Corpo encontrado a boiar no Rio Ave

O corpo de um homem foi encontrado este sábado de manhã no rio Ave, na zona da Lama, em Santo Tirso. As autoridades acreditam tratar-se de Luís Carvalho, de 71 anos, desaparecido desde o dia 10 de dezembro.

Segundo o Jornal de Notícias, o corpo foi avistado a boiar pelas equipas de busca, que há mais de uma semana procuravam o idoso, residente na Lama e visto pela última vez junto ao rio.

O alerta foi dado pelas 10h20. Nas operações participaram os Bombeiros Voluntários Tirsenses, o INEM, o Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro e a PSP. O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Guimarães, onde será feita a identificação formal.

Deixe um comentário

Famalicão perde em Alverca com penálti no último minuto

No último jogo da primeira volta – décima sétima jornada – o Famalicão perdeu em casa do Alverca. Na noite deste domingo, no encontro entre equipas com um registo de três derrotas seguidas, o marcador só mexeu ao quarto minuto para lá dos 90. Foi de grande penalidade. A segunda que o Alverca teve no jogo.

A primeira parte não teve grandes incidências e, por isso, sem muitas emoções, mas com momentos de algum bom futebol em zonas de construção e não em zonas de finalização.

Já a segunda parte começou com dois avisos famalicenses em remates de Gustavo Sá e Tom van de Looi que passaram bem perto dos ferros adversários. Aos 57 minutos, o Alverca beneficia de uma grande penalidade, que Sandro Lima foi incapaz de concretizar pela ação determinante de Carevic, guardião famalicense.

Depois, foi Zabiri a falhar o golo, aos 62 minutos, na cara de André Gomes, atirando a bola rente ao poste esquerdo do guardião.

A partida regressou ao registo da primeira parte e a única grande novidade foi mais um penálti assinalado contra o Famalicão e que Chiquinho finalizou no último minuto do encontro.

Com esta derrota, o Famalicão – este domingo distante dos seus melhores registos – mantém os 23 pontos e o oitavo lugar.

Tolerância de ponto: Serviços municipais de Famalicão encerrados neste dia

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem hoje, sexta-feira, 2 de janeiro, os seus serviços encerrados, devido à tolerância de ponto atribuída pelo presidente da autarquia no âmbito das festividades de ano novo.

Situação semelhante aconteceu por altura do natal, onde a mesma tolerância de ponto foi concedida para o dia 26 de dezembro.

Combustíveis: Gasolina fica mais barata a partir de segunda-feira

O preço da gasolina deverá registar uma ligeira descida, na primeira semana de 2026.

A partir de segunda-feira este combustível estará meio cêntimo por litro mais barato. Já no caso do gasóleo não se deve registar nenhuma alteração.

Marcelo quer mais habitação, mais emprego, menos pobreza e desigualdade

No último discurso de Ano Novo enquanto Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou esperar que 2026 seja um ano com “mais saúde, mais educação” e com uma verdadeira “vida nova” para Portugal, assente em “ainda mais crescimento” económico. A mensagem foi deixada a pouco mais de duas semanas das eleições presidenciais, marcadas para 18 de janeiro.

Numa referência ao contexto internacional, o chefe de Estado desejou “paz em todo o globo”, apontando os conflitos na Ucrânia, no Médio Oriente e no Sudão. Defendeu também um novo ano com mais desenvolvimento, justiça, liberdade, igualdade e solidariedade.

Voltando-se para a realidade nacional, Marcelo enumerou várias metas para o país, entre as quais mais habitação, mais emprego e menos pobreza e desigualdade. Apelou ainda a um clima de maior tolerância, concordância e coesão nacional.

Evocando a expressão “Ano novo, vida nova”, o Presidente sublinhou que o futuro passa por ideias e pessoas novas, numa alusão às presidenciais. Mostrou-se confiante de que o próximo ciclo será melhor, afirmando ter essa certeza pela força, coragem e qualidades dos portugueses.

Alerta: Repetem-se as tentativas de burla com animais desaparecidos em Famalicão

Continuam a aconteceu tentativas de burla dirigidas a tutores de animais desaparecidos, usando indevidamente o nome do Centro de Recolha Animal de Famalicão (CROA).

Num caso recente, após o desaparecimento de uma cadela, os tutores receberam uma chamada telefónica. Do outro lado, foi dito que o animal tinha sido encontrado, que apresentava uma pata partida e que se encontrava no CROA. Durante a chamada, pediram dados como o número de microchip e informaram que a entrega só poderia ser feita no dia seguinte.

Quando os tutores pediram uma fotografia para confirmar que se tratava do seu animal, o pedido foi recusado. As chamadas seguintes deixaram de ser atendidas e não foram dadas mais explicações, o que levantou suspeitas, até por o contacto ter sido feito fora do horário normal de funcionamento.

Após contacto direto com o CROA Famalicão, foi confirmado que o animal não se encontrava nas instalações. A equipa alertou ainda para outros contactos semelhantes, que acabam por resultar em pedidos de dinheiro, tratando-se de burlas.

O alerta fica para todos os tutores: em situações de desaparecimento, confirme sempre a informação junto das entidades oficiais e desconfie de contactos telefónicos que peçam dados, recusem provas ou façam pedidos fora de horas.

A partir de hoje: Pão chega aos 20 cêntimos a unidade

O preço do pão aumentou a partir de hoje, 1 de janeiro de 2026, devido à subida dos custos de produção no setor da panificação.

De acordo com fontes do setor, o aumento das despesas com matérias-primas, energia e transporte está na origem desta atualização. Em média, a subida ronda os dois cêntimos por unidade.

Com este ajuste, há já padarias a vender o pão simples a 20 cêntimos, um valor superior ao praticado até ao final do ano passado.

Os profissionais do setor referem que o aumento se tornou inevitável, face à dificuldade em manter os preços anteriores no atual contexto económico.