Famalicão: D. Sancho recebe alunos e professores croatas

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I recebeu, entre 7 e 12 de abril, um grupo de 5 alunos e 3 professoras da Escola Básica Dobrisa Cesarié, Osijek, da Croácia, iniciativa enquadrada num projeto bilateral Erasmus+.

Após a sessão de boas-vindas e visita à escola, os estudantes realizaram um peddy paper pela cidade e visitaram a Casa da Juventude, onde realizaram alguns jogos relacionados com a Europa.

Ao longo da semana, assistiram a diversas aulas, aprendendo um pouco da nossa língua e de outros conteúdos similares, marcaram presença numa palestra sobre “Tolerância e diversidade” e participaram em workshops de multimédia, dança e culinária. A agenda da mobilidade contou com as habituais visitas culturais às cidades de Guimarães, Braga e Porto, conhecendo pontos emblemáticos, alguns que integram o Património Mundial da UNESCO.

Houve, também, um jantar de despedida que reuniu as famílias de acolhimento, alunos e professores dos dois países.

Deixe um comentário

Famalicão: Ivo Faria, líder nacional do CNE, diz que Papa Francisco foi um exemplo «inspirador»

O Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português (CNE) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco. Ivo Faria, o famalicense dirigente nacional do CNE, refere que ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco sempre «demonstrou uma relação muito próxima e positiva com o Escutismo».

Por isso, a direção nacional do CNE assume que os escuteiros estão «profundamente agradecidos pelo seu testemunho de vida, inspirador e transformador».

Ivo Faria menciona que o Papa reconhecia o papel do Escutismo Católico na promoção de uma cidadania ativa e responsável e que via no movimento escutista muitos dos princípios que o próprio considerava fundamentais para uma plena vivência cristã. A direção do CNE acrescenta que, em 12 anos, o Papa Francisco «marcou profundamente a Igreja e o mundo com humildade, simplicidade e uma incansável dedicação aos mais frágeis. A sua vida foi testemunho de serviço, esperança e amor, inspirando milhões de pessoas, incluindo os escuteiros em todo o mundo».

Por tudo isto, Ivo Faria diz que o exemplo do Papa Francisco «continuará a iluminar o caminho dos escuteiros católicos e a fortalecer a nossa missão de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos».

Bilhetes para o FC Famalicão x SC Braga disponíveis a partir desta terça-feira

Na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, o Futebol Clube Famalicão recebe no Estádio Municipal o Sporting Clube de Braga, a contar para 31ª jornada da Liga Portugal Betclic. A partida está agendada para as 20h30, com a venda de bilhetes a iniciar esta terça-feira.

Os sócios com a quota 4 regularizada podem comprar o ingresso por 5€ e a venda de bilhetes decorre na loja oficial do FC Famalicão e online aqui. No dia de jogo, a bilheteira do Estádio Municipal estará aberta a partir das 16h30 e a abertura de portas acontece às 19h00.

Famalicão: Esta terça-feira, duas listas lutam pela liderança da ACIF

Esta terça-feira, 22 de abril, a Associação Comercial e Industrial de Famalicão vai a votos para escolher um novo presidente, que substituirá Xavier Ferreira, no cargo deste 2015. O ato eleitoral, com duas listas, decorre entre as 14h00 e as 18h00, na sede da ACIF, na Rua Adriano Pinto Basto, 94, 1.º andar.

Carlos Correia encabeça a lista A, que incorpora alguns dos elementos da anterior direção, a começar pelo cabeça de lista que era vice-presidente da direção. Entretanto, surgiu outra lista, liderada por Hélder Costa.

A lista de Carlos Correia tem Xavier Ferreira como candidato à Assembleia Geral, e Miguel Freitas como candidato ao Conselho Fiscal.

Hélder Costa (lista B) escolheu Ana Maria Silva, da empresa Egosport, para a Assembleia Geral, e Cristina Correia, da Churrascaria Lafões, para o Conselho Fiscal.

Carlos Correia sustenta que a sua lista tem alguns elementos da anterior direção, «com experiência de organização da ACIF», e 14 pessoas diferentes que «têm novas ideias e outra energia», para «fortalecer o comércio e a indústria local com projetos inovadores e soluções eficazes para os desafios do setor».

O candidato da lista B acredita ser portador de uma proposta mobilizadora para «empreender a mudança» no comércio, na indústria e nos serviços, que diz não vir para dividir, mas para construir.

