
As Jornadas Pedagógicas 2024 das Escolas Profissionais decorreram na quinta e sexta-feira da passada semana, na cidade da Covilhã, contando com a presença de 200 professores provenientes de várias escolas profissionais de todo o país.
Uma oportunidade para debater a importância do ensino profissional como primeira opção para os jovens, a recuperação de aprendizagens, a era digital ou o ensino das artes na esfera profissional, entre outros temas.
Este evento, realizado em parceria com o Programa PESSOAS 2030, teve como anfitriã a Escola Profissional de Artes da Covilhã/EPABI e foi programado com vários momentos de debate e mesas redondas onde foram objeto de reflexão os desafios atuais e futuros do ensino profissional.
Segundo o presidente da ANESPO e diretor da Escola Profissional CIOR, «pretendeu-se, partindo de uma análise diagnóstica, de forma colaborativa e partilhada, procurar as melhores e mais ajustadas soluções no que se refere às novas aprendizagens e competências estratégias, didáticas e metodologias específicas, boas-práticas e pedagogias proativas». Amadeu Dinis referiu ainda a necessidade de se «manter e impor ecossistemas educativos cada vez mais favoráveis, modernos, inovadores e atrativos para os jovens alunos, para as Escolas e respetivas comunidades educativas, relevando sempre a importância dos alunos, o seu sucesso e os seus projetos de vida pessoais e profissionais», paralelamente com o «fortalecimento de relações de parceria baseadas em novos paradigmas com os organismos institucionais e o tecido empresarial».
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da ANESPO, Amadeu Dinis, do diretor da EPABI, Hélder Abreu, da vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia-, e do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo.
As Jornadas contaram ainda com as presenças dos Pró-Reitores da UBI- Universidade da Beira Interior, Pedro Inácio e João Lanzinha, de representantes da DGEstE e da ANQEP, a que se juntaram, na sessão de encerramento, a Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANESPO, Maria Salomé Rafael e a Presidente do PESSOAS 2030, Ana Coelho.