Famalicão: FAC vence equipa B da Oliveirense

Na jornada 20 do nacional da segunda divisão de hóquei em patins, o FAC recebeu e venceu, 4-2, a Oliveirense B. Com esta vitória a equipa de Miguel Viterbo mantém o terceiro lugar, com 41 pontos, a cinco do segundo (CD Póvoa) e a oito do líder (Carvalhos).

Na partida entre o Famalicense e a equipa B da Oliveirense, os golos de Inigo Artacho, com dois, Carlos Dias e Gonçalo Barbosa fizeram o marcador final.

Na próxima jornada, o Famalicense visita a USC Paredes.

Deixe um comentário

Famalicão: Futuro do Riba d´Ave Hóquei Clube decide-se no próximo sábado

Na tarde do próximo sábado, a partir das 14 horas, o Riba d´Ave Hóquei Clube reúne, pela quarta vez, em Assembleia Geral para eleger os novos órgãos sociais. Todas as listas, subscritas por um número mínimo de 20 sócios, devem ser entregues ao presidente do órgão, Rui Santos, até 2 dias antes da data marcada para a realização do ato eleitoral.

Desde setembro do ano passado que a coletividade está a ser gerida por uma Comissão Administrativa, em funções até ao ato eleitoral.

Na convocação para o novo ato eleitoral, Rui Santos alertava que «é imprescindível a retoma da gestão do clube por uma nova direção, nos termos e ciclos de vigência estatutariamente previstos», ou seja, dois anos de mandato.

Famalicão: Jardim de Infância de Seide inaugura “Parque Aventura”

O Jardim de Infância de Seide S. Miguel inaugurou o renovado “Parque Aventura”, um percurso ao ar livre repleto de desafios, idealizado e concretizado em colaboração com as famílias.

Crianças, famílias e educadores expressaram toda a sua alegria na inauguração deste equipamento. Tornou-se evidente que o “Parque Aventura” vai muito além de um simples espaço de brincadeira, representando uma valiosa ferramenta de aprendizagem, onde as crianças não só desenvolvem competências motoras, mas também aprendem a gerir riscos, apoiar os colegas e a superar desafios.

Recorde-se que este projeto surgiu no âmbito da dissertação de mestrado “A Poética do Risco e da Superação na Infância”, desenvolvida por Juliana Ferreira Leite, educadora estagiária do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho, sob orientação da educadora Elsa Mendanha.

Um espaço que surgiu da necessidade de criar oportunidades que fortalecessem a autonomia, confiança e determinação das crianças. Inspiradas pelo contacto com a natureza e pela vontade de se movimentarem livremente, as crianças participaram ativamente na conceção do circuito, imaginando e desenhando o espaço de acordo com os elementos que consideravam essenciais para a sua brincadeira ao ar livre. Depois, na concretização do projeto, as famílias tiveram uma participação muito ativa.

Como defende o professor Carlos Neto, especialista em desenvolvimento infantil, «a experiência de desafios com o corpo em movimento na natureza ou em espaços construídos fortalece a autoestima, a autoconfiança e aumenta os níveis de satisfação e realização pessoal».

Famalicão: Recorde de inscritos na primeira etapa do Campeonato Concelhio de Ténis

No passado fim de semana, realizou-se a primeira etapa do Campeonato Concelhio de Ténis, competição que reuniu 67 tenistas seniores repartidos no setor masculino, no Torneio Gold e Torneio Silver, e no setor feminino com um número recorde de participantes.

Nesta autêntica maratona tenística e após muitas batalhas e quase 100 jogos, ao final da tarde de domingo realizaram-se, em simultâneo, as três finais que foram muito disputadas.

Em masculinos, no Quadro Gold, o vencedor foi Hélder Cardoso, que levou de vencido Pedro Coelho, ambos do Ténis Clube de Famalicão. No Quadro Silver, Marco Ferreira, do Clube Ténis de Bairro, venceu Miguel Cunha, do Ténis Clube de Famalicão.

Em femininos, Lara Dias (Ténis Clube de Famalicão) venceu Raquel Cunha (Clube Ténis de Bairro).

No próximo fim de semana, 5 e 6 de abril, é a vez dos mais novos entrarem em ação na no Campeonato Concelhio de Ténis Juvenil.

Famalicão: Nova rede de transportes Mobiave já esta em funcionamento

Entrou em funcionamento esta terça-feira, a Mobiave, a nova rede de transportes públicos de passageiros que liga os concelhos de Famalicão, Trofa e Santo Tirso.

Operada pela Transdev, a Mobiave garante um reforço significativo da oferta, com 90 linhas de circulação, servidas por mais de uma centena de autocarros, entre as 05h00 e as 24h00.

No total há mais de 2 700 paragens que abrangem várias zonas industriais que até ao momento não eram servidas.

Reviravolta no caso da morte à porta do Matriz: 7 e 12 anos de prisão para primos envolvidos no homicídio

Na noite de 12 de fevereiro de 2023, uma discussão no bar Matriz, em Famalicão, terminou em tragédia. José Ferreira, o gerente do espaço de diversão noturna, foi esfaqueado à porta do bar, acabando por morrer no local devido à gravidade dos ferimentos. O caso envolveu dois primos, Nélson e Licínio Monteiro, que foram inicialmente expulsos do estabelecimento por causarem distúrbios antes do ataque fatal.

Os juízes desembargadores da Secção Penal da Relação de Guimarães decidiram, por maioria, condenar o arguido Nélson Monteiro como autor material de um crime de homicídio simples na forma consumada numa pena de 12 anos de prisão e condenar a pagar aos assistentes, José Ferreira e Maria Abreu, a quantia de 171.390 euros por danos patrimoniais e não patrimoniais pela morte do filho José Ferreira.

Em junho de 2024, Nélson Monteiro tinha sido absolvido e Licínio Monteiro condenado a quatro anos, pela morte de José Ferreira e ofensa à integridade física a João Pedro Ramos Araújo no bar Matriz, em fevereiro de 2023.

Neste mesmo Tribunal, os juízes decidiram manter a condenação do arguido Licínio Monteiro como autor de um crime de homicídio simples, na forma tentada, e de um crime de ofensa à integridade física simples, na forma consumada, mas alteraram as penas para seis anos e seis meses de prisão pelo crime de homicídio na forma tentada e 12 meses pelo crime de ofensa à integridade física simples, o que dá um cúmulo de sete anos de prisão.

Licínio e Nélson são primos e à data do crime tinham menos de vinte anos. Encontravam-se no bar, do qual foram expulsos por desacatos. O crime já ocorreu no exterior, com José Ferreira a ser esfaqueado, tendo vindo a morrer logo de imediato na sequência das agressões.

 

Famalicão: Gala dos 50 anos do GR Gavião é a 12 de abril

Ao final da tarde do dia 12 de abril, a partir das 17 horas, o grande auditório da Casa das Artes recebe a gala dos 50 anos do GR Gavião. Será, promete o clube, uma cerimónia especial “onde vamos celebrar cinco décadas de dedicação, conquistas e paixão. Será uma noite de homenagem a todos os que fizeram parte deste percurso, de reconhecimento pelo passado e de projeção para o futuro”.

A entrada é livre “porque esta cerimónia é para todos os que sentem o GR Gavião no coração”.

Recorde-se que no âmbito destas comemorações foi inaugurada, no início do mês de março, a sede do clube, espaço que o clube nunca teve em 50 anos de vida.