Famalicão: Centenas de trabalhadores da COINDU em lay-off

A partir desta sexta-feira, a empresa Coindu vai colocar 500 trabalhadores em lay-off, 400 são da unidade de Joane e 100 da fábrica de Arcos de Valdevez, por um período de seis meses. A empresa, que produz componentes para automóveis, nomeadamente assentos, já informou os trabalhadores da situação. A garantia é dada pelas forças políticas da CDU (foto) e do Bloco de Esquerda, que se mostram solidárias com os trabalhadores afetados e já questionaram o Governo sobre o conhecimento que tem da situação e se esta empresa recebeu apoios públicos nos últimos anos.

A CDU esteve em contacto com os trabalhadores, através de Sandra Cardoso, primeira candidata pelo Círculo Eleitoral de Braga, e por João Pimenta Lopes, deputado do Parlamento Europeu, além de outros militantes da CDU.

«A situação de trabalhadores prestadores de serviços está também posta em causa. Há rumores que podem ainda avançar com dezenas de despedimentos», afirmam os militantes da CDU. «A concretização deste lay-off implicará uma perda significativa de rendimentos para os trabalhadores afetados, não apenas no que diz respeito ao salário, mas também a subsídios devidos. As consequências são ainda mais graves para casais em que ambos trabalham na Coindu», acrescentam.
O Bloco de Esquerda também se mostra «solidário com estes trabalhadores e trabalhadoras e considera inaceitável uma empresa, que lhe é aprovada uma recapitalização no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência Nacional, sendo considerada uma empresa viável, despeça trabalhadores e agora entre em lay-off afetando gravemente os rendimentos dos trabalhadores».

8 Comments

  1. Boa empresa. Sempre metidos no centro de emprego a pedir mão de obra e é para este circo. 😢 É uma empresa que escraviza as pessoas à anos.

  2. 420 em lay off e 72 para o desemprego segundo eles,a forma sustentabilizar a empresa uma vergonha todos os funcionários que nao trabalham de pé sempre foram um incómodo desta vez alegam extinção de posto para efetuar despedimento. E lamentavel pessoas com mais de 20 anos casa serem agora corridas pela porta pequena

  3. O Mário Passos e o Paulo Cunha não vão agora à porta desta empresa babarem- se com esta situação e fazerem afirmações de congratulação pelo que se passa na Coindu?

  4. É uma tristeza rescindir contratos por extinção de posto de trabalho sobra sempre para o pequeno

  5. Enquanto a empresa era gerida por portugueses,estava tudo bem, vieram,os chineses tudo piorou, até depois de receberem,ajudas do governo, será que não há aí lavagens de dinheiro???

  6. Esqueceram se foi de dizer que váo rescindir contratos por extinção de posto de trabalho, é uma tristeza

  7. Não é a única..Ha mais no concelho de famalicão.. Vai ser um ano de milhares de despedimento no concelho..

Deixe um comentário

Famalicão: Colisão entre carro e mota deixam homem em estado crítico

Ao início da tarde desta quarta-feira, uma colisão entre um carro e uma mota fizeram um ferido grave, na Avenida Jorge Reis, freguesia de Outiz, em plena N206.

A vítima é o motociclista, com cerca de 70 anos, que segundo fonte de socorro estará com um traumatismo cranioencefálico, lesões cerebrais e perdas de memória. O homem está a ser assistido no local pela VMER de Famalicão e pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

O alerta foi dado por volta das 13h00 e a N206 está cortada ao trânsito nos dois sentidos.

Famalicão: Unidade de Hospitalização Domiciliária quer duplicar capacidade de resposta

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da ULS do Médio Ave celebrou cinco anos de atividade. Desde 2019 em atividade contínua, contabiliza 500 utentes nestas condições.

Segundo os responsáveis, a UHD revela-se uma alternativa segura e eficaz ao internamento hospitalar convencional, melhora a articulação entre cuidados hospitalares e primários, reduz custos e otimiza a gestão de camas hospitalares. O objetivo é duplicar a capacidade de resposta.

Inês Ribeiro, enfermeira gestora da UHD, destaca que este modelo «permite que os utentes beneficiem de cuidados diferenciados, mantendo-se num ambiente familiar e confortável, o que contribui para uma recuperação mais rápida e eficaz».

O coordenador Manuel Rodrigues explicou que a UHD percorre mensalmente cerca de dois mil km para garantir a prestação de cuidados aos doentes internados no domicílio. Quer isto dizer que desde a sua criação já percorreram 110 mil km.

Famalicão: Autocarros gratuitos e comboio a 3 euros para os foliões

Para assegurar a mobilidade de milhares de foliões na noite de Carnaval, o município de Famalicão vai, mais uma vez, disponibilizar transporte rodoviário gratuito dentro do concelho.

No total serão disponibilizadas 12 linhas de autocarros, de acesso gratuito, que sairão das diversas freguesias do concelho – Mogege, Pedome, Riba de Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Nine (via Arnoso), Portela, Nine (via Lemenhe), Jesufrei e Lousado – às 21h45, 22h30 e 23h15, em direção ao centro da cidade. No regresso há autocarros às 03h00, 4h00 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

À semelhança dos anos anteriores, a autarquia mantém também a parceria com a CP – Comboios de Portugal, com pré-venda de bilhetes ao preço especial de 3 euros, de ida e volta, em todas as linhas dos Comboios Urbanos do Porto.

