Famalicão: Charters de Almeida reencontra em Mogege escultura que julgava desaparecida

O escultor Charters de Almeida, de 87 anos, foi surpreendido durante a manhã do passado sábado, em Mogege. Nas instalações da ACO, o autor dos azulejos do edifício da Fundação Cupertino de Miranda reencontrou uma obra sua, produzida em 1972, e da qual não sabia o seu paradeiro. Perante a escultura em aço inox com quatro milímetros de espessura, com 15 toneladas de peso e 22 metros de altura, exposta nos jardins da ACO Shoes, o escultor sentiu «uma emoção muito grande. É como reencontrar um filho. Estou muito feliz», sentiu, perante a surpresa preparada por Armindo Costa, fundador e presidente do grupo ACO Shoes e antigo presidente da Câmara Municipal.

Há 50 anos, Charters de Almeida desenhou a escultura para ser colocada na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, na sede do Banco Intercontinental Português (BIP), do banqueiro Jorge de Brito, que na década de 1990 seria presidente do Benfica. Na sequência da Revolução de 25 de Abril de 1974, o banco foi intervencionado pelo Estado, Jorge de Brito fugiu para o Brasil e a escultura acabou armazenada numa empresa de ferro-velho na zona de Lisboa e, para Charters de Almeida, a peça estava desaparecida».

Anos mais tarde, Armindo Costa, cruzou-se com o proprietário da empresa de ferro-velho e conseguiu comprar a escultura que, desde então, embeleza, os jardins empresa, em Mogege, o que aconteceu há 25 anos.

Como a obra estava assinada, e como Charters de Almeida esteve em Vila Nova de Famalicão no âmbito do processo de recuperação dos azulejos que criou para a torre da Fundação Arthur Cupertino de Miranda, Armindo Costa fez chegar ao escultor um convite para visitar a sua obra, para assinalar os 50 anos da produção da escultura. E foi o que aconteceu na manhã do passado sábado. Charters de Almeida e a sua mulher, Maria Bahia, ficaram emocionados com a «surpresa memorável» que Armindo Costa preparou, numa cerimónia simples de descerramento de uma placa alusiva ao reencontro de Charters com a sua obra meio século depois.

O escultor não evitou lágrimas da emoção e afirmou, a Armindo Costa, disse que «isto é uma qualidade humana que o meu ilustre amigo e a sua família demonstram ter, que é um exemplo para toda a gente. E eu felicito-os por isso», agradeceu ao empresário que estava acompanhado pela esposa, Fernanda Costa, pelos filhos Paula Costa e Fernando Costa e netos.

«Não sabia se a peça tinha sido destruída, não sabia nada. O que estou a ver agora é tudo novidade», afirmou o escultor revelando-se «muito feliz com o reencontro» e com o cuidado tido perante a obra de arte, que ficou «muito bem enquadrada», nos jardins do grupo ACO.

Sobre o significado da escultura, deixa-o ao cuidado da observação de cada pessoa. «É um elemento que procura integrar-se num espaço que já está definido», afirmou o autor da obra. Já para Armindo Costa, a peça simboliza o seu «trajeto de vida com a família».

A presença de Charters de Almeida terminou com uma visita às instalações fabris e às instalações sociais da sede do grupo ACO Shoes, com jardim de infância para os filhos dos 350 trabalhadores, cantina social e espaço multidesportivo.

Fundada em 1975, em Mogege, o grupo é líder em Portugal na produção e exportação de calçado de conforto feminino, vendendo os seus produtos em mais de 30 países de vários continentes.

 

5 Comments

  1. Arq.Armindo Costa.OSenhor faz a diferença,foi pôr isso que o Senhor foi um grande Presidente da câmara de V. N.de Famalicão, bem haja Senhor Presidente .

Deixe um comentário

Famalicão: Riba d´Ave está em vantagem, «mas a eliminatória está em aberto»

Ao final da tarde deste sábado, o Riba d´Ave/CSJ Group retoma a caminhada nas competições europeias de hóquei em patins. Às 18h30, no Parque das Tílias, o conjunto de Raul Meca recebe os italianos do Sarzana na segunda mão dos quartos de final da WSE Cup. O Riba d´Ave está em vantagem, depois da vitória, 4-5, no reduto adversário, «mas nós encaramos a partida sem pensar na vantagem que temos», avisa o treinador em declarações a CIDADE HOJE.
Um golo de diferença em hóquei em patins «é muito curto. Portanto, a eliminatória está em aberto». No entanto, como sublinha Meca, o primeiro jogo «deu-nos muita confiança na forma como preparamos o plano para estas duas partidas. Em nossa casa, queremos ser melhores, mais intensos, mais objetivos e mais unidos. Temos um golo de vantagem e 50 minutos para jogar em nossa casa com a ajuda dos nossos adeptos e isso dá-nos muita confiança».

Sobre o adversário e as dificuldades que pode colocar, «são as mesmas que nos criou em Itália: muita qualidade individual e muita objetividade no seu jogo. Temos de fazer o que está planeado e anular essas ações, tal como conseguimos na primeira mão, principalmente as ações individuais dos jogadores do Sarzana».
O palco desta decisão, que pode levar a equipa à final a quatro da WSE Cup, é o Parque das Tílias «a maior força deste clube, conhecido e respeitado por todos os atletas no mundo. As equipas, e principalmente os atletas que não conhecem o nosso pavilhão, sabem que vão encontrar um ambiente especial e quente. Se aliarmos a força dos nossos adeptos a uma exibição dentro dos valores que já demonstramos esta época, tenho a certeza que no fim faremos uma festa bonita e cumpriremos mais um momento histórico que temos tido o privilégio de viver neste clube», acredita Raul Meca.
Recorde-se que a formação ribadavense esteve numa poule de apuramento para a Liga dos Campeões, que falhou ao ficar em terceiro lugar. Foi relegada para a segunda prova das competições europeias e, nos oitavos de final, eliminou o CH Caldes, de Espanha.

