Covid-19: Nove mortes e 1289 infetados

Nas últimas 24 horas, Portugal registou nove mortes e 1289 infetados pelo novo coronavírus.

O relatório da Direção-Geral da Saúde contabiliza, a norte, 369 novas infeções, sem registo de falecimentos.

Os internamentos descem. Em enfermarias estão 345 (menos 12) e em UCI há 66 doentes, menos 7.

Famalicão: Colheita de sangue na Academia

A Associação Dadores de Sangue realiza, esta quinta-feira, uma recolha de sangue na Academia do FC Famalicão. A dádiva, que tem o apoio do clube, decorre entre as 9 e as 12h30.

Tendo presente a importância das dádivas de sangue, o FC Famalicão apela à participação neste «ato de muita responsabilidade e afeto. Uma iniciativa em que poderemos fazer valiosas assistências para um verdadeiro golo: SALVAR VIDAS».

Alguns requisitos para doar sangue: idade entre os 18 e os 60 anos; peso acima de 50 kg; não ir em jejum; referência da medicação que toma habitualmente.

Aberta à população em geral, a colheita será realizada pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Serviço de urgência do hospital com elevada afluência

A afluência às urgências do hospital de Famalicão regista, tal como nos últimos dias, um elevado número de doentes.

Esta terça-feira, a espera chegou a cinco horas, sendo que na manhã desta quarta-feira, o serviço funcionou com normalidade, mas tende a agravar-se durante a tarde.

O facto de haver doentes à espera de vagas no internamento faz com que o serviço de urgência esteja em esforço. Acresce que a procura do hospital para tratar de doenças do foro respiratório, quando estas deviam ser resolvidas com recurso aos centros de saúde ou à Linha SNS 24, tem dificultado o serviço dos profissionais de saúde nas urgências do CHMA.

Dádiva de Sangue na Academia F.C. Famalicão

Esta quinta-feira, dia 8 de dezembro, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita de sangue na Academia do Futebol Clube de Famalicão.

Aberta à população em geral, a colheita será realizada entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

 

 

Famalicão: Colheita de sangue nos BV Famalicenses

A Associação de Dadores de Sangue promove, este domingo, entre as 9 e as 12h30, uma colheita de sangue no quartel dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

A colheita será feita pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação e é aberta à população em geral.

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue promove duas colheitas

Quinta-feira (feriado) e no próximo domingo, a Associação de Dadores de Sangue promove duas dádivas, ambas entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Na quinta-feira, 1 de dezembro, a colheita decorre na Escola Básica de Delães com o apoio da escola e do CNE-89 desta localidade; no domingo, é no quartel dos BV Famalicenses. As duas colheitas são abertas à população em geral.

 

 

 

Famalicão: Centro Hospitalar assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Esta sexta-feira, dia em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Equipa de Prevenção da Violência em Adultos do Centro Hospitalar do Médio Ave desenvolveu, uma ação de divulgação junto dos serviços, alertando para a importância da atuação por parte dos profissionais de saúde, perante uma eventual situação de suspeita ou confirmação de violência.

Na ocasião, foi distribuído um flyer com a apresentação da EPVA e algumas informações úteis, designadamente onde pode registar um caso de violência e quais as atribuições da EPVA do Centro Hospitalar. E de entre as atribuições da equipa está, por exemplo, a prestação de apoio de consultadoria aos profissionais e equipas de saúde, contribuir para melhorar a informação prestada à população e estabelecimento de mecanismos de cooperação intrainstitucional.