Detido em Barcelos com mais de 600 doses de droga

O Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos da GNR deteve, esta terça-feira, um homem de 45 anos por furtos no interior de residências, em Esposende, e por tráfico de estupefacientes em Barcelos.

O suspeito tinha droga em sua posse (600 doses de cocaína e 17 de heroína) e no decurso do cumprimento de duas buscas, uma domiciliária e outra em veículo, na Póvoa de Varzim, foram recuperados vários bem furtados em residências: oito relógios, fios e pulseiras em ouro e prata e outros objetos. Foi, ainda, apreendida uma elevada quantia em dinheiro (29700 euros), três telemóveis e material para corte e acondicionamento de estupefacientes.

O detido, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Candidatos da Aliança Democrática por Braga visitam instituições de saúde

Os candidatos da Aliança Democrática (AD) pelo Círculo Eleitoral de Braga, onde se inclui o famalicense Jorge Paulo Oliveira (4.º da lista), dedicaram esta quarta-feira à saúde pública, com visitas a várias instituições, incluindo os hospitais de Famalicão, Braga, Guimarães e Barcelos.

Depois de auscultar os problemas, o cabeça-de-lista, Hugo Soares, declarou que «na Aliança Democrática não temos complexos ideológicos entre o público e o privado. A nossa ideologia são as pessoas…resolver os problemas das pessoas».

Nos contactos que estabeleceram com responsáveis da saúde, ouviram dificuldades específicas de cada estabelecimento de saúde, mas no cômputo geral consideram que existem problemas comuns. «A incapacidade do Ministério da Saúde em recrutar e reter mais médicos e a insatisfação dos profissionais de saúde – gerando greves sucessivas – estão na origem de alguns dos problemas, assim como os constrangimentos e as dificuldades provocadas pelo Ministério das Finanças, que tudo quer controlar».

Por isso, denunciam que «o balanço dos oito anos de governação PS não podia ser mais desastroso». Hugo Soares diz que «a crise na saúde atingiu níveis impensáveis. Ninguém pode aceitar que Portugal esteja a regredir numa área prioritária como a saúde». Falou especificamente dos atrasos nas consultas, nas cirurgias e na medicina familiar.

Trofa: Carros ardem em rent-a-car e deixam suspeita de fogo posto (c/vídeo)

Quatro viaturas sofreram estragos na sequência de um fogo que terá começado numa delas, no parque de viaturas da Carfast, na Trofa, a par da N14, aos primeiros minutos deste domingo.

Segundo fonte da empresa, em declarações à Trofa TV, “existe suspeita de fogo posto, uma vez que a viatura estava em parque, parada, há 3 dias, não sendo uma questão de aquecimento”.

Segundo a Trofa TV, as chamas foram combatidas pelos Bombeiros Voluntários da Trofa.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Teatro gratuito para todas as idades na Trofa

O Festival de Teatro da Trofa está de regresso de 9 a 20 de março, em vários locais do concelho, com acesso gratuito, mas com obrigatoriedade de levantar bilhetes, na Casa da Cultura, na Câmara Municipal, no Polo do Coronado e junto dos grupos de teatro do concelho.

Estão programadas cinco sessões, com a participação dos grupos de teatro trofenses – Alva – Associação Artes, Palco e do GTAC – Grupo de Teatro Amador do Coronado. E, ainda, com a participação das companhias de Teatro Ali’Arte Associação Cultural, Protagoniza Magia e ADN de Palco.

O salão paroquial de S. Mamede do Coronado recebe a primeira peça de teatro intitulada “A Tentação, da autoria do GTAC – Grupo de Teatro Amador do Coronado, no dia 9 de março, pelas 21h30.

A 16 de março, sábado, Alva- Associação Artes de Palco apresenta o musical “Charlie, a Fabrica de Chocolate“, no Salão Paroquial de Alvarelhos, a partir das 21h30. No dia seguinte, 17 de março, sobe ao palco do auditório AEBA- Associação Empresarial do baixo Ave, duas matinés da comédia “De Sogra e de Louco…todos temos um pouco, pela companhia Ali’Arte Associação Cultural, às 15h00 e às 18h00.

Direcionado para as escolas do 1.º Ciclo do Concelho da Trofa, a Protagoniza Magia apresenta o musical “Ariel – A Princesa dos Mares. As sessões estão agendadas para 19 de março, às 10h30 e 14h30, no Salão Paroquial de Alvarelhos.

A encerrar o Festival de Teatro, a Câmara Municipal da Trofa apresenta no dia 20 de março, no Salão Paroquial de Alvarelhos, às 10h30 e às 14h30, “Oz – O Musical”, para todas as escolas do Pré-Escolar do Concelho. Conta com figurinos coloridos, música, dança, novas dinâmicas cénicas, muita interatividade, efeitos especiais através do recurso a máquinas de fumo e de bolhas de sabão, entre muitos outros elementos inovadores.

Explore o Futuro da Condução Sustentável nos dias 16 e 17 de fevereiro na M Costas BYD

No próximo dia 16 e 17 de fevereiro, o novo concessionário da M & Costas BYD em Guimarães será palco de um evento imperdível, o “BYD Test Drives – Lead the Way”. Este evento foi criado com o objetivo de estreitar laços entre a marca e os entusiastas da mobilidade elétrica.

Durante dois dias repletos de emoção, os visitantes terão a oportunidade de testar algumas das mais recentes novidades da BYD. As estrelas de destaque serão o BYD DOLPHIN, o ATTO 3, o HAN e o SEAL. Cada um destes veículos representam a inovação e a excelência em mobilidade elétrica, pelo que poderá experimentar em primeira mão a potência, eficiência e inovação que definem os carros elétricos BYD.

Todos os visitantes durante o evento ficarão habilitados a ganhar brindes e aqueles que adquirirem um veículo receberão um especial Kit de Boas-Vindas.

Se é apaixonado por mobilidade elétrica explore o que a M Costas BYD tem para oferecer e junte-se na liderança em direção a uma nova era da mobilidade sustentável.

Garanta aqui a sua presença.

Trofa: Desfile de Carnaval adiado para dia 18 devido ao mau tempo

Perante a previsão do agravamento das condições meteorológicas para este domingo, 11 de fevereiro, a Câmara Municipal da Trofa e a FapTrofa em articulação com as entidades responsáveis, decidiram adiar o Desfile de Carnaval para domingo, 18 de fevereiro, no mesmo local, e no mesmo horário, com início previsto pelas 14h30.
Esta decisão foi tomada de forma responsável para garantir a segurança e o conforto das centenas de crianças que participam neste momento.

Quer ver neve? Vá ao Gerês

A neve já começou a cair nas zonas mais montanhosas do Minho. No Parque Nacional Peneda Gerês, já se forma um manto branco, como comprovam as imagens da página “Montanhas do Norte”.

A neve deverá continuar ao longo dos próximos dias, nas regiões montanhosas, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.