Covid-19: 5137 infetados e 19 mortes

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 5137 novos casos de infeção e 19 mortes.

No Norte há 1512 novos casos e cinco falecimentos.

Os internamentos nas enfermarias descem: 952 (menos 15); em UCI há um aumento: 158 pessoas (mais 8).

Famalicão: Requalificação do Centro de Saúde começa terça-feira

A assinatura do auto de consignação da requalificação do Centro de Saúde de Famalicão decorre na próxima terça-feira, 22 de abril, às 11h30, nas instalações da unidade de saúde, na Avenida 25 de Abril.

Esta intervenção representa um investimento de cerca de 2.8 milhões de euros e prevê a intervenção nos dois pisos do edifício, com a melhoria das condições infraestruturais e a adaptação aos atuais padrões energéticos, a criação de novos espaços e funcionalidades. A obra tem um prazo de execução de 365 dias e resulta de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência.

Com o arranque das obras, as três Unidades de Saúde Familiar e a Unidade de Cuidados à Comunidade D. Maria II, instaladas neste edifício, estão a ser transferidas para as instalações provisórias localizadas na Antiga Reguladora, no topo da Rua José Carvalho.

A construção do atual Centro de Saúde de Famalicão remonta ao início da década de 90, pelo que a obra permitirá ajustar o edifício aos padrões de prestação de cuidados de saúde numa unidade que serve cerca de 40 mil utentes.

Esta intervenção decorre de um conjunto de outras em curso na área da Saúde. É o caso da construção das novas Unidades de Saúde Familiar de São Miguel-o-Anjo (Calendário) e Joane, já em fase de obra, e de outras obras que entretanto avançam para o terreno como a construção das novas unidades de Nine e Ruivães/Landim e da ampliação e requalificação da unidade de saúde de Lousado.

Famalicão: Câmara Municipal refuta acusações do PAN sobre as condições das instalações provisórias do Centro de Saúde

O PAN enviou à Câmara Municipal algumas questões sobre as instalações provisórias do Centro de Saúde, manifestando preocupação por o pavilhão, na antiga Reguladora, ser «aparentemente» revestido de telhas de amianto. O Município esclarece que as instalações «funcionam em estruturas modulares pré-fabricadas que estão colocadas num pavilhão com cobertura de telhas de fibrocimento que não foram movimentadas durante os trabalhos, pelo que não há risco para a saúde pública».

Sobre as ações diligenciadas para proteger colaboradores e utentes dos potenciais impactos que este material pode provocar na saúde das pessoas, a Câmara Municipal reporta que de uma reunião de trabalho técnica, com representantes da Unidade de Saúde Pública da ULS, «entidade com competência legal para avaliar o risco para a saúde pública, não foi confirmada a inexistência de qualquer risco».

Recorde-se que as várias unidades que compõe o Centro de Saúde que está na Avenida 25 de Abril estão a ser transferidas, provisoriamente, para as instalações da antiga Reguladora enquanto decorrem as obras que têm a duração de um ano.

 

Alerta: Tentativa de fraude em nome do Serviço Nacional de Saúde

A Unidade de Cibersegurança dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde alerta para a tentativa de fraude que está a circular em nome do Serviço Nacional de Saúde.

Em nome do SNS estão a ser enviadas mensagens fraudulentas que referem a necessidade de atualizar o registo via computador para não perder acesso aos cuidados de saúde, a partir desta quinta-feira, 10 de abril.

Não deve aceder ao link e apague a mensagem imediatamente para evitar a instalação de vírus nos seus equipamentos e o roubo de dados pessoais.

Em caso de dúvida, reporte a situação às autoridades.

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue prepara celebração dos 25 anos

A Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão já está a preparar a celebração de 25 anos de dedicação à dádiva de sangue e à solidariedade e, para marcar esta ocasião especial, organiza uma festa de aniversário no dia 15 de junho (domingo).

O programa já definido pela direção liderada por Manuel Araújo Ribeiro contempla, às 10 horas, a receção aos convidados; 10h30, sessão solene; 13 horas, almoço; 14h30, entrega de diplomas aos dadores.

ULS Médio Ave procura prevenir maus tratos a crianças e jovens

Na passada sexta-feira, 4 de abril, a Fábrica de Santo Thyrso acolheu a II Reunião Temática do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, sobre o tema “Maus tratos a crianças e jovens: os 3 níveis de prevenção”.

A iniciativa, integrada nas comemorações do mês da prevenção dos maus tratos na infância, contou com cerca de 200 pessoas.

Na sessão de abertura participaram Violeta Iglésias, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS Médio Ave; Bárbara Menezes, Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Prevenção Contra a Violência no Ciclo de Vida; Cátia Guimarães, Presidente da CPCJ de Santo Tirso; Lina Ramos, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Trofa e José Pedro Machado, Vereador da Ação Social da Câmara de Santo Tirso.

De acordo com Susana Lopes, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco da ULS Médio Ave, “os estabelecimentos de saúde são uma entidade de primeira linha com um papel crucial na prevenção dos maus tratos contra crianças e jovens”.

Um dos pontos centrais da reunião abordou ainda a importância da colaboração interinstitucional entre escolas, IPSSs, CPCJ, tribunais e autarquias, uma vez que “a saúde não pode, nem deve atuar de forma isolada”.

Segundo os dados da Associação de Apoio à Vítima, entre 2022 e 2023, foram cometidos mais de 10 mil crimes contra menores de idade, em Portugal. Só em 2024, o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco da ULS Médio Ave sinalizou mais de 200 situações de risco, números que evidenciam a urgência de manter ativa e reforçada a rede de proteção.

Centro de Saúde de Famalicão entra em obras: Serviços mudam para a antiga Reguladora

As obras de requalificação do Centro de Saúde de Famalicão arrancam esta semana e os serviços começam a ser transferidos para instalações provisórias na Antiga Reguladora, no topo da Rua José Carvalho.

A mudança será feita por fases para garantir o funcionamento contínuo dos serviços. A USF Alto da Vila muda-se já esta quinta e sexta-feira, a USF Nova Estação nos dias 14 e 15, e a USF Famalicão I e a UCC D. Maria II nos dias 22 e 23. Nos dias de mudança, apenas as consultas abertas funcionarão nas atuais instalações.

As novas instalações entram em funcionamento pleno no dia útil seguinte a cada mudança, distribuídas por blocos distintos. O espaço provisório conta com 60 lugares de estacionamento para utentes, zonas de largada junto às entradas e acesso à linha 155 de transporte público.

A Câmara Municipal e a ULS do Médio Ave garantem uma transição tranquila e com qualidade no serviço para os mais de 40 mil utentes das USF e 66 mil da UCC.