Famalicão: D. Jorge Ortiga celebra 37 anos de ordenação como bispo

Cumpre-se esta sexta-feira, 37 anos da ordenação episcopal de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Emérito de Braga. O famalicense foi ordenado bispo, a 3 de janeiro de 1988, pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, na Cripta do Sameiro.

A 5 de junho de 1999, com 55 anos, foi tornada pública a sua nomeação para Arcebispo de Braga, cargo agora ocupado por D. José Manuel Cordeiro.

Jorge Ortiga, natural da freguesia de Brufe, concelho de Vila Nova de Famalicão, aos 11 anos, em outubro de 1955, entrou no Seminário de Nossa Senhora da Conceição. Cinco anos depois, transitou para o Seminário de S. Tiago. Em 1963 ingressou no Seminário Conciliar, em Braga, onde veio a concluir o curso Teológico-Filosófico (1967).

Foi ordenado presbítero no dia 9 de julho de 1967, na igreja de Lousado (V. N. de Famalicão). No dia 16 celebrou Missa-Nova em Brufe, tendo sido esta a primeira eucaristia concelebrada na Arquidiocese de Braga, após a renovação litúrgica do Concílio Vaticano II.

Em 1967 foi nomeado coadjutor da paróquia de S. Victor, Braga, por D. Francisco Maria da Silva. Um ano depois, em setembro, começou a frequentar o Curso de História Eclesiástica na Faculdade de História da Universidade Gregoriana, em Roma, concluindo a licenciatura a 10 de outubro de 1970.

Frequentou, entre outubro de 1970 e maio de 1971, um curso de espiritualidade sacerdotal, em Grottaferrata, Roma, orientado pelo Instituto Mystici Corporis.

Recorde-se que em julho de 2022, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, no Palácio de Belém, D. Jorge Ortiga com a insígnia da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

A Ordem do Infante D. Henrique é uma ordem honorífica que visa “distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores”.

Deixe um comentário

Famalicão: Vanessa Carvalho foi oitava no nacional de estrada

A equipa feminina do SC Braga sagrou-se, este sábado, campeã nacional de estrada e o título conquistado na Figueira da Foz teve o contributo de Vanessa Carvalho.

A atleta famalicense terminou os 10 km em oitavo lugar da geral, com o tempo de 34.40. A colega de equipa Mariana Machado foi a vencedora, seguida de mais duas atletas da equipa de Braga.

Depois do terceiro lugar na S. Silvestre de Braga, Vanessa junta mais um bom resultado ao seu historial.

Foto arquivo, reprodução Facebook de Vanessa Carvalho

Mau tempo: Chuva intensa e vento forte marcam dia de hoje

O mau tempo está a afetar a região este domingo, dia 5 de janeiro, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a manter em vigor vários avisos amarelos devido às condições meteorológicas adversas. O destaque vai para a chuva intensa e o vento forte, que estão a causar preocupação e a exigir precauções adicionais.

O aviso amarelo para precipitação prolonga-se até à meia-noite de hoje. Espera-se chuva forte, acompanhada de trovoadas e possibilidade de granizo, o que poderá causar inundações e dificuldades na circulação em algumas zonas.

O vento forte é outra das ameaças significativas. As rajadas podem atingir até 90 km/h no litoral e 100 km/h nas terras altas, sobretudo durante a manhã, tornando perigosa a circulação a pé e em veículos.

Embora com menor impacto imediato, a agitação marítima também está sob aviso amarelo até amanhã à tarde. As ondas de sudoeste, entre 4 a 5 metros, passarão gradualmente a ondas de noroeste no dia 6.

Famalicão: Equipa de futsal apurada para fase de campeão

Com a vitória, 5-4, sobre o Rio Ave, líder da segunda divisão, série A, de futsal, o FC Famalicão está apurado para a fase de apuramento de campeão nacional.

Com a vitória conseguida ao final da tarde deste sábado, na jornada 10, a equipa de Cláudio Martins subiu ao segundo lugar, com 19 pontos, a dois dos vilacondenses.

Pela segunda época consecutiva, o Famalicão segue para a decisiva fase que determina quem será o campeão da segunda divisão e quem sobe ao principal campeonato nacional de futsal. Para além do campeão, também o segundo classificado segue para a Liga Placard.

Famalicão: Riba d’ Ave empata em grande jogo de hóquei em patins

Ao final da tarde deste sábado, a contar para a jornada 10 do nacional de hóquei em patins, o Riba d’ Ave/CSJ Group empatou, 5-5, em Paços de Ferreira.

Juventude Pacense e Riba d’ Ave proporcionam um grande jogo de hóquei em patins, com alternância no marcador e com incerteza quanto ao vencedor.

Neste jogo, e pelos ribadavenses valeram os golos de Rui Silva “Folhetas” que abriu o ativo, Franco Pósito marcou três e Gustavo Pato.

Com mais um ponto, a equipa de Raúl Meca soma 9 e é décima segunda.

Famalicão: Ana Marinho sagra-se campeã nacional de estrada

A atleta famalicense sagrou-se, este sábado, campeã nacional de estrada, no escalão sub-23.

Na prova de 10km, disputada na Figueira da Foz, Ana Marinho esteve em bom nível neste regresso à competição, após uma longa paragem devido a lesão.

Recorde-se que a atleta joanense representa o S. Salvador do Campo.

Famalicão: Equipa feminina derrotada em casa

Na última partida da primeira volta da Liga BPI, o FC Famalicão perdeu, 1-4, com o Racing Power.

Na tarde deste sábado, a equipa visitante teve uma entrada fulgurante no jogo e, aos 17 minutos, já vencia por claros 0-3.

O Famalicão ainda reduziu, por Kleydiana Borges e, antes do intervalo, esteve perto do segundo golo, mas o remate de Kaila Gonçalves bateu nos ferros.

Na segunda parte, novamente o Racing a entrar bem e, nos primeiros minutos, chega ao 1-4. Depois, baixou o ritmo e as famalicenses tentaram, sem sucesso, algumas aproximações ofensivas.

O Famalicão mantém os 6 pontos e um lugar em zona de despromoção. A segunda volta do principal campeonato nacional feminino será bastante difícil para as atletas de Rita Castro e Silva que vão defrontar o Braga, Sporting e Benfica.

Foto arquivo