Chuva intensa e trovoada colocam região sob aviso amarelo

Este domingo, o distrito de Braga está sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros. A chuva poderá surgir acompanhada de trovoada e, em alguns casos, de granizo.

O alerta, emitido pelo IPMA, mantém-se em vigor até às 21:00.

A previsão aponta para mais chuva na segunda-feira. A partir daí, espera-se uma melhoria do tempo, com vários dias seguidos sem precipitação.

1 Comment

Deixe um comentário

Gerês passa a cobrar taxa turística de 1 euro

A partir de hoje, sexta-feira, 13 de junho, quem pernoitar no Gerês terá de pagar uma taxa turística de 1 euro por noite. A medida aplica-se anualmente entre 1 de maio e 31 de outubro.

O objetivo é apoiar o investimento necessário para manter o Gerês como um destino de qualidade, nomeadamente através da melhoria dos espaços públicos, reforço da limpeza, segurança, animação e promoção turística. A autarquia sublinha a necessidade de garantir um turismo sustentável numa zona que recebe cada vez mais visitantes durante o verão.

Manuel Machado vai demitir-se da presidência da AF Braga

Manuel Machado vai demitir-se do cargo de presidente da Associação de Futebol de Braga. A tomada de decisão será comunicada esta quinta-feira, no decurso de uma reunião extraordinária, revela o Diário do Minho.

A demissão do dirigente, reeleito em 2024 para um novo mandato, abrirá portas e um novo processo eleitoral e para o qual se perfila Miguel Azevedo, atual vice-presidente. Para o Conselho de Arbitragem o nome mais forte é o de Joel Vale, atual presidenta da Associação de Árbitros de Futebol de Braga.

A decisão de Manuel Machado acontece dias depois da demissão do Conselho de Arbitragem, por divergências «quanto ao modelo de gestão, organização e de recursos da arbitragem».

Foto: AF Braga

Grupo armado invade de madrugada casa de idosos em Guardizela para roubar ouro e dinheiro

Um casal de idosos, com idades entre os 79 e os 85 anos, foi vítima de um assalto violento em casa, na freguesia Guardizela, Guimarães, na madrugada desta terça-feira, 10 de junho. O crime ocorreu por volta das 03h00, enquanto o casal descansava.

Os assaltantes, três encapuzados, que atuaram com um arma de fogo, conseguiram fugir com ouro e dinheiro.

As autoridades já está a investigar o caso. Existe a possibilidade do grupo responsável por este crime esteja também ligado a outros roubos ocorridos na última semana em Famalicão, com características semelhantes que apontam para a atuação da mesma quadrilha.

Tertúlia do ciclo dedicado a Camilo Castelo Branco no Bom Jesus de Braga

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte promove, esta quinta-feira, a segunda tertúlia do ciclo dedicado a Camilo Castelo Branco. A iniciativa decorre a partir das 21 horas, no Bom Jesus do Monte – Hotel do Parque, na cidade de Braga.

Com o tema “Morte/Ressurreição”, o encontro propõe uma reflexão profunda sobre as inquietações existenciais, morais e espirituais que atravessam a obra camiliana. O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e o professor João Paulo Braga, com moderação de Maria João Padrão, são os protagonistas desta tertúlia.

Com curadoria de Jorge Sobrado, a iniciativa faz parte da programação “Camilo 200 a Norte”, relativa às comemorações do bicentenário do nascimento do escritor que escreveu a maior parte da sua obra em Seide S. Miguel, concelho de VN Famalicão.

A entrada é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link https://forms.office.com/e/x2RsrEDRZy

 

Trovoada e granizo colocam região sob aviso laranja: Possibilidade de “tempo severo” esta terça-feira

A região do Minho deverá enfrentar mau tempo nas próximas horas. O IPMA emitiu aviso laranja para os distritos de Braga e Viana do Castelo, válido entre as 18h de terça-feira e as 3h de quarta.

São esperados aguaceiros fortes, trovoada, queda de granizo e vento com rajadas.

Para o mesmo período, também está em vigor um aviso amarelo, devido à intensidade da chuva e à possibilidade de granizo.

O aviso laranja indica risco moderado a elevado, enquanto o amarelo aponta perigo para atividades mais sensíveis ao estado do tempo.

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre despedimentos na Gabor

O Bloco de Esquerda manifestou esta semana solidariedade com os trabalhadores da empresa Gabor, em Barcelos, na sequência do despedimento de 222 funcionários, que se somam aos 67 já dispensados em março.

Através da deputada Mariana Mortágua, o partido dirigiu um conjunto de perguntas ao Governo, para apurar que diligências estão a ser tomadas para salvaguardar os postos de trabalho e que apoios serão garantidos aos trabalhadores afetados.

A Gabor, multinacional alemã do setor do calçado, tem uma unidade em Silveiros e Rio Covo desde 1991. A empresa invocou razões económicas para esta nova vaga de despedimentos, embora em 2023 tenha registado vendas de 322 milhões de euros.

O Bloco quer ainda saber se a empresa beneficiou de apoios públicos, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência, e apela a uma ação urgente do Governo e da Câmara Municipal de Barcelos para apoiar os trabalhadores afetados.