Famalicão: Cuidar Maior chega a 497 cuidadores informais, mas precisa de apoio financeiro para crescer

O Projeto Cuidar Maior, criado em 2019, pelo Centro Social e Paroquial de Requião com apoio de outros parceiros, abrange 497 cuidadores informais. Começou por atender as freguesias do Vale do Pelhe, mas chegou, entretanto, a todo o concelho. As solicitações têm vindo a aumentar, face às necessidades, mas os apoios financeiros escasseiam, frisou o presidente do Centro Social e Paroquial de Requião, pe. Domingos Machado, esta sexta-feira, no encontro sobre “A (In)visibilidade de Cuidar”.

«Precisamos de mais apoios, principalmente da Segurança Social, no aumento das comparticipações às respostas sociais ou a diminuição dos encargos sociais das IPSS. Olhem também para a necessidade de conseguirmos um apoio consolidado para o Cuidar Maior», referiu Domingos Machado.

A Secretária de Estado da Social Ação e Inclusão, Clara Marques Mendes, presente neste colóquio, reconheceu que o setor social «precisa de ser mais acarinhado porque nunca falha e dá as respostas que o Estado nunca daria se não fossem as instituições». Disse que foi por isso que o Governo aumentou as comparticipações em 3,5%. Contudo, admite que é preciso ir mais além até porque «os projetos inovadores que vão surgindo são da parte das instituições sociais».

Sobre os Cuidadores Informais, lembrou que este Governo incluiu o acesso ao estatuto de cuidador informal pessoas não familiares do doente. Clara Marques Mendes adiantou, ainda, que o Governo está a trabalhar para tornar efetivo (porque já existe a lei) o descanso ao cuidador. Uma estratégia que irá passar pelas instituições e por bolsas de cuidadores informais.

A governante deixou, ainda, outro desafio, mais abrangente que tem a ver com estratégias de longevidade «e não só de cuidar das pessoas quando precisam. Temos de as preparar para envelhecer», frisou. A Secretária de Estado falou também da necessidade do setor da saúde entrar mais nos cuidados ao domicílio. «Um paradigma que o Estado tem que aprender com as instituições», admitiu.

O município tem sido um parceiro e o presidente da Câmara Municipal lembrou que este ano as IPSS receberam mais de um milhão de euros. «A Câmara está disponível para o apoio e, porventura, para uma escalada deste projeto a nível concelhio, por via do CLAS – Conselho Local de Ação Social, para que todas as instituições possam apoiar o Cuidar Maior. Não pode ficar só ao encargo do Centro Social e Paroquial de Requião», desafiou Mário Passos as 46 instituições sociais do concelho. «O Banco Local do Voluntariado tem que contribuir», acrescentou o edil.

A vereadora da Família e Saúde fez o mesmo repto, desafiando também as Juntas de Freguesia a apoiarem porque nem todas o fazem. Sofia Fernandes referiu, ainda, que o município está a trabalhar no Plano Municipal de Gerontologia.

Deixe um comentário

Famalicão: Ana Marinho é campeã nacional absoluta dos 10 mil metros

A atleta famalicense conquistou, ao final da tarde deste sábado, o título nacional absoluto dos 10 mil metros. O feito, concretizado em 34.00.50, representa mínimos para os Europeus de sub-23, escalão que também venceu em Braga.

Os Campeonatos Nacionais de 10 mil metros decorreram, este sábado, em Braga, na pista do Estádio 1. de Maio.

Ana Marinho, de Joane, representa o S. Salvador do Campo. Esteve, recentemente, nos Europeus de Estrada, ao serviço de Portugal e, em março, sagrou-se campeã nacional dos 5km, em sub-23.

Famalicão: João Azevedo é campeão nacional dos 10 mil metros

O jovem atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, João Azevedo, acaba de se sagrar campeão nacional dos 10 mil metros, no escalão sub-23.

Os Campeonatos Nacionais de 10 mil metros, uma organização da Federação Portuguesa de Atletismo estão a decorrer, este sábado, em Braga, no Estádio 1. de Maio.

Famalicão vence Damaiense e continua na luta pelo play-off manutenção

Na tarde deste sábado, no campo de treinos do Estádio Municipal, o Famalicão venceu, 3-0, o Damaiense e continua na luta pelo play-off que pode dar a manutenção na Liga BPI. Falta uma jornada, e as famalicenses passam para a nona posição, 20 pontos, mais dois que o Estoril, o adversário direto nesta luta. A equipa estorilista só joga este domingo.

Um golo, da Agama, logo aos 13 minutos, deu ao Famalicão a vantagem que levou para o intervalo. Na segunda parte, a vitória foi confirmada com os golos de Paulina Solís e Diana Meriva.

A partida teve momentos de muito equilíbrio, mesmo em termos de posse de bola, mas ofensivamente a equipa de Rita Castro e Silva foi mais efetiva e eficaz no último terço do terreno.

Na última jornada, as famalicenses visitam o Racing Power.

Famalicão: Tiago Mesquita ajuda Lourosa a subir à II Liga

O jogador famalicense contribuiu para a subida do Lourosa aos campeonatos profissionais de futebol. O feito do clube foi confirmado este sábado, após vitória, 2-1, sobre o 1. Dezembro.

O defesa, de 34 anos, fez parte da formação no Ribeirão e jogou no Deportivo Alavés, Naval, Trofense, Freamunde, Boavista, Feirense e Académico de Viseu. Foi também internacional por Portugal nos escalões de Sub-19 e Sub-20.

No Lourosa desde a época passada, Tiago Mesquita participou em 12 jogos na temporada em curso.

Famalicão: Unidades de Saúde juntas na CaminhAsma

A CaminhASMA, iniciativa nacional que já vai na 4ª edição, no âmbito do dia Mundial da Asma (celebrado a 6 de maio), terá lugar, pela primeira vez em Famalicão. É uma organização da USF S. Miguel-o-Anjo, USF Antonina, USF Nova Estação e da USF Terras do Ave que terá lugar na manhã do dia 24 de maio.

Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a asma e as suas complicações, desmistificar mitos sobre a doença e melhorar a adesão ao tratamento, incentivando hábitos de vida saudável, como a atividade física.

A caminhada, de 5km, começa às 09h30, com ponto de encontro na Rua Francisco António dos Reis, Calendário, junto às futuras instalações da USF S. Miguel-o-Anjo.
Inscrições gratuitas até 21 de maio, em https://forms.gle/soygpMNGkXeuovqj9

Compareça com roupa e calçados confortáveis, junte a família e os amigos e participe nesta caminhada pela saúde.