Extremo da seleção do Panamá a caminho do FC Famalicão

O panamiano Puma Rodríguez é forte hipótese para reforçar o plantel do FC Famalicão. A imprensa desportiva fala de uma certeza para um contrato de quatro anos. Também em Espanha é dada como garantida a transferência do extremo esquerdo de 24 anos, num negócio que envolve a partilha de passe com o Alavés, detentor dos direitos económicos.

José Luis Rodríguez jogou, na época passada, no Gijon, por empréstimo do Alavés, cumprindo 39 jogos, três golos e duas assistências na 2.ª Liga espanhola.

Puma Rodríguez, como é conhecido no Panamá, tem 39 internacionalizações e está no futebol europeu desde 2015, começando nos belgas do Gent, depois os croatas do Istra e os espanhóis do Alavés, Lugo e Gijón.

 

 

Famalicão é goleado pelo Benfica (4 – 0)

O Famalicão foi derrotado pelo Benfica na 18ª jornada da Liga Betclic, num jogo marcado pelo domínio encarnado. Leandro Barreiro brilhou ao apontar um hat-trick (11’, 36’ e 67’), enquanto Kokcu fechou o marcador aos 80’.

Apesar do esforço defensivo e das boas intervenções de Carevic, os famalicenses não conseguiram evitar a derrota. A equipa de Hugo Oliveira segue em busca de consistência, com a atenção já voltada para o desafio do dia 25, sábado, frente ao Estrela da Amadora (15h30).

Famalicão: Ampliação do cemitério de Cabeçudos arranca em março

Esta quinta-feira, a Junta de Freguesia de Esmeriz e Cabeçudos realizou uma vistoria ao terreno que vai permitir a ampliação do cemitério de Cabeçudos. A autarquia local fala «numa etapa essencial para a concretização do projeto», que visa «garantir melhores condições e responder de forma adequada às necessidades da comunidade». O autarca local, Armindo Mourão, perspetiva que os trabalhos possam começar no início do mês de março.

O terreno em causa, de 1 665m2, foi adquirido pela Câmara Municipal, por 66 mil euros, a 10 de agosto de 2023. Foi, depois, “entregue” à Junta de Freguesia em março do ano passado. Desde então, cumpridos os vários trâmites legais, feita a vistoria e recolhidos os orçamentos, a intervenção que vai permitir a ampliação do cemitério de Cabeçudos começa daqui a mês e meio.

Para além do autarca local, a vistoria contou com a presença outras entidades, como a presidente da Assembleia de Freguesia, Rosa Areal, de técnicos da CCDR Norte, da Delegada de Saúde e um representante do Município de Vila Nova de Famalicão.

 

Famalicão passa de 34 a 39 freguesias

O Parlamentou aprovou, esta sexta-feira, a desagregação de 135 Uniões de Freguesia de todo o país. No concelho de Famalicão, foi aprovada a separação de Ruivães e Novais, Gondifelos, Cavalões e Outiz, Esmeriz e Cabeçudos, além de Avidos e Lagoa.

Doze anos após o processo de união, a chama lei “Relvas”, imposta pela Troika, a Assembleia da República vota o fim desta reforma administrativa. No Parlamento só a Iniciativa Liberal votou contra a desagregação; o Chega absteve-se.

O processo, que antes da Assembleia foi votado na Comissão do Poder Local e Coesão Territorial, segue, agora, para apreciação do Presidente da República. A promulgação da lei e sua publicação têm que ocorrer até seis meses antes das eleições autárquicas que deverão ser marcadas entre setembro e outubro deste ano.

De fora deste processo ficou a União Lemenhe, Mouquim e Jesufrei que será analisado posteriormente no Parlamento, por outro grupo de trabalho, mas ao abrigo do regime geral da lei de criação, modificação e extinção de freguesias.

Recorde-se que em 2013, Portugal reduziu 1.168 freguesias, de 4.260 para as atuais 3.092. Famalicão, que na altura, tinha 49 e passou a ter 34. Além das já referidas acima, continuam como uniões de freguesia Seide S. Miguel e Seide S. Paio; Abade de Vermoim e Antas; Famalicão e Calendário; Carreira e Bente; Vale S. Cosme, Telhado e Portela, Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e Sezures.

 

 

Famalicão: Detidos sem carta, com arma proibida e droga

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Nas últimas horas, a PSP deteve duas pessoas, uma por condução ilegal e outra por posse de arma proibida, uma navalha, e droga.

A primeira detenção – uma mulher, com 41 anos -, aconteceu na madrugada desta sexta-feira, pelas 1h30. No decorrer da fiscalização, os Polícias verificaram que a suspeita não possuía qualquer documento que a habilitasse para o exercício da condução.

Na tarde de ontem, quinta-feira, pelas 14 horas, no decurso de um patrulhamento automóvel foi detido um jovem, com 23 anos de idade, por posse de arma proibida (navalha), que lhe foi apreendida, tal como cerca de duas doses de haxixe.

Famalicão: Mais de 500 alunos vão escrever três contos

Está a decorrer, com o apoio das bibliotecas escolares e dos professores bibliotecários, a sexta edição do concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”, integrado no projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”. Mais de 500 alunos vão elaborar três contos, para cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados no decurso do ano letivo. Em concreto, o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

Organizado pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a iniciativa destina-se aos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico envolvendo 26 turmas dos agrupamentos de escolas de Gondifelos, Ribeirão, Camilo Castelo Branco, D. Maria II, D. Sancho I e Padre Benjamim Salgado.

Esta iniciativa pretende dar a conhecer e disseminar a temática da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pela dinamização de uma oficina de escrita criativa, orientada pelas técnicas do Serviço Educativo e Cultural da Biblioteca Municipal.

Prepare a carteira: Gasóleo sobe 5 cêntimos e gasolina 3

A próxima semana vai arrancar com um novo aumento do preço dos combustíveis.

O gasóleo deve subir 5 cêntimos por litro, enquanto que a gasolina deve registar um aumento de 3 cêntimos por litro.