, após “três indivíduos terem ido a banhos numa zona não muito comum para esse efeito”, acrescentou à Lusa a fonte, confirmando que “apenas dois voltaram para terra”.

“Foram eles a dar o alerta”, acrescentou a fonte.

Nas buscas encontram-se Bombeiros de Esposende e a Polícia Marítima, estando estas a decorrer com o auxílio de uma embarcação semirrígida e uma moto de água numa zona de “muita rocha e pedra”.

O recurso à mota de água justifica-se, segundo aquela fonte, pelo facto de “ter acesso a locais onde outro tipo de embarcações não consegue chegar”.

ATUALIZAÇÃO

https://cidadehoje.pt/esposende-encontrado-morto-homem-desaparecido-no-mar/

Covid-19: Bispo diz que celebrações do 13 de Maio em Fátima se mantém sem peregrinos

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, disse hoje que o 13 de Maio no Santuário de Fátima será celebrado “sem a habitual participação dos peregrinos”, como já tinha sido decidido pela Igreja Católica.

“Tendo surgido informações de que o Santuário de Fátima poderia fazer a peregrinação de 12-13 de maio com a presença de peregrinos no recinto de oração”, o bispo de Leiria-Fátima, cardeal António Marto, “esclarece que se mantém a decisão anteriormente anunciada de realizar estas celebrações com o recinto fechado, sem a habitual participação dos peregrinos”, afirma um comunicado.

“A decisão da Igreja Católica de seguir as indicações das autoridades civis no sentido de suspender as celebrações religiosas comunitárias decorre da responsabilidade de fazer o que está ao seu alcance para não colocar em perigo a saúde pública, cumprindo também deste modo o mandato evangélico do amor ao próximo”, sublinha o responsável, na mesma nota, lida por uma porta-voz do Santuário.