Detido em Barcelos com mais de 600 doses de droga

O Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos da GNR deteve, esta terça-feira, um homem de 45 anos por furtos no interior de residências, em Esposende, e por tráfico de estupefacientes em Barcelos.

O suspeito tinha droga em sua posse (600 doses de cocaína e 17 de heroína) e no decurso do cumprimento de duas buscas, uma domiciliária e outra em veículo, na Póvoa de Varzim, foram recuperados vários bem furtados em residências: oito relógios, fios e pulseiras em ouro e prata e outros objetos. Foi, ainda, apreendida uma elevada quantia em dinheiro (29700 euros), três telemóveis e material para corte e acondicionamento de estupefacientes.

O detido, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Brasmar adquire empresa britânica e reforça internacionalização

O Brasmar Group, que tem uma unidade industrial em VN Famalicão, adquiriu a Holmes Seafood, empresa britânica de pescado congelado para o segmento grossista. Com um volume de negócios a rondar os 40 milhões de euros, a Holmes Seafood é um dos principais importadores e distribuidores de produtos do mar congelados deste mercado, no qual, através da recente aquisição, a Brasmar pretende reforçar presença.

A aquisição desta empresa permitirá à Brasmar, líder nacional no setor alimentar de produtos do mar, reforçar a sua presença naquela geografia, incrementando a comercialização dos seus produtos junto dos consumidores britânicos. A Holmes Seafood manterá a atual equipa de gestão, bem como todos os postos de trabalho.

Há vários anos que a Brasmar, empresa participada do VigentGroup e do private equity MCH, tem intensificado o seu processo de internacionalização, com um conjunto de aquisições e a abertura de filiais. Em 2022 adquiriu a maioria do capital da francesa Sedisal, e em 2019 comprou duas empresas espanholas: a Foncasal e a La Balinesa.

«A Brasmar continua ativa na identificação de oportunidades de negócio, de modo a reforçar a sua posição de liderança no mercado europeu. No caso específico da Holmes, oferece-nos um valioso conhecimento, experiência e posicionamento no Reino Unido, reforçando significativamente a nossa presença neste mercado», sublinha Sérgio Silva, Presidente do Conselho de Administração da Brasmar.

O grupo português está presente em mais de 40 países, conta com um universo de colaboradores que ultrapassa os 850 e obteve uma faturação consolidada, em 2022, de cerca de 272 milhões de euros. Para este ano, estima atingir um volume de negócios de 350 milhões de euros.

 

Trofa discute Carta Metropolitana para a Cultura

A Área Metropolitana do Porto e os Municípios que a integram (Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia) debatem com a comunidade a Versão Zero da Carta Metropolitana para a Cultura. Uma das 17 sessões será dia 11 de fevereiro, no auditório do Fórum Trofa XXI, pelas 19h00. A participação na sessão é gratuita, mas carece de uma inscrição obrigatória.

Os interessados em participar na sessão de Discussão pública na Trofa deverão fazer a sua inscrição através do link https://bit.ly/3vZpnHv e consultar toda a informação referente à Carta Metropolitana no site da Câmara Municipal da Trofa.

A Carta Metropolitana para a Cultura pretende ser o principal instrumento de elaboração, execução e análise das políticas culturais da Área Metropolitana do Porto.

A Versão Zero é o resultado de um esforço de consulta e diálogo iniciado em maio de 2022 com os municípios, os agentes culturais, a academia e a comunidade, e que pretendem aberto, participado e contínuo.

 

 

Oito detidos por conduzirem alcoolizados

Durante este fim de semana, nas cidades de Braga e Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve oito pessoas, com idades compreendidas entre os 22 e 59 anos, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei. Submetidas aos respetivos testes, acusaram uma TAS entre 1,22 e 2,62 g/l no sangue.

Foram notificados para comparecerem juntos dos respetivos tribunais.

Barcelos: Dois jovens em estado grave em despiste automóvel contra paragem de autocarro

Dois jovens ficaram em estado grave, depois da viatura onde seguiam ter entrado em despiste e embatido numa paragem de autocarro e num muro, na madrugada deste sábado.

Segundo avança o E24, o acidente aconteceu na freguesia de Carapeços com alerta pelas 05h50.

Para além dos feridos graves há a registar outros dois feridos ligeiros.

As vítimas, depois de socorridas no local, foram transportadas para os hospitais de Braga e Barcelos.

Fonte / Imagem: E24

Abertas inscrições para Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2023

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo, promovido pela Câmara Municipal da Trofa.

O concurso tem por objetivos fomentar a escrita criativa, valorizar a expressão literária, criar hábitos de leitura e escrita, promover os autores de língua oficial portuguesa e a ilustração na literatura infantil.

Para a edição deste ano, a Câmara Municipal atualizou os prémios monetários. Assim, os autores do melhor conto e ilustração receberão 2.500 euros. O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.

Os concorrentes podem entregar os trabalhos até 31 de maio. Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite. Os trabalhos podem, também, ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa.

Os participantes que se encontrem nos países da CPLP poderão entregar os seus trabalhos, em mão ou por correio, nos Centros Culturais Portugueses dos respetivos países (ver moradas no regulamento). Trabalhos enviados por correio eletrónico não serão validados para efeitos de concurso. Podem ser apresentados trabalhos coletivos e cada candidato pode apresentar um número ilimitado de trabalhos (no caso dos contos).

Outra regra do concurso é que é dirigido a maiores de 18 anos, naturais, naturalizados ou estrangeiros devidamente legalizados e com residência comprovada há mais de 2 anos num dos países da CPLP, com ou sem livros publicados (não há limite de livros publicados).

Recorde-se que o concurso, que tem o apoio Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., já distinguiu 31 autores (entre escritores e ilustradores) e foram lançados, sob a chancela do Concurso Lusófono da Trofa, 14 livros. O vencedor da edição de 2022, “Bom dia, olá!”, de Raro de Oliveira e ilustração de Filipa Beleza, será apresentado em novembro deste ano.

 

O regulamento pode ser consultado em www.mun-trofa.pt ou em www.instituto-camoes.pt . Para mais informações pode também enviar e-mail para geral@mun-trofa.pt, turismo@mun-trofa.pt ou geral@camoes.mne.pt.

 

 

Famalicão: Carro furtado durante a madrugada em Calendário, proprietário procura por informações

Um Volvo com a matrícula AG-95-TD foi furtado, na madrugada desta sexta-feira, em Calendário, Vila Nova de Famalicão.

O carro estava estacionado na via pública, nas proximidades do posto de combustível da BP, ao lado do Museu da Industria Têxtil.

Apesar daquela zona ser densamente povoada, ninguém terá dado conta do crime.

O caso foi reportado às autoridades. O proprietário apela a quem tenha informações que as reporte junto da PSP ou GNR.