Famalicão: Colisão em Vilarinho das Cambas faz um ferido

Ao início da manhã desta segunda-feira, uma colisão entre dois veículos ligeiros, na freguesia de Vilarinho das Cambas, fez um ferido.

O alerta foi dado por volta das 08h30 e no socorro esteve a Cruz Vermelha – Delegação de Ribeirão que assistiu a vítima no local.

 

Deixe um comentário

Famalicão: Homem de 34 anos encontrado sem vida em casa

Um homem de 34 anos foi encontrado, na noite desta sexta-feira, sem vida, em casa.

A situação aconteceu na freguesia de Gondifelos, na Rua do Barroco, tendo sido o alerta dado aos Bombeiros Voluntários Famalicenses um pouco antes das 22h00.

Para o local foi acionada a VMER de Famalicão e uma equipa do Núcleo de Investigação Criminal da GNR.

 

Famalicão: Carrinha totalmente destruída por fogo

Uma carrinha ficou totalmente destruída, depois de ter sido consumida por um incêndio, ao final da tarde desta sexta-feira, numa zona de fronteira entre os concelhos de Vila Nova de Famalicão e Vila do Conde, em Fradelos.

O alerta para a ocorrência chegou aos Bombeiros Voluntários de Famalicão e Vila do Conde cerca das 19h20.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Imagem: B.V. Famalicão

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio habitacional

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, na noite desta sexta-feira, para um incêndio habitacional, na Rua Amadeu Mesquita, junto ao hospital de Famalicão.

O alerta chegou cerca das 20h50, sendo que o foco de incêndio concentrou-se na parte elétrica exterior do edifício.

A situação rapidamente controlada, sem registo de feridos, referiu à nossa redação fonte do socorro.

Famalicão: Aprecie a exposição de presépios e veja como está a sede da Junta de Ribeirão

Este sábado e domingo, a sede da Junta de Freguesia de Ribeirão tem patente ao público uma exposição de presépios.

Os visitantes podem apreciar os trabalhos expostos e, ao mesmo tempo, podem ver em que fase estão as obras de beneficiação que decorrem no interior do edifício.

A entrada é gratuita e a visita decorre no seguinte horário: sábado (28 de dezembro) – 15h00 – 19h00; domingos (29 de dezembro) – 09h00 – 12h30 e das 15h00 às 19h00.

SNS24: Linha confunde moradas de hospitais e leva família da Maia a ir com criança doente a Famalicão, Santo Tirso e Porto

Uma falha no funcionamento da linha SNS24, ocorrida na manhã do último domingo, gerou confusão e desorientação a uma família residente na Maia, que procurava assistência para o filho.

Os pais da criança, que apresentava febre, tonturas e sinais de fraqueza, entraram em contacto com a linha às 07h30. Durante a chamada, foram informados de que seria necessário que o menor fosse observado numa unidade de saúde nas próximas horas. Minutos depois, receberam uma SMS indicando que deveriam deslocar-se ao hospital de Vila Nova de Famalicão. Contudo, a mensagem estava com a morada do hospital de Riba d’Ave.

A família dirigiu-se ao hospital da Santa Casa da Misericórdia mas, ao perceber que este não era o serviço indicado na mensagem escrita, voltou ligar para o SNS24. Foi informada de que a morada poderia estar errada e que, muito provavelmente, houve uma confusão entre a Rua 25 de Abril e a Avenida 25 de Abril, uma vez que nesta última funciona a Unidade de Saúde Familiar de Famalicão. Os progenitores aceitaram a explicação e deslocaram-se até ao centro da cidade de Famalicão mas encontraram o serviço fechado.

Sem saber como proceder, a viagem em busca de socorro continuou até Santo Tirso, onde, no hospital local, uma funcionária contactou a linha saúde 24 e, depois de uma explicação do sucedido, conseguiu que a criança fosse referenciada para o serviço de urgência do Hospital São João, no Porto.

Este incidente junta-se a outros relatos recentes de informações erradas ou desatualizadas transmitidas pela linha SNS24, que têm gerado preocupação e críticas por parte dos utentes e da opinião pública. O caso levanta questões sobre a fiabilidade do serviço e a necessidade de medidas para evitar situações semelhantes no futuro.

Famalicão: Candidaturas abertas para o Prémio Literário Camilo Castelo Branco

Estão abertas as candidaturas para a primeira edição do Prémio Literário Camilo Castelo Branco, cujo vencedor receberá um prémio de 7.500 euros. O concurso bienal, promovido pelo Município de Famalicão, promove a criação literária em língua portuguesa e destina-se a escritores lusófonos, que podem submeter a sua obra até dia 16 de março de 2025.

Os autores interessados podem concorrer com uma obra publicada nos dois anos civis anteriores à edição do prémio, sendo permitidos textos nas modalidades de poesia, romance, novela, conto e teatro.

A formalização da candidatura ao Prémio Literário Camilo Castelo Branco implica o envio de quatro exemplares, através dos CTT, com registo e aviso de receção, para a Casa-Museu de Camilo. Destes exemplares, três vão ser distribuídos pelos elementos do júri, composto pelo coordenador científico da Casa-Museu de Camilo, Sérgio Guimarães de Sousa, e por dois críticos literários. A quarta cópia passará a integrar o espólio bibliográfico do Centro de Estudos Camilianos, em Seide. Apenas serão admitidas a concurso obras de autores com mais de 18 anos de idade.

A obra vencedora será conhecida no prazo máximo de seis meses após a data limite de receção das candidaturas, isto é, até setembro de 2025.

O Regulamento do Prémio Literário Camilo Castelo Branco encontra-se disponível no site do Diário da República e no site oficial da Câmara Municipal (aqui).