Uma falha no funcionamento da linha SNS24, ocorrida na manhã do último domingo, gerou confusão e desorientação a uma família residente na Maia, que procurava assistência para o filho.
Os pais da criança, que apresentava febre, tonturas e sinais de fraqueza, entraram em contacto com a linha às 07h30. Durante a chamada, foram informados de que seria necessário que o menor fosse observado numa unidade de saúde nas próximas horas. Minutos depois, receberam uma SMS indicando que deveriam deslocar-se ao hospital de Vila Nova de Famalicão. Contudo, a mensagem estava com a morada do hospital de Riba d’Ave.
A família dirigiu-se ao hospital da Santa Casa da Misericórdia mas, ao perceber que este não era o serviço indicado na mensagem escrita, voltou ligar para o SNS24. Foi informada de que a morada poderia estar errada e que, muito provavelmente, houve uma confusão entre a Rua 25 de Abril e a Avenida 25 de Abril, uma vez que nesta última funciona a Unidade de Saúde Familiar de Famalicão. Os progenitores aceitaram a explicação e deslocaram-se até ao centro da cidade de Famalicão mas encontraram o serviço fechado.
Sem saber como proceder, a viagem em busca de socorro continuou até Santo Tirso, onde, no hospital local, uma funcionária contactou a linha saúde 24 e, depois de uma explicação do sucedido, conseguiu que a criança fosse referenciada para o serviço de urgência do Hospital São João, no Porto.
Este incidente junta-se a outros relatos recentes de informações erradas ou desatualizadas transmitidas pela linha SNS24, que têm gerado preocupação e críticas por parte dos utentes e da opinião pública. O caso levanta questões sobre a fiabilidade do serviço e a necessidade de medidas para evitar situações semelhantes no futuro.