Famalicão: Candidaturas a bolsas de estudo para estudantes do Ensino Superior terminam a 15 de novembro

Os jovens universitários têm, ainda, 16 dias para apresentar a candidatura a bolsas de estudo do ensino superior. As candidaturas devem ser entregues através do site https://bolsas.famalicao.pt/, até 15 de novembro. Mais informações podem ser obtidas junto da Casa da Juventude, através do e-mail bolsasestudo@famalicao.pt ou do contacto telefónico 252 314 582.

Este apoio da Câmara Municipal é válido para jovens residentes no concelho de Vila Nova de Famalicão, com idade igual ou inferior a 30 anos. Para se candidatarem, os estudantes do Ensino Superior, dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) ou de Cursos Técnicos e Superiores Profissionais (CTeSP) têm de viver no concelho há mais de três anos e têm de estar a frequentar a primeira licenciatura, o primeiro mestrado, o primeiro CET ou o primeiro CTeSP, independentemente do estabelecimento de ensino (público ou privado).

Os candidatos têm de pertencer a um agregado familiar cujo rendimento mensal per capita não seja superior a 60% da remuneração mínima nacional em vigor. Os alunos não podem ainda reunir património mobiliário no valor superior a 240 x IAS (102.936€), a 31 de dezembro do ano anterior ao do início do ano letivo.

De modo a submeterem a candidatura, os interessados devem reunir um conjunto de documentos, como a certidão de composição do agregado familiar, o comprovativo da matrícula, a declaração de IRS ou IRC, extrato de remunerações, entre outros.

Os documentos necessários estão descritos no Portal da Juventude de Famalicão (www.juventudefamalicao.org). No mesmo site, existe ainda um ficheiro que explica como toda a documentação pode ser obtida.

Recorde-se que a autarquia já apoia estudantes do ensino superior há mais de dez anos e, no ano letivo passado, entregou mais de 400 bolsas de estudo, num investimento total de 258 mil euros, o maior de sempre.

Deixe um comentário

Famalicão: Caminhada adiada para o dia 10 de maio

A Caminhada em Famalicão, organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 1,2 Dr. Nuno Simões, prevista para este sábado, foi adiada para o dia 10 de maio.

O adiamento prende-se com a previsão de chuva para o dia de sábado.

As inscrições ainda podem ser feitas, até ao dia 5 de maio, em bi.ly/apee-caminhada.

Famalicão: Mostra Comunitária de Ruivães é este sábado

O adro da igreja recebe, a partir das 10 horas, a Mostra Comunitária de Ruivães, certame que se prolonga para lá das 22h30, com a Dance Party “Remember 80’s”, pelo DJ Vil e Pedro Veloso.

A festa começa com o desfile da Fanfarra do CNE Ruivães e prossegue com o seguinte programa:

10h30 | Saída Bottafio/ Jeep’s
11h00 | Abertura das Tasquinhas
15h00 | Showcooking “AESACADEMY” – Micorfone de cabeça
15h30 | Passeio motas antigas com Moto Clube “Os Desgraçados”
16h00 | Aula de fitness – (Helpidez)
16h30 | Momento de poesia com Fátima Costa
17h00 | Atividades Escutistas (CNE 0444 Ruivães)
17h30 | Associação de pais EBJI Ruivães
18h00 | Grupo da catequese de Ruivães
21h00 | Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ruivães
21h30 | Show “Os Renovados”
22h30 | Dance Party “Remember 80’s” – DJ Vil e DJ Pedro Veloso

As Mostras Comunitárias, que percorrem as 49 comunidades de freguesia do concelho, acontecem ao longo do ano, de forma rotativa e com um programa de animação associado, desenvolvido pela comunidade.

Esta iniciativa municipal assenta numa ótica de valorização da comunidade, enquanto espaço de afirmação, interação e partilha, traduzindo-se numa dinâmica e animada exposição coletiva sobre cada comunidade de freguesia famalicense.

Famalicão: Muitas flores e animação no centro da cidade

Este fim de semana, em mais uma iniciativa do “Vai à Vila”, o centro da cidade estará cheio de flores. O Mercado Florido, que antecipa a Festa da Flor, de 9 a 11 de maio, decorre na Praça D. Maria II. No sábado funciona das 10 às 21 horas e no domingo, com abertura à mesma hora, fecha às 18 horas.

A animação cultural revela-se no domingo, a partir das 14 horas, com a Gindança e, duas horas depois, com o concerto Sorlac.

Mau tempo: Chuva e trovoada para a tarde desta sexta-feira (aviso amarelo)

O tempo cinzento está de regresso esta sexta-feira, com especial destaque para o período da tarde onde, segundo o IPMA, irá vigorar um aviso amarelo.

De acordo com os dados disponíveis, todo o continente estará com esse alerta meteorológico. Para a região do Minho, a previsão aponta para períodos de chuva, que podem ser fortes e acompanhados de trovoadas frequentes.

O aviso estará em vigor entre as 12h00 e as 21h00.

Famalicão: PSP controla trânsito com radar dias 21 e 23 de maio

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

A PSP já divulgou as operações de controle de velocidade nas estradas de norte a sul do pais, neste mês de maio.

De acordo com a planificação, Vila Nova de Famalicão terá duas ações marcadas para os dias 21 e 23, em plena estrada nacional 14. A primeira vai acontecer entre as 09h00 e as 11h00, sendo que a segunda está marcada para o período entre as 16h00 e as 18h00.

 

Portugal: Quem manda sabe menos mas quem faz tem mais estudos – é esta a realidade do mercado de trabalho

Em Portugal, os trabalhadores são, em média, mais qualificados do que os patrões. Cerca de 34% têm ensino superior, contra 28% dos empregadores. No entanto, um quarto dos trabalhadores recebe apenas o salário mínimo.

O salário médio anual é dos mais baixos da União Europeia (22.293€), ficando 30% abaixo do espanhol. Além disso, 42% dos empregadores portugueses têm apenas o ensino básico ou nenhum, o valor mais alto entre os países da UE com dados disponíveis.

Nos últimos 10 anos, o número de trabalhadores com ensino superior cresceu 62%. Há também mais trabalhadores estrangeiros – quase 300 mil, maioritariamente de fora da UE.

O estudo da Pordata mostra ainda que os salários subiram 24% entre 2019 e 2023, mas os preços das casas subiram 45% no mesmo período.