A festa acontece de forma espontânea, mas é normal começarem a aparecer a partir das 20h30. O centro da cidade é o ponto de encontro, com animação nas ruas e nos bares, espaços de restauração e em torno dos quatro palcos onde a animação está a cargo da autarquia: Rua Luís Barroso, Praça 9 de Abril, Praça D. Maria II e na Praça – Mercado Municipal. Destaque para o habitual desfile e concurso de mascarados, com prémios para os três primeiros, que se realizam no palco da Rua Luís Barroso.

Como ingrediente extra, estão instaladas praças da alimentação na Praceta Cupertino de Miranda e na Rua Padre Benjamim Salgado.

Esta festa tem muito de espontâneo, mas na promoção e organização conta com o Município em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão, estabelecimentos de restauração e bares da cidade, associações de cultura, recreio, desporto, solidariedade social, escolas do concelho.

Os pequenos foliões são os primeiros a entrar em ação. Já esta sexta-feira, 28 de fevereiro, com o desfile infantil a percorrer as ruas da cidade. O início do cortejo será às 14h00, saindo da Rua Adriano Pinto Basto, em direção ao Parque 1º de Maio.

No dia 1 de março, em S. Miguel de Seide, é inaugurada a exposição de Máscaras e Caretos e no domingo, a partir das 10h00, decorre o desfile de caretos em bicicleta pelo centro urbano, com saída dos Paços do Concelho.

Os seniores vão encher o pavilhão municipal de alegria na tarde de segunda-feira, com desfile e muita festa.

Na terça-feira de Carnaval há desfiles em várias freguesias do concelho. Os festejos encerram com a tradicional “Queima do Galheiro”, em Fradelos, a partir das 20h30, a assinalar o final das festividades carnavalescas e o início da época quaresmal.

Todo o programa do Carnaval de Famalicão está disponível para consulta em famalicao.pt.

Famalicão: Praça-Mercado com animação garantida na noite de Carnaval

A Praça – Mercado Municipal volta a ter um palco no Carnaval de Famalicão, animado pelos DJs Pedro Cazanova e SLAMTYPE, ambos do top 30 nacional que prometem uma noite muito animada. Neste espaço a música começa às 22h30 com a banda brasileira Agita Ae, seguindo-se Pedro Cazanova e SLAMTYPE, e Pedro Ribeiro, um DJ famalicense, que encerra as festividades.

Para além deste palco, a Câmara Municipal tem mais três que vão animar milhares de foliões na noite de 3 de março.

No palco que ficará na Rua Luís Barroso, às 21 horas, atua o grupo Alvorada Musical, segue-se o desfile de mascarados, às 23 horas, findo o qual volta a atuar o grupo.

Pelo espaço colocado na Praça 9 de Abril, a partir da meia noite, a animação estará a cargo dos Djs Pedro Ribeiro, Two Friends e Los Terribles. Na Praça D. Maria II, também a partir das 24 horas, música com o DJ Diogo Fonseca, Meninos do Rio ft Landu Bi e Dj Tiago Az.

Famalicão: Federação de Associações de Pais organiza conferência sobre inclusão

A FECAPAF – Federação Concelhia de Associações de Pais de Famalicão – organiza, no dia 1 de março, uma conferência com o tema “Não há Nós e Eles. Inclusão: palavra bonita ou realidade?”. Realiza-se na Escola Secundária D. Sancho I, entre as 9 e as 13 horas.

Os oradores convidados são Adelino Calado, Carlos Sá, Catarina Oliveira, Ricardo Faria, Bárbara Ribeiro, Renata Marinho e Graça Araújo. A moderação é de Mariana Carvalho.

Esta conferência, no seguimento de outras que a FECAPAF vem realizando, tem a parceria do município de Famalicão e do Centro de Formação da Associação de Escolas.

Os objetivos passam pelo debate, partilha de experiências e por encontrar soluções para a verdadeira inclusão.

Os interessados devem inscrever-se em :https://forms.gle/gmkVcWMcpNznohKS6

Famalicão: Beatriz Araújo (AC Vermoim) chamada a estágio da seleção nacional de andebol

A atleta da AC Vermoim é uma das convocadas para o estágio da seleção nacional de andebol, sub-19, que decorre de 3 a 7 de março em Lamego. Estes dias de trabalho servem de observação e preparação para o Campeonato da Europa que decorre este ano, de 9 a 20 de julho, no Montenegro.

A selecionadora Sandra Fernandes refere que este é o terceiro estágio «que esta geração faz esta época. Pretendemos continuar a desenvolver o trabalho que temos vindo a realizar até ao momento, potencializando as jovens que temos ao nosso dispor».

A observação de novas atletas, como é o caso de Beatriz Araújo, num contexto diferente «é também um aspeto importante e uma oportunidade para podermos ver atletas novas que ainda não estiveram neste contexto. Teremos uma semana de trabalho, de revisão de conteúdos, potencializando aspetos individuais e promovendo relações grupais que também são muito importantes para podermos competir perante as outras seleções».

Já olhar para a reta final da época, com a participação no W19 EHF Euro 2025, a selecionadora diz que que já se começam a preparar os jogos diante de Eslovénia, França e Noruega – adversários da fase de grupos.