Para o jogo de sábado, o acesso ao Parque das Tílias é feito mediante as seguintes condições – sócios efetivos: bilhete a 5 euros; menores de 13 anos, acesso gratuito (obrigatória a apresentação de cartão de cidadão, validamente emitido); dos 13 aos 18 anos, 5 euros (obrigatória a apresentação de cartão de cidadão, validamente emitido); o bilhete para o público tem um custo de 10 euros.
O Riba d´Ave alerta que esta partida, marcada para as 18h30, não está contemplada no plano de quotas dos sócios para a presente época desportiva. A bilheteira está disponível no dia de jogo (1 de março) a partir das 17h15.

Famalicão: Carlos Correia encabeça lista candidata à ACIF

Carlos Correia encabeça lista candidata às eleições à Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) que se realizam a 22 de abril. Carlos Correia é atualmente vice-presidente da direção de Xavier Ferreira que preside à ACIF desde 2015. Vários elementos dos atuais órgãos sociais fazem parte da lista de Carlos Correia, pelo que se antevê uma linha de continuidade para o quadriénio 2025/28.
A apresentação da lista de Carlos Correia será a 17 de março, às 17 horas, na Casa do Empresário.
As listas candidatas à ACIF devem ser apresentadas até 1 de abril. As eleições, para direção, assembleia geral e conselho fiscal, são a 22 de abril, uma terça-feira, na sede da ACIF, na Rua Adriano Pinto Basto, entre as 14 e as 18 horas.

Famalicão: OFICINA promove Dia Aberto para alunos do 9.º ano

A Oficina promove, nos dias 8 e 9 de abril, um Dia Aberto, destinado aos alunos do 9.º ano. Podem inscrever-se de forma gratuita em workshops, palestras, atividades de programação informática, comunicação e marketing, multimédia e audiovisuais, desenho digital 3D e marketing digital.
O objetivo é ajudar os alunos a descobrirem a sua vocação, através de uma visão realista da oferta formativa. É também uma oportunidade para esclarecerem dúvidas. A Oficina estima, assim, que esta seja uma experiência enriquecedora.
A Escola disponibiliza seguro, lanche e transporte, para que todos os participantes possam desfrutar do evento com conforto e segurança. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da escola.

Famalicão: Ana Azevedo convocada para o apuramento mundial

A jogadora famalicense, a mais internacional de sempre pela Seleção Nacional de futsal feminino, faz parte das escolhas do selecionador Luís Conceição para a fase de qualificação para o primeiro mundial.
A Equipa das Quinas concentra-se, esta terça-feira, na Cidade do Futebol, onde vai trabalhar até 11 de março, seguindo para Espanha. Até ao dia 16 de março, as jogadoras vão afinar a estratégia rumo ao desejado apuramento, com dois jogos de preparação, com a Seleção espanhola.
No dia 16 de março, a Seleção parte para Itália onde vai decorrer a fase de qualificação, onde permanecerá durante toda a competição em Montesilvano.
Para assegurar a vaga na fase final, a seleção feminina terá de ultrapassar a Suécia (jogo a 19 de março), Hungria (20 de março) e Itália (22 de março), no Grupo A. Os dois primeiros classificados do agrupamento carimbam a passagem para o certame mundial, que irá decorrer em dezembro deste ano, nas Filipinas.
Ana Azevedo (fixo/ala) representa o Nun´Álvares e, recentemente, foi premiada com a distinção das 125 internacionalizações, muito embora já some 130, o que faz dela a mais internacional de sempre por Portugal.

Famalicão: Lions Clube celebra Dia da Mulher com sessão sobre beleza e bem-estar

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão assinala, no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher com uma sessão sobre saúde e bem-estar, intitulada “A arte de cuidar – pela saudável em todas as idades”, numa colaboração com as Farmácias da Devesa, de Calendário e da Estação, além da colaboração da Caixa de Crédito Agrícola do Médio Ave, que cedeu o espaço.
Nesta ação, de acesso gratuito, participam três especialistas; Cláudia Almeida, que falará do autocuidado da mulher nas diferentes fases da sua vida, e Patrícia Malheiro, que revelará como os procedimentos estéticos podem ser aliados da confiança e da autoestima. Foi convidada, ainda, Marine Antunes, para falar da importância do riso na superação.

Famalicão: Joane x Paredes jogado sem a presença de adeptos

O jogo da 21.ª jornada do Campeonato de Portugal, entre o Grupo Desportivo de Joane e o Paredes, será realizado à porta fechada, por causa de um processo disciplinar aplicado aos joanenses.
O clube, numa nota publicada nas redes sociais, lamenta «profundamente esta situação que impede os nossos adeptos de estarem presentes para apoiar a equipa. O futebol deve ser vivido com paixão, mas sempre com respeito, fair play e dentro dos valores que representam o GD Joane». No mais, «a direção pede «o bom senso de todos para que situações como esta não se repitam e possamos continuar a ter os nossos adeptos ao nosso lado, onde sempre devem estar: nas bancadas, a apoiar o clube com orgulho e espírito desportivo».
O jogo está marcado para as 15 horas deste domingo. O Paredes é segundo, com 38 pontos, enquanto que o Joane é décimo primeiro, com 23 pontos.
Esta partida tem, ainda, a particularidade de ser a estreia de Fábio Oliveira no comando técnico da equipa, depois da saída de Duarte Nuno.