Famalicão: “A voz humana” abre programação do Cineclube no mês de outubro

O mais recente filme de Pedro Almodovar – “A voz humana” – é exibido a 7 de outubro, no âmbito da programação do Cineclube de Joane.

Trata-se de uma adaptação para cinema da peça de Jean Cocteau, de 1930. Esta curta-metragem de Pedro Almodóvar nasce da natureza trágica e excêntrica que caracteriza a obra do cineasta e marca a primeira, e muito aguardada, colaboração entre o cineasta e Tilda Swinton.

Para o dia 14 está reservada a exibição de “First Cow – A primeira vaca da América”, de Kelly Reichardt, com John Magaro, Orion Lee, Toby Jones, Ewen Bremner, Scott Shepherd, Gary Farmer e Lily Gladstone. No dia 28, pode ver “A Metamorfose dos pássaros”, de Catarina Vasconcelos, filme que teve estreia no Festival Internacional de Berlim.

As sessões são às 21h45, no pequeno auditório da Casa das Artes.

 

Famalicão: Posse de droga e condução sob efeito de álcool resultam em detenções

No último fim de semana, três cidadãos de 21, 25 e 48 anos foram detidos pela PSP por condução sob efeito de álcool, com uma taxa entre 1,21 e 2,28 gramas por litro no sangue, bastante superior ao permitido por lei, nas cidades de Famalicão e Guimarães.

No decorrer de um patrulhamento, os agentes da PSP detiveram ainda um jovem de 19 anos em Famalicão, por posse de produto estupefaciente. Tinha em sua posse haxixe suficiente para cerca de 22 doses que lhe foram apreendidas.

Famalicão: Nadadores famalicenses demonstraram o seu talento em águas internacionais

A Seleção da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o Trofeo Internacional Villa de Gijón, em Espanha. A 38.ª edição desta prestigiada competição decorreu entre os dias 16 e 18 de maio e contou com 442 atletas, em representação de 32 equipas. O Grupo Desportivo de Natação esteve representado por quatro nadadores, com realce para Rodrigo Pereira que contribuiu, de forma decisiva, para um novo recorde nacional pela estafeta da ANNP.

A equipa, composta por João Costa (Vitória SC), Alexandre Amorim (Vitória SC), Rodrigo Pereira e Gonçalo Azevedo (FC Porto), alcançou a vitória nos 4×50 metros estilos, em 1:42.19, estabelecendo um novo recorde nacional de seleções.

Rodrigo Pereira nadou o percurso de mariposa, demonstrando a sua técnica e determinação, contribuindo de forma direta para este feito da natação portuguesa.

No total, a equipa nortenha somou 42.208 pontos, superando o CN Santa Olaya (40.674 pontos) e o Real Canoe (33.749 pontos).

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão esteve, ainda, representado por Francisco Silva, Leonardo Fernandes e Mafalda Mesquita que contribuíram, com excelentes prestações individuais, para a conquista coletiva da ANNP.

Mais uma vez, os nadadores famalicenses demonstraram o seu talento e empenho, «representando com orgulho o clube e a cidade a nível internacional», escreve o clube em nota publicada nas redes sociais.

Famalicão: Alunos da Camilo Castelo Branco garantem lugar na Final Nacional do STEM Racing Portugal

A engenharia, a criatividade e o espírito de equipa estiveram em destaque no passado sábado, no CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, durante a Final Regional STEM Racing Portugal 2025. Esta competição, integrada no projeto internacional “F1 in Schools”, reúne jovens talentos do ensino secundário.

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco afirmou-se como uma referência com três das suas equipas – “Project One”, “Blaze Force” e “Corsia Racing” – a conquistarem o apuramento para a Final Nacional, que terá lugar nos dias 5 e 6 de junho, em Fafe.

A equipa “Project One” venceu a competição e as categorias de Engenharia, de Especificações e o Piloto mais rápido.

Estas equipas, formadas por alunos entre os 15 e os 18 anos, do Curso de Ciências e Tecnologias, demonstraram a competência em áreas como engenharia, design e modelação 3D, marketing, empreendedorismo e trabalho em equipa.

Embora pertençam ao mesmo agrupamento escolar, as três equipas trabalham de forma autónoma.

A participação nesta competição internacional não se resume à corrida de mini F1 movido a ar comprimido, trata-se de um desafio multidisciplinar, que exige rigor técnico, pensamento estratégico e excelência na comunicação.

Dádiva de Sangue na Lama (Santo Tirso)

A Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove, no próximo domingo, uma colheita de sangue no salão paroquial da Lama, no concelho de Santo Tirso. Com apoio do Grupo de Jovens desta localidade, da paróquia e da Junta de Freguesia, esta colheita é aberta população em geral.

A iniciativa decorre entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Famalicão: Joaquim Rodrigues homenageado em gala de fado, esta sexta-feira

Esta sexta-feira, 23 de maio, a Praça Manuel Sottomayor, na rua direita, vai ser palco de uma gala de fado em homenagem ao famalicense Joaquim Rodrigues, intérprete e construtor de guitarra portuguesa.

Uma iniciativa da Acafado, com apoio de Há Cultura do Município de Famalicão, que vai contar com a participação dos fadistas Joaquim Carneiro, Bruno Alves, Joaquim Macedo, Sara Sousa, Lurdes Silva, Mónica Jarimba e Patrícia Costa, acompanhados na guitarra portuguesa por João Martins e Miguel Amaral, na viola de fado João Araújo e no baixo acústico Filipe Fernandes. Atua ainda o Grupo de Fados de Coimbra, Canto do Rio.

A entrada é livre.

Famalicão: Teatro na Casa do Povo de Lousado angariou verbas para a pintura do edifício

O lotado anfiteatro da Casa do Povo de Lousado recebeu, no passado sábado, a peça “Aqui & Agora“, do Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim. A comédia, de cariz solidário, teve o sucesso já esperado e, aliada à generosidade de muitos, angariou um resultado financeiro superior ao projetado pela direção para a pintura exterior do edifício. No palco, destaque para a presença da atriz lousadense Beatriz Magalhães e na plateia, estava todo o executivo da Junta de Freguesia e o padre Artur Gonçalves. Obrigado!

Entretanto, a Casa do Povo mantém o seu espaço de convívio para sócios e amigos, aos domingos de manhã, entre as 10 e 12 horas, no salão nobre. Está disponível o bilhar de snooker e livre, as damas e diversa leitura regional e nacional.