
O CITEVE vai liderar um projeto europeu na área da defesa que reúne 19 parceiros de 9 países da União Europeia. É o primeiro projeto da área da defesa liderado por uma entidade nacional.
Intitulado “ACROSS Adaptive Camouflage for Soldiers and Vehicles”, tem por objetivo desenvolver soluções de camuflagem multi-espetral e adaptativa para soldados e plataformas, a fim de melhorar o nível de proteção de forças terrestres, em diferentes condições ambientais.
O projeto reúne 19 parceiros de 9 países da UE, incluindo empresas, universidades, centros tecnológicos (o Centi, também faz parte) e entidades governamentais. Estas entidades vão agregar saber nas áreas da inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico no âmbito da defesa.
É um projeto financiado pelo Fundo Europeu de Defesa, que promove a cooperação entre empresas de todas as dimensões e os atores de investigação em toda a UE.
Na reunião de lançamento do ACROSS, realizada esta semana nas instalações do CITEVE, foram apresentadas as entidades parceiras, assim como os trabalhos de investigação e desenvolvimento a serem estudados ao longo do projeto que vai centrar-se no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e novos materiais.