Quanto a propostas concretas, Carlos Correia afirma que um dos maiores desafios é o projeto dos Bairros Comerciais Digitais. «O comércio mudou rapidamente, fazem-se muitas transações online, e o comércio local terá que se adaptar a essa nova realidade», realça. A estratégia passa por criar uma plataforma de fácil utilização, para as pessoas instalarem nos seus telemóveis. Um dos grandes desafios será mobilizar os comerciantes nesse sentido, sabendo que alguns já têm mais idade e menos vocação para as novas tecnologias. Contudo, o candidato sustenta que a sua equipa tem pessoas com conhecimento técnico suficiente para a concretização deste projeto.

A cooperação institucional é outro dos propósitos de Carlos Correia. «Temos tido projetos com a Câmara, mas queremos aprofundar mais essa relação. Temos a campanha de Natal que já existe há muitos anos e, mais recente, o projeto dos Bairros Comerciais Digitais. É fundamental trabalharmos em conjunto e partilharmos sinergias», responde Carlos Correia.

Hélder Costa, empresário e fundador da FILBOAT, e rosto da Lista B às próximas eleições da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, assenta a sua candidatura em três eixos: “Inovar + Digitalizar + Impulsionar” que, segundo Hélder Costa, se traduzem em 10 medidas consideradas «decisivas» para o futuro da Associação. Entre elas, a valorização dos empresários locais, a modernização dos serviços da associação e o impulso ao desenvolvimento económico sustentável de Famalicão. «Queremos dar à ACIF a dimensão que a mesma é merecedora no panorama empresarial do concelho».

«A nossa candidatura nasce da convicção de que a ACIF precisa de um novo impulso e de uma visão mais alinhada com os desafios reais dos empresários de Famalicão. Queremos uma associação mais próxima, moderna e útil, com capacidade para escutar, agir e criar valor. Não é uma candidatura para dividir, mas para construir — com ambição, profissionalismo e espírito de missão», afirma Hélder Costa.

Os dois candidatos pugnam, também, pelo crescimento da base de associados da associação, com particular destaque para a indústria.

Famalicão: Candidato do PS quer rastreios de saúde nas academias sénior

Eduardo Oliveira, candidato à Câmara de Famalicão, quer rastreios de saúde trimestrais nas Academias Sénior de Famalicão. Para tal, defende a assinatura de um protocolo com a ESSVA da CESPU.

Segundo refere em comunicado, o objetivo da proposta é despistar, de forma precoce, eventuais patologias e garantir o devido encaminhamento para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Esta proposta foi apresentada pelo candidato socialista durante uma visita a associações locais, que teve como primeira paragem a Academia da Vida, uma academia sénior da freguesia de Gavião. Na ocasião, Eduardo Oliveira sublinhou a importância de promover o «envelhecimento digno, qualidade de vida e participação ativa na comunidade».

Ainda no que diz respeito às medidas para os seniores, Eduardo Oliveira inclui o «reforço do investimento» nas instituições particulares de solidariedade social (IPSS), para «aumentar a capacidade de centros de dia e lares», bem como a criação de residências partilhadas para seniores, entre outras.

«A qualidade de vida dos nossos seniores é uma prioridade. Queremos alargar a rede de academias sénior a todo o concelho e garantir o seu dinamismo, valorizando o papel que estas instituições têm na saúde, bem-estar e inclusão dos mais velhos», referiu Eduardo Oliveira.

No cômputo geral, o socialista afirma que o objetivo passa por «promover soluções inovadoras e mais próximas das reais necessidades das pessoas».

Famalicão: Liberdade FC com 4 atletas no pódio do Campeonato Regional de KM Jovem

Decorreu no último sábado, em Braga, no Estádio 1º de Maio, o Campeonato Regional de KM Jovem, um evento que definiu os Campeões Distritais nessa distância.

A equipa Liberdade FC participou na prova e teve em destaque vários atletas, entre eles, Leonor Monteiro, terceira classificada no escalão Infantis, Carolina Faria e Gabriel Abreu, ambos na segunda posição em Iniciados e Maria Rodrigues, segunda classificada no escalão Juvenis.

Famalicão: CX A2D alcança o pódio no Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez

Entre os dias 12 e 15 de abril, decorreram em S. Pedro do Sul, os Campeonatos Nacionais de Jovens, na vertente lentas da época 2024/2025. O evento reuniu mais de três centenas de jovens atletas de todo o país, divididos por escalões etários de sub-8 a sub-20, num total de sete jornadas disputadas ao longo de cinco dias de competição.

O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis esteve representado com uma delegação de 10 atletas, acompanhados por Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, e Carlos Novais, atleta da equipa A. A comitiva deixou uma marca positiva dentro e fora do tabuleiro.

Destaque para João Pedro Afonso que liderou o torneio sub-18 até à última ronda e terminou em 3º lugar absoluto. Também em evidência esteve Francisco Silva, no escalão sub-10, ao alcançar o 8º lugar absoluto.